Assembleia realiza Sessão Solene em comemoração aos 165 Anos da Associação Comercial do Maranhão

, , No Comments

Assembleia realiza Sessão Solene em comemoração aos 165 Anos da Associação Comercial do Maranhão








A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta sexta-feira (23), Sessão Solene em homenagem aos 165 Anos da Associação Comercial do Maranhão (ACM), por proposição do deputado Adriano Sarney (PV), aprovada por unanimidade. O evento integra a programação de celebração dos 165 anos da ACM, iniciada quarta-feira (14), na sede dessa entidade, com a realização de um painel com o tema “Desafios e Oportunidades das Entidades de Representação Empresarial”.
O deputado Adriano Sarney presidiu a Sessão Solene que contou com a presença, na Mesa dos Trabalhos, do presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém; do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscom), Fábio Nahuz; a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Socorro Noronha; o secretário Municipal de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate, representando a Prefeitura de São Luís; o primeiro secretário da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Pedro Robson Holanda da Costa.
O deputado Wendell Lages (PMN) e a deputada e Procuradora da Mulher na Assembleia, Helena Duailibe (SDO), prestigiaram o evento, além de outras autoridades, empresários, comerciantes, funcionários e dirigentes da ACM e de diversas entidades de classe.
Reconhecimento do trabalho da ACM
“É a maior satisfação para mim ter sido o autor desse requerimento, que foi aprovado por unanimidade por esta Casa, o que demonstra o respeito e o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual a mais antiga entidade empresarial do Maranhão, que é a Associação Comercial do Maranhão. A ACM é uma entidade atuante e que, realmente, representa seus associados. Existe de forma apartidária e atua em defesa dos interesses dos segmentos que representa. Um dos exemplos de sua atuação é a obra de recuperação da Rua Grande, que não teria acontecido não fosse a intervenção desta entidade”, discursou o deputado Adriano Sarney.
Wendell Lages disse que a ACM é merecedora da homenagem prestada pela Assembleia, uma vez que, ao longo do tempo, tem dado uma contribuição inestimável para o desenvolvimento econômico e social do estado do Maranhão, com a geração de emprego e renda.
A deputado Helena Duailibe também fez questão de enfatizar a relevância da homenagem prestada à Associação Comercial do Maranhão. “O que mais me impressiona nesses homens e mulheres de bem, que fazem a ACM, é a vontade de contribuir com o desenvolvimento do nosso estado. Esse legado é muito forte em todos os presidentes que por lá passaram. Esta Casa precisa se integrar com a ACM”, enfatizou.
De acordo com o secretário Municipal de Relações Parlamentares de São Luís é histórico e emblemático se festejar os 165 anos da ACM. “É uma entidade de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado do Maranhão que, ao longo do tempo, vem dando uma contribuição relevante para a geração de emprego e renda em nossa cidade e estado”, pontuou.
“É uma satisfação poder presenciar esse momento. A homenagem que a Assembleia presta a ACM é o reconhecimento de todo esse trabalho e compromisso do setor produtivo, representado pela ACM, para com o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, afirmou Socorro Noronha.
“Dizemos que a Associação Comercial é a mãe de todas as entidades. Ela congrega o comércio, a hotelaria, a construção civil, etc. Todas as vertentes empresariais estão dentro da ACM, que tem debatido temas importantes e tem se sustentando e se renovado ao longo desses 165 anos. Seu compromisso de estar ao lado e na defesa dos comerciantes e empresários do Maranhão se renova a cada dia”, declarou o presidente do Sinduscom, Fábio Nahuz.
Para o empresário Roberto Albuquerque, que presidiu a ACM no período de 1986 a 1990, é de fundamental importância se comemorar os 165 anos dessa entidade. “A ACM tem um papel relevante no desenvolvimento sócio econômico do Maranhão. A própria história do comércio do Maranhão se confunde com a história da ACM. Ela tem o papel importante de auxiliar os governos, no âmbito municipal e estadual, reconhecido por um decreto federal, como órgão consultivo. Louvo a Assembleia por essa iniciativa que se traduz no reconhecimento da classe empresarial maranhense”, destacou.
Agradecimentos do Presidente da ACM
O presidente da Associação Comercial do Maranhão agradeceu a honrosa homenagem prestada pela Assembleia. “São muitos os laços que unem a Associação Comercial a esta Casa. Foi esta Casa que concedeu o título de utilidade pública estadual à ACM. Esse reconhecimento decorre do papel que a ACM vem ocupando ao longo desses anos, legado que estamos empenhados em manter vivo. Pautada no associativismo, a ACM chega aos 165 anos com muito vigor, mais revigorada do que nunca e certos da nossa pregação na sociedade, de sermos uma competência de diálogo permanente entre o setor produtivo e os interesses do povo do Maranhão”, ressaltou Felipe Mussalém.
Sobre a ACM
A Associação Comercial do Maranhão é uma das mais tradicionais entidades empresariais do Brasil. Fundada á 165 anos, sua trajetória se confunde com a história do comércio no Maranhão.
Sua fundação deu-se no dia 21 de agosto de 1825, com a eleição de uma comissão de notáveis comerciantes, que deveria representar em todos os aspectos a classe comercial do Maranhão. Para presidir a comissão, elegeu-se o Comendador João Gualberto da Costa, figura eminente da sociedade daquela época.
Essa comissão ficou conhecida como “A Comissão da Praça” e teve uma atuação marcante junto ao Império e a Província até o ano de 1978, quando, sob o comando de José da Cunha Santos Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.
A Associação Comercial do Maranhão é considerada a quarta entidade mais antiga do Brasil e mais antiga do Estado do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário