Focos de incêndio na Amazônia têm assinatura do desmatamento, diz Nasa

, , No Comments

Cientista da agência americana diz que cenário semelhante foi visto de 2002 a 2004, quando desmate era superior a 20 mil kmquadrados por ano.

Pesquisadores da Nasa que monitoram focos de queimada no planeta afirmam que seus dados sobre o Brasil estão consistentes com o aumento abrupto que o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) vem reportando nas últimas semanas. 
"Vimos sinais de que o desmatamento está aumentando neste momento", diz Douglas Morton, chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas do Centro Goddard de Voo Espacial da Nasa, em Maryland, nos Estados Unidos.
Segundo o pesquisador, é possível correlacionar os principais focos de calor detectados pelos satélites Terra e Aqua da Nasa ao corte raso de floresta na região, e não a outros tipos de atividade que implicam queimadas sem desmatamento, como limpeza de pastos, preparo de plantios ou queima de bagaços.
Focos de incêndio e fumaça em Rondônia em 16 de agosto de 2019 - Dados de satélite do EOSDIS, programa de observação terrestre da NASA
Focos de incêndio e fumaça em Rondônia em 16 de agosto de 2019 - EOSDIS/NASA
"Dez dias atrás, olhei as imagens dos nosso sensores dos satélites em órbita e eles mostravam claramente os focos de calor separados, com colunas de fumaça enormes saindo daquelas áreas da fronteira agrícola, como Novo Progresso, a região da Terra do Meio, no Pará, e o sudeste do estado do Amazonas", afirma Morton à Folha

0 comentários:

Postar um comentário