PT! ELEIÇÕES 2020: Disputa pelo comando do partido no Maranhão está acirrada

, , No Comments
Augusto Lobato é favorito para vencer à eleição do (PED)  de novo.


Diferentemente dos últimos anos, as eleições do PT do Maranhão vai estar polarizada e não mais pulverizada. Se nas disputas anteriores, várias chapas foram inscritas, dessa vez apenas dois grupos devem rivalizar pelo comando do diretório estadual. O primeiro será liderado pelo atual presidente Augusto Lobato que terá o apoio do deputado estadual Zé Inácio; do ex-secretário Márcio Jardim; Henrique; Teresinha Fernandes; Mundico Teixeira, Rodrigo Comerciário e outros. Já o outro nome será o de Francimar Melo que contará com o apoio do vereador Honorato Fernandes; do deputado federal Zé Carlos e parte do antigo grupo ligado a Bira do Pindaré, a Militância Socialista.

Vale lembrar que nas eleições passadas, apesar da chapa de Zé Inácio ter obtido o maior número de votos, ele acabou sendo derrotado, pois no Congresso Estadual, Augusto Lobato e Francimar Melo/Honorato Fernandes se uniram para vencer a eleição. Desse vez, todos esses personagens estão em campos opostos.



Existe uma orientação nacional para que a CNB – Construindo um Novo Brasil – esteja unida na disputa interna do PT. Essa corrente petista tem como principais nomes no Maranhão, o deputado estadual Zé Inácio, o vereador Honorato Fernandes e Francimar Melo, mas até o momento não há entendimento entre o trio, e devem acabar seguindo caminhos distintos.

Com a polarização da disputa, torna-se totalmente imprevisível o resultado final da disputa, mas abre mais uma vez uma fissura no PT, que sofre de forma constante com a falta de unidade interna.

São Luís

A disputa na capital maranhense seguirá o mesmo rumo. O partido terá uma disputa entre o atual presidente Honorato Fernandes e o ex-vereador Kleber Gomes. Porém nesse embate, o atual representante dos petistas no parlamento municipal leva expressiva vantagem em relação ao seu adversário, e deve levar a eleição de forma tranquila.

A escolha do novo presidente do PT de São Luís e demais municípios ocorre dia 8 de setembro. Já a escolha do presidente estadual acontece nos dias 19 e 20 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário