ARTIGO! Saúde mais moderna e humanizada:

, , No Comments









Por Edivaldo Holanda Júnior.
A saúde é umas das áreas mais desafiadoras para se administrar em uma grande cidade, mas desde quando assumi a Prefeitura de São Luís coloquei como uma das prioridades transformar o cenário muitas vezes degradante em que o setor se encontrava. No decorrer desses anos já conseguimos avançar muito, acabando com problemas que pareciam não ter solução. Para expandir essas melhorias e garantir que população tenha cada vez mais um atendimento moderno, qualificado e humanizado, essa semana anunciei um pacote de obras que inclui reformas de unidades de saúde, aquisição de equipamentos, mobiliário especial, veículos de serviço e ambulâncias.
Mesmo em meio a um cenário de crise no país e carência de repasses financeiros federais, a nossa gestão tem conseguido imprimir um novo vigor administrativo com planejamento estratégico, políticas públicas responsáveis e atraindo parcerias nas esferas públicas e privadas. Os benefícios proporcionados a partir desse esforço da nossa gestão foram apresentados no seminário Gestão de Resultados na Saúde de São Luís, que reuniu centenas de gestores de todas as áreas da saúde no Município. Avançamos, por exemplo, da atenção básica à media e alta complexidade com a estrutura de toda rede de postos de saúde e das unidades de urgência e emergência; no serviço de  marcação de consultas; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras conquistas que não seriam alcançadas sem a dedicação da equipe, focada na boa prestação de serviços à população.
Os bons resultados não param de chegar, mas não vamos nos acomodar, pois cuidar da cidade requer atenção constante e trabalho árduo. Por isso vamos realizar um grande investimento, por exemplo, com reforma de oito unidades básicas de saúde; das Unidades Mistas do Bequimão e do São Bernardo, que atendem um grande número de pacientes, localizadas em grandes áreas populacionais; do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), que recebe anualmente milhares de pacientes, tanto da capital como do interior; entre muitos outros.
As melhorias também incluem a Ouvidoria; o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); a Usina de Gás da UPA da zona rural; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Alemanha; e a Escola Técnica do SUS (ET-SUS). No quadro geral da saúde em São Luís, este novo momento de investimentos vai trazer muito mais qualidade aos serviços prestados, propiciando conforto e comodidade ao cidadão.
Ainda tem mais investimentos e aquisições na área da saúde, como veículos para ações no setor de zoonoses, viaturas com tração 4×4 e novos automóveis convencionais para trabalhos diversos e mais cinco ambulâncias Samu. A lista de equipamentos que serão adquiridos é grande, como de aparelhos de Raio-X móveis e Raio-X fixo digital, cadeiras odontológicas completas e ultrassom odontológico, equipamentos de informática, mesas cirúrgicas elétricas, aparelhos de anestesia, bisturi elétrico, focos cirúrgicos, arcos cirúrgicos e sistema de vídeo endoscopia.

Estou empenhado, junto com toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em continuar transformando a maneira de atender o cidadão, proporcionando mais bem-estar, atenção e dignidade para quem precisa. São Luís, na minha gestão, vive um novo momento, de respeito ao cidadão, zelo e a aplicação correta dos recursos públicos. Ainda tem muito mais por vir, não apenas na Saúde, mas em todas as áreas

0 comentários:

Postar um comentário