Programação cultural da Prefeitura de São Luís encanta ludovicenses e turistas com show de chorinho

, , No Comments

Com o Programa Reviva Centro, a gestão do prefeito Edivaldo leva programação cultural gratuita a praças do Centro Histórico de São Luís, com música, teatro, dança e muito mais.

Programação cultural da Prefeitura de São Luís encanta ludovicenses e turistas com show de chorinho.As sextas-feiras viraram sinônimo de muita música boa para quem mora ou visita São Luís. Ao som de chorinho, o Programa Reviva Centro, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, embala ludovicenses e turistas, na Praça da Mãe D'água. A programação inicia às 18h, sempre gratuita, com conforto, segurança, boa música e paisagem cênica dos casarões e praças do Centro Histórico da capital maranhense. Nesta sexta (16), o show foi por conta do grupo de choro Tangará, que levou ao palco do Projeto Arte na Praça uma bela apresentação, com a interpretação de músicas autorais dos instrumentistas do grupo e clássicos do choro.
O grupo é formado por Marden Ricardo e Tago Fernandez (violão), Vicctor Santana (bandolim), João Neto (flauta), Gustavo Belan (cavaquinho), e Valdico Monteiro (pandeiro), sendo um dos mais recentes no cenário do choro no Maranhão, mas com integrantes que já têm uma longa estrada. O público se reuniu no espaço também revitalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís para apreciar o Choro, um gênero de música popular e instrumental brasileira, popularmente chamado de chorinho, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.
"O Reviva Centro tem encantado a todos com a programação cultural nas praças do Centro Histórico de São Luís, como o Complexo Deodoro, a Praça Benedito Leite e a Praça da Mãe d'Água, além de outros espaços da área central de São Luís. São atividades para todas as idades e que vem acontecendo sem nenhuma ocorrência, programação tranquila e agradável para aproveitar com toda família. A iniciativa tem contribuído para fortalecer o sentimento de pertencimento do ludovicense. O objetivo é também movimentar a região central da cidade e oferecer opções para que moradores e turistas conheçam mais as riquezas e as belezas daqui, além de valorizar nossos artistas locais", explicou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
A turista da Bahia, Maria Solange Brito, passou 12 dias no Maranhão e visitou os principais pontos da cidade e interior do estado. Encantada com a programação, ela lamentou estar indo embora. "Estou apaixonada e não quero ir embora, uma pena que já estou indo agora, mas pretendo voltar. Vim participar de uma expedição fotográfica e amei conhecer o Maranhão. Tudo muito lindo e com uma paisagem cênica, mas o que mais me chamou atenção foi o calor humano e a acolhida", disse Maria Solange.
A professora universitária e advogada Sônia Silva Magalini mora há 35 anos na cidade. A mineira disse já se considerar maranhense e aproveitou a programação ao lado de seu marido Marcos Antônio Magalini. "Eu amo essa terra, amo tudo daqui. Gostei muito da homenagem aos escritores nos bustos espalhados pela praça. Esta é a primeira vez que consegui vim para a programação do Reviva, tinha muita vontade de participar, mas por minha profissão não coincidia de estar livre e aproveitar. Agora vou me organizar para participar sempre, de todos os eventos, porque achei uma iniciativa incrível", completou.
A cidade estava cheia de turistas que vieram aproveitar o Lençóis Jazz e Blues Festival 2019, que conta mais um ano com a parceria da Prefeitura de São Luís. O Circuito São Luís acontece nos dias 16 e 17, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen. O músico Luís Bacelos toca Bandolim na Banda Kramer e se impressionou com a vasta programação cultural da cidade. "É minha primeira vez em São Luís e estou muito encantado, sou do Rio de Janeiro, que é a terra do choro e lá não vemos programação assim dedicada ao ritmo. Queria que outras cidades adotassem essa prática de São Luís. A cidade está de parabéns", destacou Luís Bacelos.
PROGRAMAÇÃO
A programação continua por todo final de semana. No sábado (17), a partir das 18h30, em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, o Complexo Deodoro recebe a banda Mr. Simple que apresentará ao público o melhor do pop/rock nacional e internacional. Já no domingo (18), a programação começa a partir das 8h30 na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. Entre as atrações estão a Banda da Feirinha, o Tambor de Crioula São Benedito Flor de Laranjeira, o grupo Lealdade de Angola e o grupo Cantinho do Choro. Também animam o público da Feirinha São Luís a banda Andrezinho e os Brotos do Forró, com o melhor do forró pé de serra; e apresentação de Celu, com músicas consagradas da MPB. A programação cultural da Feirinha vai até às 15h.
Em seguida, a partir das 17h, a programação se concentra no Complexo Deodoro. Voltada para o público infantil, as atividades serão comandadas pelo grupo Nave e pela companhia Cara de Palco. A programação para as crianças inclui brincadeiras, jogos e atrações musicais. Ainda no espaço do Complexo Deodoro a plateia irá se divertir também com palhaços, contações de histórias e músicas engraçadas.
REVIVA CENTRO
O Programa Reviva Centro leva programação cultural gratuita a praças do Centro Histórico de São Luís, com música, teatro, dança e muito mais. Um dos objetivos é promover a revitalização da área central da cidade. Fazem parte os projetos Arte na Praça, Passeio Serenata, Sarau Histórico, Feirinha São Luís e Roteiro Reggae, que incluem apresentação musical de choro, jazz e blues, atividades recreativas para as crianças e apresentações culturais. O programa segue com atrações até dezembro.
As ações visam reforçar o resgate dos espaços públicos do Centro, área que recebe atualmente um dos mais amplos projetos de revitalizações de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos, o maior dos últimos 30 anos. São intervenções de grande relevância para a preservação da memória local e contribuem para estimular o turismo e setores econômicos da cidade, pois é neste setor de São Luís que estão os principais pontos turísticos da capital

0 comentários:

Postar um comentário