Dois movimentos bem distintos, mas significativos no cenário que se desenha para a disputa das eleições 2020 em São Luís, ganharam destaque na imprensa e na análise política local.
Trata-se do anúncio antecipado de pré-candidatura pelo PSL do superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Nordeste, coronel Monteiro, e da renúncia à pré-candidatura do PDT por Ivaldo Rodrigues, como gesto de apoio ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho.
No primeiro caso, crise e mal-estar no PSL. O presidente estadual da sigla, vereador Chico Carvalho, fez questão de divulgar nota de esclarecimento, com a informação de que – apesar de Monteiro já manifestar o desejo pela disputa ao Executivo, a pré-candidatura anunciada não está vinculada a uma decisão partidária.
Na nota, Chico afirma que o PSL ainda não discutiu as eleições 2020 internamente, não lançou qualquer pré-candidatura e classifica o anúncio de Monteiro como um “ato simbólico”, portanto particular.
Já no segundo caso, o que houve foi a consolidação de um projeto do PDT – dono do atual mandato com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior -, com o apoio de Ivaldo Rodrigues a Osmar Filho.
Se de um lado as coisas ainda não estão bem definidas e o rumo é incerto, do outro a organização, as articulações e o consenso parecem já estabelecidos.
O caminho, contudo, é longo…
Estado Maior