Blog do Leitão
  • Início

Desmatamento na Amazônia seria o dobro do registrado pelo Inpe, aponta estudo de universidade americana

posted by blogdoleitao , on 13:10 , No Comments

Força-tarefa no Pará combate focos de desmatamento em Altamira, Anapu, Moju, Tailândia e Senador José Porfírio.
Resultado de estudo de universidade americana é o dobro do desmatamento registrado pelo Inpe no período...

A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil km² a menos de área verde, de acordo com estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oklahoma publicado na revista científica Nature Sustainability.
O resultado apontado é mais que o dobro da área de 180 mil km² registrada no mesmo período pelo sistema de monitoramento de desmatamento anual adotado pelo Inpe, o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).

    O conceito de floresta desmatada e a qualidade das imagens analisadas pelo satélite utilizado na nova pesquisa, com menos interferência de nuvens e sombras, são apontados como fatores para a discrepância nos resultados.

    O mesmo estudo diz ainda que o tamanho de toda floresta na Amazônia é subdimensionado em 15%. Dados sobre desmatamento servem de base para a elaboração de políticas públicas e acordos internacionais do governo brasileiro.
    O artigo revela ainda que as unidades de conservação da Amazônia perderam 20 mil km² de floresta entre 2000 e 2017. Daria para colocar quase quatro Brasílias nesse espaço.
    Mas a pesquisa aponta um avanço no reflorestamento entre 2001 e 2013. Considerando reflorestamento como áreas verdes regeneradas e que assim permaneceram por pelo menos quatro anos, a Amazônia teve um ganho de 21% de floresta do que foi desmatado no mesmo período.

    O método

    O método utilizado pelos pesquisadores da Universidade de Oklahoma considera dados de um radar (PALSAR), que obtém imagens mesmo com presença de nuvens, adicionados a imagens diárias de um satélite (MODIS).
    Os dados são analisados em um algoritmo que considera um pixel como área verde ou não-verde durante o ano inteiro. O estudo afirma que 99,7% dos pixels analisados por esse método, chamado de PALSAR/MODIS, apresentaram boa qualidade para análise.
    Por outro lado, a pesquisa aponta que no sistema de monitoramento adotado pelo Inpe, o Prodes, que utiliza principalmente um satélite (LANDSAT) que faz imagens de uma determinada área a cada 16 dias, teve entre 5% e 15% das imagens cobertas por nuvens ou sombras.
    Nesses casos, analistas do Inpe fazem análise visual de imagens de outros três satélites (LANDSAT 8/OLI, CBERS 4 e IRS-2) para calcular uma estimativa de perda de floresta nas áreas cobertas. Em seu site, o Inpe afirma que "a estimativa do desmatamento sob nuvens corresponde em média a apenas 5%".
    Recorte feitos pelos pesquisadores comparando imagens do método da pesquisa (PALSAR/MODIS) com o PRODESDireito de imagemUNIVERSIDADE DE OKLAHOMA
    Image captionPesquisadores de Oklahoma se basearam em dados do radar PALSAR, que faz imagens através de nuvens, enquanto o Inpe usa o PRODES, com base no satélite LANDSAT, em que 5% a 15% das imagens ficaram cobertas por nuvens ou sombras no período analisado
    Essa imprecisão nas imagens ainda seria responsável por um subdimensionamento da floresta amazônica. O método PALSAR/MODIS identificou 3.750.000 km² de floresta em 2010, um número 15% maior do que o Prodes apontou no mesmo ano.
    Xiangming Xiao, chefe da pesquisa e professor doutor do Centro de Análises Espaciais da Universidade de Oklahoma, explica que outros estudos já haviam apontado inconsistências nos dados do Prodes, mas pela primeira vez isso é mostrado com imagens de melhor qualidade.
    "Pesquisas anteriores já identificaram as imprecisões nos dados do Prodes, no entanto, essas publicações atribuíram os problemas sob a perspectiva de algoritmos e relatórios. Nosso artigo avança este argumento principalmente da perspectiva dos dados com qualidade melhor de imagem, o que garante que nossa análise de dados tenha poucas lacunas", diz o professor Xiao, que começou a se envolver em projetos de monitoramento da Amazônia em 2002.
    Foram quatro anos de monitoramento e análise de dados para que os 14 pesquisadores apresentassem os resultados sobre desmatamento na Amazônia. Dois brasileiros, servidores da Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, Yosio Shimabukuro e Egidio Arai, participaram dos estudos.

    Conceitos diferentes sobre floresta

    Além da qualidade das imagens de satélite e o tipo de algoritmo utilizado na análise dos dados, os pesquisadores afirmam que a definição de cobertura florestal interfere no resultado final.
    Na pesquisa da Universidade de Oklahoma eles consideram a perda de área verde como desmatamento. Já o Prodes utiliza apenas o conceito de floresta primária para desmatamento.
    Ou seja, após uma área ser desmatada, mesmo que ela seja reflorestada posteriormente, essa área não é mais analisada pelo sistema de monitoramento, explica o pesquisador Carlos Souza, do Imazon, instituto que faz análises sobre desmatamento na Amazônia.
    "Uma vez que detecta o desmatamento, o Prodes não olha mais aquela área. Ele só indica desmatamento de floresta primária. O Imazon fez um estudo utilizando uma metodologia que chamamos de MapBiomas, com imagens do satélite LANDSAT, que apontou 12 milhões de hectares (120 mil km²) de floresta em regeneração em 2017", diz Souza.
    Equipe do Ibama combate garimpo ilegal às margens do rio Jamanxim, no ParáDireito de imagemFELIPE WERNECK/IBAMA
    Image captionDados sobre desmatamento servem de base para a elaboração de políticas públicas e acordos internacionais do governo brasileiro
    Para Claudio Almeida, chefe da Coordenação do Programa Amazônia (COAMZ), departamento do Inpe que faz o monitoramento de imagens da Amazônia, ela "tem hoje cerca de 20% de sua área em algum grau de regeneração, isso representa aproximadamente 140 mil km²".
    "No Prodes nós consideramos essa área como uma máscara que não é analisada. Essa parte da verificação é feita por outro sistema do Inpe, o Terraclass, que monitora a ocupação da terra após o desmatamento", afirma Almeida.

    Dinâmica da floresta

    A pesquisa faz ainda uma análise da dinâmica do desmatamento na floresta. Em 2010 e entre 2015 e 2016, houve um crescimento acentuado no desmatamento por fatores climáticos.
    O El Niño trouxe um clima mais seco para a região, o que facilitou a propagação de queimadas, que em média são responsáveis por 70% do desmatamento de áreas verdes na Amazônia. Em anos secos o total desmatado chegou a 3,7 vezes a área de perda de floresta em anos mais chuvosos. A própria dinâmica de desmatamento ilegal estaria facilitando anos mais secos.
    Comparação de imagens da Amazônia para os dois métodos.Direito de imagemUNIVERSIDADE DE OKLAHOMA
    Image captionMétodo PALSAR/MODIS identificou 3,75 milhões de km² de floresta em 2010, 15% a mais do que o PRODES no mesmo ano
    "Estudos anteriores apontam que a degradação da floresta por incêndios e extração seletiva de madeira reduzem a resistência à seca, o que aumenta as chances de desmatamento. Portanto, reduzir o fogo induzido pelo homem e a extração de madeira poderia ajudar", aconselha o professor doutor Yuanwei Qin, que também liderou a pesquisa.
    O professor Qin ainda lembra que as análises apontaram que 90% dos desmatamentos ocorreram em até 5 km de proximidade de áreas que já tinham sido desmatadas antes de 2002. Para o cientista, isso demonstra que "o grau de atividade antrópica (alterações realizadas pelo homem) impulsiona a perda da floresta na Amazônia brasileira".

    Sistemas diferentes e histórico de dados

    Para Carlos Souza, do Imazon, métodos diferentes de monitoramento da floresta demonstram avanços no acompanhamento de desmatamentos. O instituto divulgou na semana passada resultado do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), que indicou que a Amazônia perdeu 5 mil km² de floresta nativa nos últimos 12 meses.
    O método adotado pelo Imazon também é diferente do Prodes e do DETER, este um sistema em tempo real de alerta de alterações na cobertura vegetal acima de três hectares.
    "Essa pesquisa de Oklahoma traz um novo tipo de informação. A comunidade científica é sempre aberta para isso, mas são dados científicos. Para se aprofundar mais, e posteriormente criar um sistema operacional, é preciso se aprofundar mais na pesquisa. Outros trabalhos já tinham apontado que o desmatamento na Amazônia é maior do que o Prodes estima, mas não o dobro como este caso", afirma Souza.
    Em julho, o presidente Jair Bolsonaro criticou publicamente dados do DETER, que, para ele, "não condizem com a realidade". O caso resultou na demissão do diretor do Inpe, Ricardo Galvão, e teve repercussão internacional.
    O estudo de Oklahoma adotou 2000 como ano de referência (ou linha de base, como os pesquisadores chamam). Já o PRODES possui uma referência mais antiga e Souza explica que esse é um fator importante do método brasileiro, apesar das limitações e da necessidade de melhorias.
    Equipe do Ibama combate garimpo ilegal às margens do rio Jamanxim, no Pará.Direito de imagemEBERT PAULO/SECOM/AG. PARÁ
    Image captionPesquisadores fizeram monitoramento e análise de dados por quatro anos para apresentar resultados sobre desmatamento na Amazônia
    "O valor do Prodes é que temos uma série longa de dados, desde 1988. Muitas políticas públicas foram pensadas com base nessas informações, metas que o governo colocou de emissões associadas a desmatamento foram feitas tomando esses dados como referência, então tudo isso é importante. Qualquer método adicional, que vai trazer melhorias, precisa considerar essa dimensão temporal", diz Souza.
    O chefe do monitoramento na Amazônia, Claudio Almeida, diz que o órgão acompanha estudos sobre o tema de forma permanente, mas também reforça a importância da série histórica do Prodes.


    "O Inpe faz o monitoramento operacional do bioma, mas também tem um lado de pesquisa até pela formação da equipe. Então é comum ter pesquisadores do órgão participando ou acompanhando estudos de fora. Desde 1988 o Prodes incorporou alguns elementos de inovações propostas pela academia, mas não podemos mudar tudo porque esse fator histórico nos permite comparações importantes com a floresta no passado. No caso dessa pesquisa da Universidade de Oklahoma vejo que é um bom método para analisar áreas maiores, mas o Prodes ainda é melhor para avaliar desmatamento em locais específicos", avalia Almeida.






    Compartilhe este post com FaceCompartilhe este post com Twitteeste post co periodo.
    • — Share It —
    • Facebook
    • Twitter
    • Google+
    • Linkedin
    • Pin It
    blogdoleitao

    blogdoleitao

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    0 comentários:

    Postar um comentário





    OUTUBRO ROSA

    OUTUBRO ROSA

    Feminicidio

    Feminicidio

    Nosso contato

    Nosso contato

    Vertente - Geoprojetos e Consultoria

    Vertente - Geoprojetos e Consultoria

    Postagens populares

    • Leis em demasia !! Por José Sarney...
      Estamos em época de eleição – e que eleição! Resolvi dar uma olhada na legislação eleitoral e fiquei com tanto medo que desejei ficar sabend...
    • CoronaVac e incoerência
      Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) – e praticamente todos os seus alia...
    • Apoios na guerra
        Mais do que a campanha em si, são as declarações de apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno que têm esquentado a corrida pe...
    • Deixados para trás…
        Do ex-senador João Alberto ao ex-vereador Fábio Câmara, passando por lendas como Ricardo Murad, Pinto Itamaraty, Paulo Marinho e Luís Fern...
    • Depois de abrir mão de “penduricalhos”, ROBERTO DE OLIVEIRA PAULA devolverá valores indevidos
      Obs: o humanista - ele é discípulo de Jean Jaques Rousseau - Roberto De Oliveira Paula, é fruto do casamento de seu pai: ...
    • “Jeannie É Um Gênio”: Antes, Depois E Curiosidades Divertidas Sobre O Programa
      Jeannie É Um Gênio   foi idealizado por chefes de rede da NBC depois que eles testemunharam a ascensão meteórica de   A Feiticeira . Par...
    • Opinião: 'Lula será o candidato do PT à Presidência em 2018'
      Mesmo às voltas com 5 processos judiciais, 2 deles no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê cada vez ma...
    • Um terço dos americanos apoia separação da Califórnia dos EUA
      Mais de 30% dos norte-americanos não são contra a separação do estado da Califórnia dos EUA, mostram os resultados da pesquisa de opinião p...

    Arquivos

    • ►  2021 (219)
      • ►  Fevereiro (82)
      • ►  Janeiro (137)
    • ►  2020 (1917)
      • ►  Dezembro (141)
      • ►  Novembro (213)
      • ►  Outubro (253)
      • ►  Setembro (164)
      • ►  Agosto (198)
      • ►  Julho (167)
      • ►  Junho (147)
      • ►  Maio (145)
      • ►  Abril (103)
      • ►  Março (140)
      • ►  Fevereiro (133)
      • ►  Janeiro (113)
    • ▼  2019 (1596)
      • ►  Dezembro (127)
      • ►  Novembro (148)
      • ►  Outubro (178)
      • ►  Setembro (145)
      • ▼  Agosto (135)
        • Declaração de Othelino deve sepultar CPI da Uema d...
        • Assembleia Legislativa homenageia a cantora Alcion...
        • Prefeitura de São Luís realiza Food Truck Festival...
        • Yglésio pede CPI para investigar transferências su...
        • Adelmo Soares se manifesta sobre queimadas na Flor...
        • Roberto Rocha a caminho do Ministério de Bolsonaro…
        • “Bolsonaro merece Nobel da estupidez”, diz jornal ...
        • Em Paris, cacique brasileiro diz suspeitar da vont...
        • Bandidos explodem agência bancária em São Luís
        • Indústria da moda pede esclarecimento sobre couro ...
        • Cantora Alcione receberá a medalha 'Manuel Beckman...
        • Deputados do PP mediam implantação de escritório d...
        • Prefeito Edivaldo anuncia nova etapa do Programa d...
        • Após reunião, Duarte Júnior seguirá no PCdoB
        • Governistas dizem ter pesquisa com Neto Evangelist...
        • SÉTIMA ARTE! IN LOCO: Filme maranhense Bullying se...
        • Othelino analisa declarações de Bolsonaro sobre qu...
        • LE MONDE! ABELHAS DESAPARECERAM: Disparition des a...
        • Prefeitura comemora Dia da Limpeza Urbana celebran...
        • ALEMA! OAB/MA: Roberto Costa concederá medalha “Ma...
        • Deputado Adelmo Soares promove articulação entre a...
        • Deputado Hélio Soares segue com quadro de saúde es...
        • ALEMA! BEM -ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS: Escola do Legi...
        • Prefeita de Paço do Lumiar retoma filiação à FAMEM
        • Em Matões, Othelino Neto participa do tradicional ...
        • Sarney Filho diz que sinais de Bolsonaro favorecem...
        • ARTIGO! Saúde mais moderna e humanizada:
        • Deputado Zé Inácio participa da posse de jovem mar...
        • Antônio Pereira comemora a inauguração da MA-275 q...
        • Imagem do Dia: Nonato Chocolate pode disputar uma ...
        • Hélio Soares sofre infarto, mas quadro é estavel
        • Chorinho é atração do Reviva, programa da gestão d...
        • ELEIÇÕES 2020! PDT ENSINA PSL: Crise x articulação...
        • São Luís fará protesto contra descaso de Bolsonaro...
        • Adelmo Soares media diálogo entre prefeitos e órgã...
        • Assembleia realiza Sessão Solene em comemoração ao...
        • Assembleia firma parceria com a União de Vereadore...
        • A pedido de Luciano, Fufuca garante recurso para U...
        • Prefeito Edivaldo anuncia programação cultural em ...
        • Focos de incêndio na Amazônia têm assinatura do de...
        • Deputado Roberto Costa vota a favor dos “Personal ...
        • Antônio Pereira anuncia inauguração da MA-275 que ...
        • Othelino Neto participa do tradicional Festejo de ...
        • Bolsonaro diz que Macron evoca 'mentalidade coloni...
        • Edivaldo anuncia pacote de investimentos para área...
        • Othelino Neto e a presidente do Gedema visitam as ...
        • Roberto Costa participa do encerramento do Festejo...
        • ELEIÇÕES 2020! PRÉ-CANDIDATO NETO EVANGELISTA: 'Se...
        • ALEMA! MARANHÃO DO SUL: Deputados estaduais se pos...
        • realizada em todas as escolas da rede municipal o ...
        • Desmatamento na Amazônia seria o dobro do registra...
        • Lula prestes a deixar a prisão…
        • Fábio Macedo destaca realização do Dia Estadual de...
        • “Diálogo com Othelino” traz panorama geral sobre a...
        • Prefeitura de São Luís e Fundação Lemann promovem ...
        • Sibéria queima e a Groenlândia derrete
        • Flávio Dino: Acusado tem direito à liberdade após ...
        • Jornal francês publica charge de Bolsonaro fazendo...
        • Bolsonaro posta vídeo 'na Noruega', mas cenas de c...
        • Prefeito Luciano acompanha mutirão de construção d...
        • Programação cultural da Prefeitura de São Luís enc...
        • Em Chapadinha, deputada Dra. Thaiza recebe aliados...
        • Antônio Pereira participa da entrega de benefícios...
        • Edivaldo destaca o antes e depois da Rua Grande co...
        • Novo projeto de Dra. Thaiza beneficia servidores p...
        • Assembleia Legislativa realiza animada festa em ho...
        • Assembleia Legislativa concede Medalha Manuel Beck...
        • NASA monitora asteroide que pode provocar caos na ...
        • MEIO AMBIENTE! SÃO LUÍS: Educadores da rede munici...
        • Othelino Neto ganha espaço como liderança estadual….
        • Alcântara receberá R$ 10 bilhões para construção d...
        • Osmar Filho ganha corpo contra adversários interno...
        • Núbia mentiu? Dutra não é canhoto
        • 'COMPANHEIRO!' OTHELINO NETO: participa da Marcha...
        • Pinheiro: projeto “TEAmar” vai beneficiar portador...
        • Prefeitura de São Luís abre inscrições para oficin...
        • 'Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok?',...
        • Roberto Costa destaca parceria entre governo e Pre...
        • Deputado Adelmo Soares apoia a 6° Marcha das Marga...
        • Recuperação do Centro é maior investimento nas últ...
        • PT! ELEIÇÕES 2020: Disputa pelo comando do partido...
        • Eliziane Gama assegura que CPMF não irá voltar
        • Dra. Thaiza participa de audiência pública sobre o...
        • Promovida pela Prefeitura de São Luís, Copinha Mun...
        • Alema homenageia ex-deputados vítimas de acidente ...
        • Aprovado projeto de Edivaldo Holanda que beneficia...
        • ' São Luís está em obras!' Afirma nosso prefeito...
        • Apoio de Roberto a Neto Evangelista revela antipat...
        • Osmar Filho é homenageado no aniversário de 41 ano...
        • Bolsonaro ironiza Alemanha por corte de recursos p...
        • Modelos brasileiras marcam presença no desfile de ...
        • Prefeito Edivaldo assina ordem de serviço para a r...
        • JÚLIO VERNE! ' VIAGEM AO CENTRO DA TERRA': A Amazô...
        • Feirinha São Luís celebra Dia dos Pais com apresen...
        • 'Kim Kardashian russa' incendeia redes exibindo cu...
        • Thaiza Hortegal propõe Medalha Manuel Beckman ao p...
        • Deputado Adelmo Soares destaca artesanato caxiense...
        • “O Nordeste precisa ser ouvido e respeitado”, afir...
        • Assembleia promove caminhada 'Alema em Movimento n...
        • Hora do reencontro: qual o legado que Cuca, hoje n...
      • ►  Julho (144)
      • ►  Junho (115)
      • ►  Maio (137)
      • ►  Abril (100)
      • ►  Março (102)
      • ►  Fevereiro (131)
      • ►  Janeiro (134)
    • ►  2018 (869)
      • ►  Dezembro (84)
      • ►  Novembro (74)
      • ►  Outubro (121)
      • ►  Setembro (120)
      • ►  Agosto (102)
      • ►  Julho (35)
      • ►  Junho (52)
      • ►  Maio (76)
      • ►  Abril (54)
      • ►  Março (80)
      • ►  Fevereiro (55)
      • ►  Janeiro (16)
    • ►  2017 (349)
      • ►  Dezembro (23)
      • ►  Novembro (35)
      • ►  Outubro (20)
      • ►  Setembro (30)
      • ►  Agosto (41)
      • ►  Julho (50)
      • ►  Junho (26)
      • ►  Março (14)
      • ►  Fevereiro (42)
      • ►  Janeiro (68)
    • ►  2016 (390)
      • ►  Dezembro (59)
      • ►  Novembro (39)
      • ►  Outubro (105)
      • ►  Setembro (63)
      • ►  Agosto (36)
      • ►  Julho (30)
      • ►  Junho (14)
      • ►  Maio (25)
      • ►  Abril (10)
      • ►  Março (9)

    Contatos

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *


    Blog do Leitão

    O único propositivo do Maranhão

    Facebook

    Tecnologia do Blogger.

    Popular Posts

    • Leis em demasia !! Por José Sarney...
      Estamos em época de eleição – e que eleição! Resolvi dar uma olhada na legislação eleitoral e fiquei com tanto medo que desejei ficar sabend...
    • CoronaVac e incoerência
      Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) – e praticamente todos os seus alia...
    • Apoios na guerra
        Mais do que a campanha em si, são as declarações de apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno que têm esquentado a corrida pe...
    • Deixados para trás…
        Do ex-senador João Alberto ao ex-vereador Fábio Câmara, passando por lendas como Ricardo Murad, Pinto Itamaraty, Paulo Marinho e Luís Fern...
    • ELEIÇÕES 2020! RAPOSA: Confusão no grupo(desgastado) Laci pode abrir caminho para a turma de Paraíba retornar ao poder...
      As articulações visando a eleição para prefeito na cidade de Raposa estão se transformando num verdadeiro balaio de gatos. Ninguém se ent...
    • BOMBA! EUDES/ DR. JULINHO: Em vídeo gravado pela PF, Josimar aparece dando dinheiro para um prefeito eleito da grande ilha...
      O titular do Blog do Kiel Martins, recebeu a informação que em um dos vídeos gravados pela Polícia Federal, mostra Josimar de Maranhãozinho ...
    • Depois de abrir mão de “penduricalhos”, ROBERTO DE OLIVEIRA PAULA devolverá valores indevidos
      Obs: o humanista - ele é discípulo de Jean Jaques Rousseau - Roberto De Oliveira Paula, é fruto do casamento de seu pai: ...
    • Núbia se une a Fred Campos, principal inimigo político de Dutra em Paço do Lumiar
      Núbia Dutra não consegue mais dormir direito. Uma fonte bem posicionada, ligada a primeira-dama de Paço do Lumiar, afirmou que ela está ...
    • ELEIÇÕES 2020! DR. PAULO ARTE: Advogado dos pobres do pólo Coroadinho; pode desbancar Nato Júnior...
      Se as eleições fossem hoje, quem seria o vereador eleito do Patriota? Seria o Dr. Paulo Arte, segundo pesquisa feita pelo Blog do Leitão &qu...
    • ELEIÇÕES 2020! RAPOSA: OCILÉIA Fernandes deve ser a próxima prefeita do município segundo pesquisa Escutec
      Pesquisa de intenção de votos no município da Raposa aponta vitória da candidata Ociléia Fernandes (PSDB) com seis pontos de vantagem para o...

    Fale conosco:

    (98) 98864-6192

    Newsletter

    Subscreva a nossas noticias

    Digite seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter.

    Copyright © 2014 • Blog do Leitão | Design Dude's Estúdio