Assembleia promove caminhada 'Alema em Movimento no Combate ao Sedentarismo'

, , No Comments
Assembleia promove caminhada “Alema em  Movimento no Combate ao Sedentarismo”

A Assembleia Legislativa promoveu, nesta sexta-feira, a partir das 8h, o “I Encontro de Saúde e Bem-Estar da Alema”. Na oportunidade, foi realizada a caminhada “Alema em Movimento no Combate ao Sedentarismo”. O evento foi promovido pelo Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema); Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional e Escola do Legislativo.
O deputado Neto Evangelista (DEM) representou o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e fez uma saudação entusiástica aos participantes, antes do início da caminhada. "A partir de agora, todo mundo é atleta e vamos fazer essa caminhada para ajudar na nossa saúde, o que é muito importante para nossas vidas. Serve, também, para fazer essa integração entre os servidores. Foi um momento de congraçamento e primeiro passo para deixarmos o sedentarismo de lado”, afirmou o parlamentar. 
O deputado Wellington do Curso (PSDB) também participou do evento e fez uma sessão de massoterapia. Ele arriscou até dar uns passos na aula de zumba oferecida aos servidores quando terminou a caminhada. O parlamentar elogiou a Assembleia por promover esse tipo de ação e disse que “só com envolvimento dos servidores vai ser possível vencer o sedentarismo e ter uma saúde melhor”.
O titular da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Casa, Costa Júnior, fez uma saudação especial aos participantes. Ele afirmou que em torno de 300 pessoas deram o primeiro passo para abandonar o sedentarismo. “O excesso de gordura, de açúcar e o sedentarismo estão prejudicando muito a população brasileira. Em torno de 70 por cento dela é sedentária. Precisamos enfrentar isso e o primeiro passo é com uma caminhada, mas é importante alongar antes e depois”, garantiu.
Ele fez uma avaliação positiva do sucesso do evento e garantiu que “serviu também para chamar atenção para tipos de tratamentos alternativos”. De acordo com o diretor de Saúde, o sedentarismo aumenta os riscos de se ter diversas doenças como obesidade, o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hérnias de discos, osteoporoses, artroses e alguns tipos de câncer.
Participação das crianças
Vários outros diretores titulares e adjuntos da Assembleia também participaram das ações oferecidas aos servidores, a exemplo de Bráulio Martins (diretor-geral da Mesa); Tarcísio Araújo (procurador-geral da Casa); Antino Noleto (Administração), coronel Jinkings (chefe-adjunto do Gabinete Miliar); Coronel Pimentel (chefe do Gabinete Miliar); Silvana Leal (Escola do Legislativo); e Thiago Gonçalves (Chefe da Assessoria Especial da Presidência). Todos disserem que a caminhada foi o primeiro passo para sair do sedentarismo e melhorar o condicionamento físico das pessoas.
A diretora da Creche-Escola Sementinha, Ilza Lima, e professores levaram turmas de alunos da escola para prestigiar a caminhada. A criançada participou ativamente respondendo a todos os comandos vindos do carro de som que orientava os participantes a combater o sedentarismo.
Foram duas voltas no entorno da Assembleia com foco na caminhada. Antes do início, especialistas fizeram uma saudação aos participantes do evento, com orientações voltadas para os servidores de todas as áreas e gabinetes que prestigiaram o encontro. Eles foram saudados pela psicóloga Flávia Uchoa e a fisioterapeuta Naiara Mouzinho, que ressaltaram a importância de se ter uma vida livre de gorduras, sal, cigarros e sedentarismo. 
Houve ainda exposição sobre o combate ao sedentarismo, com benefícios para o corpo e mente; triagem dos funcionários que estavam aptos a participar do evento físico; entrega de kits de camisetas e squeeze, coffee break; e serviços de massoterapia, ventosaterapia e auriculoterapia.
Dezenas de servidores fizeram filas em busca de tratamentos alternativos e elogiaram a realização dos eventos.

0 comentários:

Postar um comentário