Deixados para trás…

, , No Comments

 

Do ex-senador João Alberto ao ex-vereador Fábio Câmara, passando por lendas como Ricardo Murad, Pinto Itamaraty, Paulo Marinho e Luís Fernando, ícones políticos do passado parecem mostrar que o tempo passou para eles. 

 

João Alberto não conseguiu voltar à política em sua terra natal, após deixar o Senado em 2018. 

Ensaio: Marco Aurélio D'Eça. 

As eleições municipais de 2020 trouxeram novas figuras públicas ao cenário político maranhense, como o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), em São Luís, ou o também deputado estadual Felipe dos Pneus, em Santa Inês.

Mas elas também servem para demarcar a passagem de tempo para alguns nomes que perderam o timming político e não conseguiram se eleger em seus municípios.

É o caso do ex-senador João Alberto (MDB), e dos ex-deputados Ricardo Murad (PSDB) e Paulo Marinho (PSDB). 

Fábio Câmara e Rose Sales sentiram o peso da perda de timming e amargaram mais uma derrota eleitoral. 

O emedebista não conseguiu eleger-se vereador em Bacabal, assim como Paulo Marinho em Caxias; Ricardo Murad, por sua vez, ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Coroatá.

Em São Luís, a história foi cruel com nomes outrora poderosos, como Pinto Itamaraty (PTB), Isaias Pereirinha (PSL) e Pavão Filho (PDT), que não conseguiram se eleger vereador. 

Também foram punidos pelos erros estratégicos do passado os ex-vereadores Fábio Câmara (agora no PDT) e Rose Sales (Cidadania).

Pinto Itamaraty chegou ao auge da carreira política como deputado federal, mas vem amargando derrotas sucessivas desde as eleições de 2014. 

Sem falar no ex-pré-candidato a governador Luiz Fernando Silva, que viu seu candidato a prefeito perder a eleição em Ribamar sem conseguir, ao menos, eleger seus candidatos a vereador na cidade.

São nomes que surgem e nomes que desaparecem do cenário político, num ciclo natural que precisa ser percebido pelos seus atores.

E o resultado aponta também para 2022, quando este ciclo estará se completando.

Importante para alguns, portanto, pôr as barbas de molho…

0 comentários:

Postar um comentário