Blog do Leitão
  • Início

Desmatamento na Amazônia seria o dobro do registrado pelo Inpe, aponta estudo de universidade americana

posted by blogdoleitao , on 13:10 , No Comments

Força-tarefa no Pará combate focos de desmatamento em Altamira, Anapu, Moju, Tailândia e Senador José Porfírio.
Resultado de estudo de universidade americana é o dobro do desmatamento registrado pelo Inpe no período...

A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil km² a menos de área verde, de acordo com estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oklahoma publicado na revista científica Nature Sustainability.
O resultado apontado é mais que o dobro da área de 180 mil km² registrada no mesmo período pelo sistema de monitoramento de desmatamento anual adotado pelo Inpe, o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes).

    O conceito de floresta desmatada e a qualidade das imagens analisadas pelo satélite utilizado na nova pesquisa, com menos interferência de nuvens e sombras, são apontados como fatores para a discrepância nos resultados.

    O mesmo estudo diz ainda que o tamanho de toda floresta na Amazônia é subdimensionado em 15%. Dados sobre desmatamento servem de base para a elaboração de políticas públicas e acordos internacionais do governo brasileiro.
    O artigo revela ainda que as unidades de conservação da Amazônia perderam 20 mil km² de floresta entre 2000 e 2017. Daria para colocar quase quatro Brasílias nesse espaço.
    Mas a pesquisa aponta um avanço no reflorestamento entre 2001 e 2013. Considerando reflorestamento como áreas verdes regeneradas e que assim permaneceram por pelo menos quatro anos, a Amazônia teve um ganho de 21% de floresta do que foi desmatado no mesmo período.

    O método

    O método utilizado pelos pesquisadores da Universidade de Oklahoma considera dados de um radar (PALSAR), que obtém imagens mesmo com presença de nuvens, adicionados a imagens diárias de um satélite (MODIS).
    Os dados são analisados em um algoritmo que considera um pixel como área verde ou não-verde durante o ano inteiro. O estudo afirma que 99,7% dos pixels analisados por esse método, chamado de PALSAR/MODIS, apresentaram boa qualidade para análise.
    Por outro lado, a pesquisa aponta que no sistema de monitoramento adotado pelo Inpe, o Prodes, que utiliza principalmente um satélite (LANDSAT) que faz imagens de uma determinada área a cada 16 dias, teve entre 5% e 15% das imagens cobertas por nuvens ou sombras.
    Nesses casos, analistas do Inpe fazem análise visual de imagens de outros três satélites (LANDSAT 8/OLI, CBERS 4 e IRS-2) para calcular uma estimativa de perda de floresta nas áreas cobertas. Em seu site, o Inpe afirma que "a estimativa do desmatamento sob nuvens corresponde em média a apenas 5%".
    Recorte feitos pelos pesquisadores comparando imagens do método da pesquisa (PALSAR/MODIS) com o PRODESDireito de imagemUNIVERSIDADE DE OKLAHOMA
    Image captionPesquisadores de Oklahoma se basearam em dados do radar PALSAR, que faz imagens através de nuvens, enquanto o Inpe usa o PRODES, com base no satélite LANDSAT, em que 5% a 15% das imagens ficaram cobertas por nuvens ou sombras no período analisado
    Essa imprecisão nas imagens ainda seria responsável por um subdimensionamento da floresta amazônica. O método PALSAR/MODIS identificou 3.750.000 km² de floresta em 2010, um número 15% maior do que o Prodes apontou no mesmo ano.
    Xiangming Xiao, chefe da pesquisa e professor doutor do Centro de Análises Espaciais da Universidade de Oklahoma, explica que outros estudos já haviam apontado inconsistências nos dados do Prodes, mas pela primeira vez isso é mostrado com imagens de melhor qualidade.
    "Pesquisas anteriores já identificaram as imprecisões nos dados do Prodes, no entanto, essas publicações atribuíram os problemas sob a perspectiva de algoritmos e relatórios. Nosso artigo avança este argumento principalmente da perspectiva dos dados com qualidade melhor de imagem, o que garante que nossa análise de dados tenha poucas lacunas", diz o professor Xiao, que começou a se envolver em projetos de monitoramento da Amazônia em 2002.
    Foram quatro anos de monitoramento e análise de dados para que os 14 pesquisadores apresentassem os resultados sobre desmatamento na Amazônia. Dois brasileiros, servidores da Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, Yosio Shimabukuro e Egidio Arai, participaram dos estudos.

    Conceitos diferentes sobre floresta

    Além da qualidade das imagens de satélite e o tipo de algoritmo utilizado na análise dos dados, os pesquisadores afirmam que a definição de cobertura florestal interfere no resultado final.
    Na pesquisa da Universidade de Oklahoma eles consideram a perda de área verde como desmatamento. Já o Prodes utiliza apenas o conceito de floresta primária para desmatamento.
    Ou seja, após uma área ser desmatada, mesmo que ela seja reflorestada posteriormente, essa área não é mais analisada pelo sistema de monitoramento, explica o pesquisador Carlos Souza, do Imazon, instituto que faz análises sobre desmatamento na Amazônia.
    "Uma vez que detecta o desmatamento, o Prodes não olha mais aquela área. Ele só indica desmatamento de floresta primária. O Imazon fez um estudo utilizando uma metodologia que chamamos de MapBiomas, com imagens do satélite LANDSAT, que apontou 12 milhões de hectares (120 mil km²) de floresta em regeneração em 2017", diz Souza.
    Equipe do Ibama combate garimpo ilegal às margens do rio Jamanxim, no ParáDireito de imagemFELIPE WERNECK/IBAMA
    Image captionDados sobre desmatamento servem de base para a elaboração de políticas públicas e acordos internacionais do governo brasileiro
    Para Claudio Almeida, chefe da Coordenação do Programa Amazônia (COAMZ), departamento do Inpe que faz o monitoramento de imagens da Amazônia, ela "tem hoje cerca de 20% de sua área em algum grau de regeneração, isso representa aproximadamente 140 mil km²".
    "No Prodes nós consideramos essa área como uma máscara que não é analisada. Essa parte da verificação é feita por outro sistema do Inpe, o Terraclass, que monitora a ocupação da terra após o desmatamento", afirma Almeida.

    Dinâmica da floresta

    A pesquisa faz ainda uma análise da dinâmica do desmatamento na floresta. Em 2010 e entre 2015 e 2016, houve um crescimento acentuado no desmatamento por fatores climáticos.
    O El Niño trouxe um clima mais seco para a região, o que facilitou a propagação de queimadas, que em média são responsáveis por 70% do desmatamento de áreas verdes na Amazônia. Em anos secos o total desmatado chegou a 3,7 vezes a área de perda de floresta em anos mais chuvosos. A própria dinâmica de desmatamento ilegal estaria facilitando anos mais secos.
    Comparação de imagens da Amazônia para os dois métodos.Direito de imagemUNIVERSIDADE DE OKLAHOMA
    Image captionMétodo PALSAR/MODIS identificou 3,75 milhões de km² de floresta em 2010, 15% a mais do que o PRODES no mesmo ano
    "Estudos anteriores apontam que a degradação da floresta por incêndios e extração seletiva de madeira reduzem a resistência à seca, o que aumenta as chances de desmatamento. Portanto, reduzir o fogo induzido pelo homem e a extração de madeira poderia ajudar", aconselha o professor doutor Yuanwei Qin, que também liderou a pesquisa.
    O professor Qin ainda lembra que as análises apontaram que 90% dos desmatamentos ocorreram em até 5 km de proximidade de áreas que já tinham sido desmatadas antes de 2002. Para o cientista, isso demonstra que "o grau de atividade antrópica (alterações realizadas pelo homem) impulsiona a perda da floresta na Amazônia brasileira".

    Sistemas diferentes e histórico de dados

    Para Carlos Souza, do Imazon, métodos diferentes de monitoramento da floresta demonstram avanços no acompanhamento de desmatamentos. O instituto divulgou na semana passada resultado do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), que indicou que a Amazônia perdeu 5 mil km² de floresta nativa nos últimos 12 meses.
    O método adotado pelo Imazon também é diferente do Prodes e do DETER, este um sistema em tempo real de alerta de alterações na cobertura vegetal acima de três hectares.
    "Essa pesquisa de Oklahoma traz um novo tipo de informação. A comunidade científica é sempre aberta para isso, mas são dados científicos. Para se aprofundar mais, e posteriormente criar um sistema operacional, é preciso se aprofundar mais na pesquisa. Outros trabalhos já tinham apontado que o desmatamento na Amazônia é maior do que o Prodes estima, mas não o dobro como este caso", afirma Souza.
    Em julho, o presidente Jair Bolsonaro criticou publicamente dados do DETER, que, para ele, "não condizem com a realidade". O caso resultou na demissão do diretor do Inpe, Ricardo Galvão, e teve repercussão internacional.
    O estudo de Oklahoma adotou 2000 como ano de referência (ou linha de base, como os pesquisadores chamam). Já o PRODES possui uma referência mais antiga e Souza explica que esse é um fator importante do método brasileiro, apesar das limitações e da necessidade de melhorias.
    Equipe do Ibama combate garimpo ilegal às margens do rio Jamanxim, no Pará.Direito de imagemEBERT PAULO/SECOM/AG. PARÁ
    Image captionPesquisadores fizeram monitoramento e análise de dados por quatro anos para apresentar resultados sobre desmatamento na Amazônia
    "O valor do Prodes é que temos uma série longa de dados, desde 1988. Muitas políticas públicas foram pensadas com base nessas informações, metas que o governo colocou de emissões associadas a desmatamento foram feitas tomando esses dados como referência, então tudo isso é importante. Qualquer método adicional, que vai trazer melhorias, precisa considerar essa dimensão temporal", diz Souza.
    O chefe do monitoramento na Amazônia, Claudio Almeida, diz que o órgão acompanha estudos sobre o tema de forma permanente, mas também reforça a importância da série histórica do Prodes.


    "O Inpe faz o monitoramento operacional do bioma, mas também tem um lado de pesquisa até pela formação da equipe. Então é comum ter pesquisadores do órgão participando ou acompanhando estudos de fora. Desde 1988 o Prodes incorporou alguns elementos de inovações propostas pela academia, mas não podemos mudar tudo porque esse fator histórico nos permite comparações importantes com a floresta no passado. No caso dessa pesquisa da Universidade de Oklahoma vejo que é um bom método para analisar áreas maiores, mas o Prodes ainda é melhor para avaliar desmatamento em locais específicos", avalia Almeida.






    Compartilhe este post com FaceCompartilhe este post com Twitteeste post co periodo.
    • — Share It —
    • Facebook
    • Twitter
    • Google+
    • Linkedin
    • Pin It
    blogdoleitao

    blogdoleitao

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    0 comentários:

    Postar um comentário





    Nosso contato

    Nosso contato

    Vertente - Geoprojetos e Consultoria

    Vertente - Geoprojetos e Consultoria

    Postagens populares

    • Leis em demasia !! Por José Sarney...
      Estamos em época de eleição – e que eleição! Resolvi dar uma olhada na legislação eleitoral e fiquei com tanto medo que desejei ficar sabend...
    • CoronaVac e incoerência
      Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) – e praticamente todos os seus alia...
    • Apoios na guerra
        Mais do que a campanha em si, são as declarações de apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno que têm esquentado a corrida pe...
    • Deixados para trás…
        Do ex-senador João Alberto ao ex-vereador Fábio Câmara, passando por lendas como Ricardo Murad, Pinto Itamaraty, Paulo Marinho e Luís Fern...
    • A Pandemia
        Por  José Sarney A grande epidemia, logo tornando-se pandemia, da civilização digital que está em curso é a primeira, e queira Deus que se...
    • O recorde trágico
        Por  José Sarney O Brasil atingiu, esta semana, um número de mortos pela pandemia de Covid-19 que não pode ser ignorado:  passaram de 400 ...
    • Imprensa de luto…
        Ao findar deste mês de setembro, o maquinário do jornal O Estado do Maranhão terá sido acionado pela última vez, imprimindo suas últimas l...
    • EUFEMISMO/FISIOLOGISMO! ROBERTO COSTA/MDB: define rumo partidário até o fim do mês
        O deputado estadual Roberto Costa, vice-presidente estadual do MDB no Maranhão, declarou nesta quinta-feira, 3, em entrevista ao programa ...
    • EUFEMISMO/FISIOLOGISMO! OU OPORTUNISMO POLÍTICO: Roberto Costa enterra a candidatura de Roseana ao governo do estado
        O deputado estadual, Roberto Costa (MDB),  enterrou definitivamente a esperança da  ex-governadora e presidente do MDB ,  Roseana  Sarney,...
    • Depois de abrir mão de “penduricalhos”, ROBERTO DE OLIVEIRA PAULA devolverá valores indevidos
      Obs: o humanista - ele é discípulo de Jean Jaques Rousseau - Roberto De Oliveira Paula, é fruto do casamento de seu pai: ...

    Arquivos

    • ►  2022 (894)
      • ►  novembro (24)
      • ►  outubro (92)
      • ►  setembro (113)
      • ►  agosto (34)
      • ►  julho (89)
      • ►  junho (106)
      • ►  maio (112)
      • ►  abril (78)
      • ►  março (79)
      • ►  fevereiro (84)
      • ►  janeiro (83)
    • ►  2021 (1064)
      • ►  dezembro (30)
      • ►  novembro (66)
      • ►  outubro (64)
      • ►  setembro (74)
      • ►  agosto (86)
      • ►  julho (70)
      • ►  junho (115)
      • ►  maio (118)
      • ►  abril (139)
      • ►  março (83)
      • ►  fevereiro (82)
      • ►  janeiro (137)
    • ►  2020 (1917)
      • ►  dezembro (141)
      • ►  novembro (213)
      • ►  outubro (253)
      • ►  setembro (164)
      • ►  agosto (198)
      • ►  julho (167)
      • ►  junho (147)
      • ►  maio (145)
      • ►  abril (103)
      • ►  março (140)
      • ►  fevereiro (133)
      • ►  janeiro (113)
    • ▼  2019 (1596)
      • ►  dezembro (127)
      • ►  novembro (148)
      • ►  outubro (178)
      • ►  setembro (145)
      • ▼  agosto (135)
        • Declaração de Othelino deve sepultar CPI da Uema d...
        • Assembleia Legislativa homenageia a cantora Alcion...
        • Prefeitura de São Luís realiza Food Truck Festival...
        • Yglésio pede CPI para investigar transferências su...
        • Adelmo Soares se manifesta sobre queimadas na Flor...
        • Roberto Rocha a caminho do Ministério de Bolsonaro…
        • “Bolsonaro merece Nobel da estupidez”, diz jornal ...
        • Em Paris, cacique brasileiro diz suspeitar da vont...
        • Bandidos explodem agência bancária em São Luís
        • Indústria da moda pede esclarecimento sobre couro ...
        • Cantora Alcione receberá a medalha 'Manuel Beckman...
        • Deputados do PP mediam implantação de escritório d...
        • Prefeito Edivaldo anuncia nova etapa do Programa d...
        • Após reunião, Duarte Júnior seguirá no PCdoB
        • Governistas dizem ter pesquisa com Neto Evangelist...
        • SÉTIMA ARTE! IN LOCO: Filme maranhense Bullying se...
        • Othelino analisa declarações de Bolsonaro sobre qu...
        • LE MONDE! ABELHAS DESAPARECERAM: Disparition des a...
        • Prefeitura comemora Dia da Limpeza Urbana celebran...
        • ALEMA! OAB/MA: Roberto Costa concederá medalha “Ma...
        • Deputado Adelmo Soares promove articulação entre a...
        • Deputado Hélio Soares segue com quadro de saúde es...
        • ALEMA! BEM -ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS: Escola do Legi...
        • Prefeita de Paço do Lumiar retoma filiação à FAMEM
        • Em Matões, Othelino Neto participa do tradicional ...
        • Sarney Filho diz que sinais de Bolsonaro favorecem...
        • ARTIGO! Saúde mais moderna e humanizada:
        • Deputado Zé Inácio participa da posse de jovem mar...
        • Antônio Pereira comemora a inauguração da MA-275 q...
        • Imagem do Dia: Nonato Chocolate pode disputar uma ...
        • Hélio Soares sofre infarto, mas quadro é estavel
        • Chorinho é atração do Reviva, programa da gestão d...
        • ELEIÇÕES 2020! PDT ENSINA PSL: Crise x articulação...
        • São Luís fará protesto contra descaso de Bolsonaro...
        • Adelmo Soares media diálogo entre prefeitos e órgã...
        • Assembleia realiza Sessão Solene em comemoração ao...
        • Assembleia firma parceria com a União de Vereadore...
        • A pedido de Luciano, Fufuca garante recurso para U...
        • Prefeito Edivaldo anuncia programação cultural em ...
        • Focos de incêndio na Amazônia têm assinatura do de...
        • Deputado Roberto Costa vota a favor dos “Personal ...
        • Antônio Pereira anuncia inauguração da MA-275 que ...
        • Othelino Neto participa do tradicional Festejo de ...
        • Bolsonaro diz que Macron evoca 'mentalidade coloni...
        • Edivaldo anuncia pacote de investimentos para área...
        • Othelino Neto e a presidente do Gedema visitam as ...
        • Roberto Costa participa do encerramento do Festejo...
        • ELEIÇÕES 2020! PRÉ-CANDIDATO NETO EVANGELISTA: 'Se...
        • ALEMA! MARANHÃO DO SUL: Deputados estaduais se pos...
        • realizada em todas as escolas da rede municipal o ...
        • Desmatamento na Amazônia seria o dobro do registra...
        • Lula prestes a deixar a prisão…
        • Fábio Macedo destaca realização do Dia Estadual de...
        • “Diálogo com Othelino” traz panorama geral sobre a...
        • Prefeitura de São Luís e Fundação Lemann promovem ...
        • Sibéria queima e a Groenlândia derrete
        • Flávio Dino: Acusado tem direito à liberdade após ...
        • Jornal francês publica charge de Bolsonaro fazendo...
        • Bolsonaro posta vídeo 'na Noruega', mas cenas de c...
        • Prefeito Luciano acompanha mutirão de construção d...
        • Programação cultural da Prefeitura de São Luís enc...
        • Em Chapadinha, deputada Dra. Thaiza recebe aliados...
        • Antônio Pereira participa da entrega de benefícios...
        • Edivaldo destaca o antes e depois da Rua Grande co...
        • Novo projeto de Dra. Thaiza beneficia servidores p...
        • Assembleia Legislativa realiza animada festa em ho...
        • Assembleia Legislativa concede Medalha Manuel Beck...
        • NASA monitora asteroide que pode provocar caos na ...
        • MEIO AMBIENTE! SÃO LUÍS: Educadores da rede munici...
        • Othelino Neto ganha espaço como liderança estadual….
        • Alcântara receberá R$ 10 bilhões para construção d...
        • Osmar Filho ganha corpo contra adversários interno...
        • Núbia mentiu? Dutra não é canhoto
        • 'COMPANHEIRO!' OTHELINO NETO: participa da Marcha...
        • Pinheiro: projeto “TEAmar” vai beneficiar portador...
        • Prefeitura de São Luís abre inscrições para oficin...
        • 'Pega essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok?',...
        • Roberto Costa destaca parceria entre governo e Pre...
        • Deputado Adelmo Soares apoia a 6° Marcha das Marga...
        • Recuperação do Centro é maior investimento nas últ...
        • PT! ELEIÇÕES 2020: Disputa pelo comando do partido...
        • Eliziane Gama assegura que CPMF não irá voltar
        • Dra. Thaiza participa de audiência pública sobre o...
        • Promovida pela Prefeitura de São Luís, Copinha Mun...
        • Alema homenageia ex-deputados vítimas de acidente ...
        • Aprovado projeto de Edivaldo Holanda que beneficia...
        • ' São Luís está em obras!' Afirma nosso prefeito...
        • Apoio de Roberto a Neto Evangelista revela antipat...
        • Osmar Filho é homenageado no aniversário de 41 ano...
        • Bolsonaro ironiza Alemanha por corte de recursos p...
        • Modelos brasileiras marcam presença no desfile de ...
        • Prefeito Edivaldo assina ordem de serviço para a r...
        • JÚLIO VERNE! ' VIAGEM AO CENTRO DA TERRA': A Amazô...
        • Feirinha São Luís celebra Dia dos Pais com apresen...
        • 'Kim Kardashian russa' incendeia redes exibindo cu...
        • Thaiza Hortegal propõe Medalha Manuel Beckman ao p...
        • Deputado Adelmo Soares destaca artesanato caxiense...
        • “O Nordeste precisa ser ouvido e respeitado”, afir...
        • Assembleia promove caminhada 'Alema em Movimento n...
        • Hora do reencontro: qual o legado que Cuca, hoje n...
      • ►  julho (144)
      • ►  junho (115)
      • ►  maio (137)
      • ►  abril (100)
      • ►  março (102)
      • ►  fevereiro (131)
      • ►  janeiro (134)
    • ►  2018 (869)
      • ►  dezembro (84)
      • ►  novembro (74)
      • ►  outubro (121)
      • ►  setembro (120)
      • ►  agosto (102)
      • ►  julho (35)
      • ►  junho (52)
      • ►  maio (76)
      • ►  abril (54)
      • ►  março (80)
      • ►  fevereiro (55)
      • ►  janeiro (16)
    • ►  2017 (349)
      • ►  dezembro (23)
      • ►  novembro (35)
      • ►  outubro (20)
      • ►  setembro (30)
      • ►  agosto (41)
      • ►  julho (50)
      • ►  junho (26)
      • ►  março (14)
      • ►  fevereiro (42)
      • ►  janeiro (68)
    • ►  2016 (390)
      • ►  dezembro (59)
      • ►  novembro (39)
      • ►  outubro (105)
      • ►  setembro (63)
      • ►  agosto (36)
      • ►  julho (30)
      • ►  junho (14)
      • ►  maio (25)
      • ►  abril (10)
      • ►  março (9)

    Contatos

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *


    Blog do Leitão

    O único propositivo do Maranhão

    Facebook

    Tecnologia do Blogger.

    Popular Posts

    • EUFEMISMO/FISIOLOGISMO! ROBERTO COSTA/MDB: define rumo partidário até o fim do mês
        O deputado estadual Roberto Costa, vice-presidente estadual do MDB no Maranhão, declarou nesta quinta-feira, 3, em entrevista ao programa ...
    • Leis em demasia !! Por José Sarney...
      Estamos em época de eleição – e que eleição! Resolvi dar uma olhada na legislação eleitoral e fiquei com tanto medo que desejei ficar sabend...
    • Imprensa de luto…
        Ao findar deste mês de setembro, o maquinário do jornal O Estado do Maranhão terá sido acionado pela última vez, imprimindo suas últimas l...
    • Apoios na guerra
        Mais do que a campanha em si, são as declarações de apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno que têm esquentado a corrida pe...
    • O recorde trágico
        Por  José Sarney O Brasil atingiu, esta semana, um número de mortos pela pandemia de Covid-19 que não pode ser ignorado:  passaram de 400 ...
    • Deixados para trás…
        Do ex-senador João Alberto ao ex-vereador Fábio Câmara, passando por lendas como Ricardo Murad, Pinto Itamaraty, Paulo Marinho e Luís Fern...
    • EUFEMISMO/FISIOLOGISMO! OU OPORTUNISMO POLÍTICO: Roberto Costa enterra a candidatura de Roseana ao governo do estado
        O deputado estadual, Roberto Costa (MDB),  enterrou definitivamente a esperança da  ex-governadora e presidente do MDB ,  Roseana  Sarney,...
    • CoronaVac e incoerência
      Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) – e praticamente todos os seus alia...
    • A Pandemia
        Por  José Sarney A grande epidemia, logo tornando-se pandemia, da civilização digital que está em curso é a primeira, e queira Deus que se...
    • POLÍCIA! BARÃO DE GRAJAÚ: ex-prefeito Gleydson Resende( Marido de Talita Lacy) pode ser preso por ‘sumiço’ de R$ 87 mil de servidores
          O ex-prefeito Gleydson Resende, de Barão do Grajaú, descontou em folha de pagamento o valor de R$ 87.220,94 e não repassou os valores pa...

    Fale conosco:

    (98) 988235222

    Newsletter

    Subscreva a nossas noticias

    Digite seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter.

    Copyright © 2014 • Blog do Leitão | Design Dude's Estúdio