VI Mostra de Talentos organizada pela gestão do prefeito Edivaldo movimentou o Complexo Deodoro neste fim de semana

, , No Comments

A mostra reuniu no palco crianças, adolescentes e idosos dos equipamentos sociais e fez parte da programação do Reviva Centro Especial de Natal, realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Cidadania e talento marcam as apresentações da VI Mostra de Talentos organizada pela gestão do prefeito EdivaldoAs vivências e histórias das diversas comunidades de São Luís foram apresentadas em forma de teatro, poesia, dança  e canto nesse final de semana no Complexo Deodoro, com a VI Mostra de Talentos. Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), o evento que teve como tema principal “Conhecendo nossa história: eu e a comunidade” integrou a programação do Reviva Centro Especial de Natal, realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, e reuniu no palco crianças, adolescentes e idosos dos equipamentos sociais.
“As apresentações culturais vistas são o resultado de um esforço coletivo que envolve tanto os servidores dos 20 Cras (Centro de Referência da Assistência Social), dos três Centro de Convivência Casa do Bairro, Vila, Luizão e Circo Escola, como das 58 instituições parceiras que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) junto conosco. A sensibilidade da gestão do prefeito Edivaldo trouxe para esse cenário belíssimo que é o complexo Deodoro o talento das pessoas acompanhadas pela Assistência Social nesse Serviço”, disse emocionada a gestora da Semcas, Andreia Lauande.
O evento marca a culminância das atividades artísticas desenvolvidas ao longo do ano de 2019, nos 229 grupos que compõem o SCFV, nos mais diversos bairros da capital.  No total, 18 grupos exibiram seus talentos para familiares e público presente na VI Mostra de Talentos. As crianças e adolescentes vinculados aos Cras Coroadinho,por exemplo, levaram para o palco em forma de Rap os estigmas, preconceitos e superações vivenciadas por aquela comunidade. A apresentação reuniu os acompanhados das instituições parceiras Associação das donas de Casa da Salinas do Sacavém, CEPEC e União dos Moradores da Vila dos Frades.
Um misto de nervosismo e felicidade tomou conta de Raissa Soares, de 14 anos, no SCFV há três anos. Ela foi uma das adolescentes que fez o público vibrar na hora do rap.  “Nós ensaiamos muito, é muito esforço, mas conseguimos. Fizemos ainda melhor do que imaginávamos, apesar do nervosismo e da emoção de estar em um palco tão grande e diante de tanta gente. Foi maravilhoso, sou muito grata por tudo que tenho aprendido naquele grupo”, declarou Raissa radiante.
A noite também foi de homenagem. O Cras Cohab reverenciou o escritor e poeta Alberico Carneiro “prata da casa” do bairro. A história do professor formado em letras foi contada, em uma clara demonstração de valorização e respeito contidas nesses locais, mas desconhecida da maioria das pessoas. O escritor frequentou alguns ensaios junto com a equipe e esteve presente para receber os aplausos. Outra marcante dramatização foi a das crianças e adolescentes do Cras Anil vestidos de operários para recontar a historia da fábrica de tecidos localizada no bairro, onde hoje funciona o Centro Integrado Rio Anil (Cintra).
A professora da rede pública municipal, Ludmila Ferreira, 55 anos assistiu pela primeira vez à Mostra de Talentos e ficou feliz com o que viu. “Eu não conhecia esse serviço, e é muito bom saber que um trabalho como esse é realizado. Até agora eu gostei de tudo que vi. Importante para esses jovens de hoje terem orientações e experiências como essa, isso ajuda a construir um adulto e uma cidade melhor”, disse a professora.
A MOSTRA
A Mostra de Talentos entrou para o calendário da Semcas há seis anos, como culminância das atividades do SCFV, que é desenvolvido nos Centros de Referência e Assistências Social (Cras), os Centros de Convivência da Vila Luizão, Casa do Bairro e Circo Escola e por meio de instituições conveniadas. O evento tem como foco promover a integração e a valorização dos talentos individuais e coletivos, fortalecendo a troca de experiências entre os diversos grupos da instituição, bem como valorizar as diferentes formas de expressão artística.

A- A+

0 comentários:

Postar um comentário