O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), no ‘encerramento’ dos trabalhos da Casa em 2019, teve a sua postura conduzindo o parlamento maranhense elogiada.
O detalhe é que o reconhecimento pela condução do Legislativo do Maranhão, não partiu apenas dos colegas de partido e/ou grupo político, mas de praticamente todos os parlamentares.
Apesar de ter lado político e ser fiel ao seu grupo, comandado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), Othelino Neto tem sempre conduzido a Assembleia Legislativa com igualdade entre os demais 41 deputados, independente de serem governistas ou oposicionistas.
O primeiro parlamentar a destacar a postura justa e a liderança de Othelino Neto, que ficará à frente da Assembleia Legislativa até o fim de janeiro de 2023, foi o deputado Marco Aurélio (PCdoB).
No entanto, o que mais chamou atenção foi justamente o reconhecimento dos adversários políticos de Othelino, os deputados oposicionistas da Assembleia Legislativa.
O deputado César Pires (PV) afirmou que, mesmo em seu papel de oposição, sempre reconheceu as qualidades do presidente Othelino Neto. Lembrou, inclusive, haver ligado para ele logo após o resultado das eleições, para afirmar que votaria com ele em sua recondução para a presidência da Assembleia Legislativa, em reconhecimento ao seu grande trabalho.
“Lá atrás deixei claro que Vossa Excelência poderia contar com o meu voto, justamente pela sua postura. Ainda que a Oposição seja pequena, sempre foi respeitada aqui e tem a voz firme, uma decisão tomada para dizer assim: ‘obrigado,
Othelino, segue a tua saga, segue o teu caminho, só nos resta te aplaudir'”, afirmou César Pires.
Já o primeiro vice-presidente da Casa, deputado Glalbert Cutrim (PDT) deixou claro a satisfação de dividir a Mesa Diretora com Othelino e que aprendeu bastante com a postura adotada pelo atual presidente do Legislativo do Maranhão.
“Quando eu entrei aqui, trouxe uma lição do meu velho pai [Edmar Cutrim], que a gente tinha que escutar muito para aprender, e falar pouco. Aprendi muito com alguns aqui, inclusive com esse grande líder que hoje a gente tem a honra de tê-lo como presidente, mas que durante esses 5 anos que estou aqui no parlamento, talvez pelos conselhos, pela amizade, pela retidão que ele tem comigo, também com os nossos pares, eu tenho a honra de ser um grande soldado dele, e ele sabe disso”, destacou.
Outro oposicionista que fez questão de destacar a gestão de Othelino, foi o deputado Wellington do Curso (PSDB). O parlamentar fez questão de ressaltar o respeito de Othelino pelos deputados da Oposição.
“Vossa Excelência é muito respeitoso com todos nós, da oposição. Vossa Excelência até hoje, nunca, foi incapaz de terminar um pronunciamento. Vossa Excelência respeita o nosso posicionamento de fiscalizar, de cobrar, de denunciar. Muito embora exista proximidade, Vossa Excelência é do PCdoB, Vossa Excelência tem uma aproximação muito grande com o governo do estado, mas na condição de presidente desta Casa, Vossa Excelência trata todos de forma igual, parabéns pela maneira como conduz o nosso parlamento”, destacou.
E foi justamente graças a essa postura equilibrada, dentro e fora do parlamento, que Othelino Neto tem construído as condições de disputar a eleição majoritária já em 2022.
É aguardar e conferir.
Fonte: ALEMA/Blog Jorge Aragão.