Prefeitura de São Luís e Fundação Lemann promovem curso de gestão voltado para técnicos de acompanhamento escolar

, , No Comments

Durante a capacitação, os profissionais poderão qualificar suas práticas de acompanhamento e monitoramento das ações pedagógicas em sala de aula; ação é parte da política educacional da gestão do prefeito Edivaldo.


Resultado da parceria da Prefeitura de São Luís com a Fundação Lemann, por meio do Programa Formar, técnicos de acompanhamento escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) participam do curso Gestão para a Aprendizagem. A capacitação teve início na última semana e integra as ações de formação continuada promovidas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no campo da educação municipal. 
O titular da Semed, Moacir Feitosa, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação Lemann, parceira da Prefeitura em diversas formações, e que tem refletido nos indicadores educacionais do município. "O esforço da gestão do prefeito Edivaldo é contínuo para que a Educação alcance resultados cada ano mais satisfatórios e que reflitam na melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes, pois este é o nosso foco", observou.
Com uma carga horária de 270 horas, o curso Gestão para a Aprendizagem é semipresencial e ocorrerá em, aproximadamente, um ano e meio. As aulas serão ministradas pela Elos Educacional, também parceira da Prefeitura e da Lemann na realização do curso. Tiago Monteiro, coordenador de projetos da Elos Educacional, explica que na plataforma de aprendizagem estarão disponíveis estudos técnicos, videoaulas e também atividades práticas para que os técnicos de acompanhamento possam vivenciar as estratégias e metodologias ligadas ao acompanhamento pedagógico.
A Elos Educacional também fará videoconferências e manterá contato por e-mail e ligações telefônicas, para assistir da melhor forma os alunos. "O curso foi articulado dentro de uma perspectiva de formação em contexto, que traz boas práticas. Tudo foi pensado em como eles, os técnicos de acompanhamento, podem desenvolver da melhor forma o seu trabalho", esclarece Tiago Monteiro.
Neste primeiro encontro presencial do curso, no auditório da Faculdade Laboro, no bairro São Francisco, a formadora Karen Kalfman falou sobre gestão estratégica. Para a superintendente da Área de Ensino Fundamental da Semed, Arsênia Formiga, o principal objetivo do curso é qualificar a prática do acompanhamento. "São os nossos técnicos, do Ensino Fundamental da rede municipal de São Luís, que acompanham e monitoram as ações pedagógicas com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes", esclarece Arsênia Formiga.
A professora Karênina Fonseca, técnica de acompanhamento do Núcleo Rural, diz que o curso traz uma reflexão da prática do acompanhamento baseada em evidências. "Anteriormente, cada um fazia o acompanhamento dentro da sua própria prática, mas, hoje, procuramos sistematizar o acompanhamento, estudamos, refletimos, nos autoavaliamos, para poder intervir da melhor forma. Fazemos uma espécie de avaliação diagnóstica e interativa; aprendemos a acompanhar a partir de diretrizes de uma política de acompanhamento sistematizada, em consonância com a política de educação do município", ressalta Karênina Fonseca.

0 comentários:

Postar um comentário