Bolsonaro diz que Macron evoca 'mentalidade colonialista' ao tratar de queimadas no Brasil

, , No Comments


Segundo presidente, o líder francês age para 'instrumentalizar' questão interna do Brasil para fins pessoais.

Jair Bolsonaro durante Congresso Aço Brasil. 


SÃO PAULO - Ao rebater o presidente da França, Emmanuel Macron, queconvocou reunião do G7 para discutir a situação das queimadas na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro escreveu em seu Twitter que lamenta que o líder europeu queira "instrumentalizar uma questão interna do Brasil" para fins pessoais. Segundo ele, a atitude de Macron evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI.

"O governo brasileiro segue aberto ao diálogo, com base em dados objetivos e no respeito mútuo. A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI", escreveu o presidente em sua conta pessoal do Twitter.

Bolsonaro ainda chamou de "sensacionalista" a declaração do presidente francês:
"Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos p/ ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até para fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema", continuou o presidente em outra postagem.

Pouco antes em transmissão ao vivo no Facebook, o presidente havia dito que alguns países aproveitam o momento para potencializar as críticas contra o Brasil, mas sem citar o líder europeu, que havia postado uma foto da floresta sob fogo e dito que "a nossa casa estava pegando fogo". Na postagem, Macron lembrava que a Amazônia é responsável por 20% do oxigênio do planeta.
— Um país teve a desfaçatez de falar 'a nossa Amazônia'. Estão interessados em ter um dia um espaço da nossa Amazônia para eles — afirmou Bolsonaro, acrecestando que ministros de seu governo estão reunidos para discutir o "crime" que está feito contra a floresta.
- Alguns países aproveitam o momento para potencializar as críticas contra o Brasil. Para prejudicar nosso agronegócio e economia. E recalcar o Brasil a uma posição subalterna - afirmou.
O presidente voltou a dizer que os países que contribuem com recursos para o Fundo Amazônia, cujo objetivo é arrecadar recursos para manter a floresta de pé não o fazem por "caridade", mas para atingir a soberania do Brasil.
Em seguida, ele fez uma referência ao ex-deputado federal e ex-candidato a presidência Enéas Carneiro, morto em 2007, ao dizer que os estrangeiros querem tomar as riquezas do Brasil.
- Como dizia Enéas, esses países querem buscar as nossas riquezas que estão sob a terra - afirmou Bolsonaro. - Essa região é rica em minérios, água potável e tem grandes espaços vazios. É nisso que o mundo tá de olho
Bolsonaro admitiu que há aumento no desmatamento da Amazônia, mas disse que é proporção é menor do que tem sido divulgada. Ele voltou a dizer que os dados do Inpe são mentirosos.
— Teve aquele problema no Inpe com dados mentirosos. De um mês para o outro, o desmatamento aumentou 80% no meu governo. Tem crescido sim. Reconheço. Mas não é fácil combater isso aí - afirmou.
Intervenção e retaliações
Bolsonaro insistiu ainda que as potências estrangeiras querem mostrar que o Brasil não tem capacidade para preservar a floresta e chegou a comentar a hipótese de um decreto de intervenção internacional na região, conforme ele havia lido em notícias da imprensa internacional.
— Existe esse interesse. E de cada vez mais dizer que não somos responsáveis. E quem sabe mais cedo ou mais tarde alguém decrete uma intervenção na região amazônica. E nós vamos ficar aqui chupando o dedo - disse o presidente.
O presidente também falou sobre a possibilidade de retaliação de outros países contra o Brasil. E reclamou que os repórteres que fazem a cobertura de seus discursos procuram distorcer suas palavras de maneira "maldosa". Se dirigindo aos profissionais de imprensa, o presidente afirmou que se a economia brasileira for mal em razão de sanções de outros países, "todos vão sofrer".
- Estamos no mesmo barco. A nossa economia é baseada nas comodities. Se o mundo resolver nos retaliar e a economia bagunçar todos vocês repórteres vão sofrer as consequências - disse o presidente


Jair  Bolsonaro Congresso Aço Brasil. 

0 comentários:

Postar um comentário