Em Matões, Othelino Neto participa do tradicional Festejo do Divino Espírito Santo

, , No Comments
Em Matões, Othelino Neto participa do tradicional Festejo do Divino Espírito Santo

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou do corpo litúrgico da missa celebrada no último dia da novenário do Festejo do Divino Espírito Santo, em Matões, na noite de sábado (24). A convite da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Divino Espírito Santo, Othelino fez uma das leituras da celebração, em um momento de fé e devoção à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
A celebração do Divino Espírito Santo em Matões é realizada há mais de 200 anos. Dizem que os portugueses foram quem trouxeram a tradição para a comunidade rural da região. A festa é uma celebração da religiosidade popular.
“Muito bom participar da Festa do Divino em Matões. Assisti a toda a missa e fiz uma das leituras. Uma satisfação ver esse momento de grande expressão da fé, que renova não só o nosso espírito, mas a confiança em um mundo de paz para todos nós”, declarou Othelino Neto.
“A Festa do Divino Espírito Santo em Matões é uma das festas mais bonitas do Maranhão. E nos sentimos honrados com a presença do nosso presidente Othelino Neto, que está aqui prestigiando e conhecendo a Festa do Divino Espírito Santo e reconhecendo que é uma das maiores festas do estado do Maranhão. Então, isso nos enche de orgulho, prazer e satisfação de ter a presença de tantas pessoas ilustres do Maranhão inteiro”, afirmou o ex-deputado e ex-prefeito de Matões, Rubens Pereira.
O deputado federal licenciado e atual secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Júnior, também ressaltou que o festejo é uma das maiores festas católicas do estado do Maranhão e uma grande festa cultural. “Nós recebemos muitos visitantes e, hoje, recebemos o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto. Momento de renovar a nossa fé, encontrar muitos amigos e, portanto, é um dia de muita alegria”.
Muito semelhante ao Festejo do Divino Espírito Santo de Alcântara, onde ambos celebram a terceira pessoa da Santíssima Trindade, no festejo em Matões as Caixeiras do Divino dão lugar aos Foliões, que são homens simples, muitos deles analfabetos, mas que pregam o Evangelho durante todo o ano nas comunidades rurais. Eles só vêm para a cidade na época do festejo.
“É extraordinária a fé do povo. É uma fé simples, uma fé popular, a chamada religiosidade popular, mas de suma importância para a Igreja e para a evangelização. Então, nós nos servimos desses homens simples para evangelizar”, destacou o padre Maurício Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Divino Espírito Santo.
“Eu vi aqui uma fé que me encanta. A população toda orando, crendo, rezando e desejando o bem para si e para os outros”, declarou a deputada Cleide Coutinho (PDT), que também participou do festejo.

0 comentários:

Postar um comentário