Chorinho é atração do Reviva, programa da gestão do prefeito Edivaldo que leva cultura às praças do Centro Histórico

, , No Comments

Instrumental Pixinguinha animou a programação cultural na Praça da Mãe d'Água na noite desta sexta-feira (23); moradores e turistas aproveitaram o show gratuito. 


.Um dos grupos mais tradicionais de choro do Maranhão, o Instrumental Pixinguinha, foi a atração desta sexta-feira (23), no palco do Arte na Praça. O projeto é parte do Programa Reviva Centro, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que embala ludovicenses e turistas todas as sextas, na Praça da Mãe d'Água. A programação inicia às 18h, sempre gratuita, com conforto, segurança, boa música e paisagem cênica dos casarões e praças do Centro Histórico da capital maranhense.
O Instrumental Pixinguinha é bastante conhecido das rodas de choro de São Luís, composto pelos os músicos João Neto (flauta transversal), Raimundo Luiz (bandolim), Juca do Cavaco (cavaquinho), Domingos Santos (violão de 7 Cordas) e Nonato Oliveira (percussão). Formado na década de 80 por professores da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), lançou em 2005 o disco 'Choros Maranhenses' e se apresenta em diversos espaços artísticos da capital e interior do Maranhão e outros estados. No repertório, clássicos do chorinho, com destaque para obras de mestres como Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.
O secretário municipal de Cultura destacou a participação da população e a valorização dos grupos locais. "A nossa grande satisfação é ver a população participando com continuidade, toda semana, e trazer diversos grupos locais para mostrar o talento dos nossos artistas. A programação tem atraído ludovicenses e turistas que nos dão um retorno positivo, mostrando que acertamos na escolha do chorinho para compor o Arte na Praça. A gestão do prefeito Edivaldo  tem políticas culturais de qualidade e, sem dúvidas, quem ganha é a cidade de São Luís", destacou Botão.
A música é a comunicação universal. Os turistas da Itália Angela e David Berselli falam e entendem pouco Português, mas isso não foi empecilho para aproveitar a programação cultural da cidade. Foi a primeira vez que vieram, estando há duas semanas no Brasil e em uma passagem curta de dois dias por São Luís. "É nosso último dia aqui, mas pretendemos voltar. Gostamos da cidade e da programação", disseram.
O casal Ubiratan Teixeira Filho e Margarida Macedo também prestigiou a programação. Eles são de São Luís, mas ela já mora há mais de 40 anos em Brasília. "Venho sempre. Estamos adorando a programação. Participamos na quarta do Passeio Serenata e queremos ir no sábado ao Jazz. Espero que essa programação permaneça sempre, pretendemos voltar outras vezes", falou Margarida Macedo.
PROGRAMAÇÃO
Neste sábado (24), a partir das 18h30, o pianista Marcelo Rabelo se apresenta no Complexo Deodoro. Já no domingo (25), a programação começa a partir das 8h na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. Entre as atrações estão a Banda da Feirinha, Expocine 2019, Capoeira Raízes do Brasil, show de MPB com Marcelo Rabelo, show regional com Mariana Rosa, e apresentação com Os Parças.  A programação cultural da Feirinha vai até às 15h.
Em seguida, a partir das 17h, a programação se concentra no Complexo Deodoro. Voltada para o público infantil, as atividades serão comandadas pelo grupo Nave e pela Trupe Cara de Palco. A programação para as crianças inclui brincadeiras, jogos e atrações musicais. Ainda no espaço do Complexo Deodoro a plateia irá se divertir também com palhaços, contações de histórias e músicas engraçadas.
REVIVA CENTRO
O Programa Reviva Centro leva programação cultural gratuita a praças do Centro Histórico de São Luís, como o Complexo Deodoro, a Praça Benedito Leite e a Praça da Mãe d'Água, além de outros espaços da área central da cidade.
Um dos objetivos é promover a revitalização da área central da cidade, com música, teatro, dança e muito mais. Fazem parte os projetos Arte na Praça, Passeio Serenata, Sarau Histórico, Feirinha São Luís e Roteiro Reggae, que incluem apresentação musical de choro, jazz e blues, atividades recreativas para as crianças e apresentações culturais. O programa segue com atrações até dezembro.

0 comentários:

Postar um comentário