Gestão do prefeito Edivaldo destaca a importância do aleitamento materno em Seminário Municipal de Amamentação

, , No Comments

O evento faz parte da Campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno e a amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida.

 

                              A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove nesta quarta-feira (7), o II Seminário Municipal alusivo à campanha mundial de incentivo à amamentação em 2019. O objetivo da ação é chamar a atenção para a importância do ato, garantindo a saúde da criança e a protegendo contra a morbimortalidade na infância. As atividades do seminário acontecem na sede da Escola de Governo e Gestão Municipal, no Jardim Renascença, e no Centro, na Praça Nauro Machado. A ação faz parte da Campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação.


A abertura do seminário acontecerá às 8h com a presença de membros das superintendências da Semus, do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão. Em seguida, será abordado o tema "Os 10 passos para o sucesso da amamentação", com a enfermeira da rede municipal, Irenildes Mendes.

"O seminário promovido pela Prefeitura de São Luís atende a uma agenda cumprida no mundo inteiro acerca da importância do aleitamento materno. A gestão do prefeito Edivaldo incentiva tal prática e estimula a amamentação exclusiva até, no mínimo, os seis primeiros meses de vida da criança", enfatizou o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho.

A programação do seminário inclui discussão sobre a proteção legal ao aleitamento no Brasil, com abordagem das normas regulamentadoras, e exposição de experiências exitosas de incentivo à amamentação na estrutura do município de São Luís. Será realizada, ainda, reunião técnica com gestores das 57 unidades básicas de saúde. O encerramento do encontro acontece a partir das 16h, com mobilização na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), quanto mais tempo o bebê mamar no peito da mãe, melhor para ele e para ela. Depois dos seis meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis. Considerando a recomendação do MS, a mobilização, com distribuição de panfletos e abordagens educativas no Centro Histórico, tem o objetivo de sensibilizar a população e especialmente as mães que amamentam.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Semus, Cleidimar Fonseca, destaca o papel dos familiares para o estímulo a esta prática. "É sempre importante não somente contar com a conscientização da própria mãe, mas estimular a campanha entre os familiares, para que os mesmos também entendam o valor do aleitamento para a saúde da criança", disse.

Além do II Seminário Municipal de Amamentação, a gestão do prefeito Edivaldo promoverá outras atividades alusivas ao tema nas unidades de saúde até o fim deste mês de agosto. No último domingo (4), representantes da coordenadoria da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Semus estiveram na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, promovendo ações de conscientização.

AGOSTO DOURADO

O Agosto Dourado simboliza uma campanha social voltada para ressaltar a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. Oficialmente lançado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno, que acontece de 1 a 7 deste mês. A proposta é que o período seja dedicado a incentivar e estimular a amamentação. A cor escolhida para campanha é uma referência ao "padrão ouro de qualidade" do alimento.

    

0 comentários:

Postar um comentário