Cortejos, shows e recreação infantil foram atrações do fim de semana no Reviva Centro Especial de Natal

, , No Comments

Programação elaborada pela gestão do prefeito Edivaldo levou, de sexta-feira a domingo, atrações culturais à Rua Grande e Complexo Deodoro.

Cortejos, shows e recreação infantil foram atrações do fim de semana no Reviva Centro Especial de Natal...
Domingo. O Complexo Deodoro reluz por toda parte em várias cores com a decoração natalina, enquanto o público se reúne para assistir à recreação infantil do Programa Reviva Centro Especial de Natal, evento criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A criançada curtiu apresentação da Turma do Mickey de Natal e contação de histórias musicadas com os tripalhaços Azedinho e Foguinho, além do show infantil com a Banda Vagalume. O programa é promovido pela Prefeitura de São Luís e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
“Estamos em período de férias escolares e o Natal está próximo, e percebemos a cada dia um aumento de público acompanhando a programação de fim de ano da Prefeitura. Este fim de semana tivemos dois cortejos natalinos na Rua Grande e Deodoro, além de apresentações de chorinho, jazz e recreação infantil”, destaca o secretário municipal de Cultura Marlon Botão.
A dupla Azedinho e Foguinho iniciou as atividades com brincadeiras envolvendo crianças e pais, recreação, acrobacias, malabares e a alegria contagiante que os palhaços têm de sobra. Uma das brincadeiras foi uma árvore humana, formada por três pais na base, dois garotos em cima e uma garotinha no topo. "A árvore simboliza a união que todo mundo precisa ter, principalmente nesse período de Natal", explica o palhaço Azedinho.
O pequeno Ian Lopes, de 7 anos, foi um dos garotos que participou da árvore humana e conta que foi muito divertido. "Foi a brincadeira mais legal de todas. Gosto de palhaços porque fazem coisas para alegrar as crianças. Meus pais trabalham aqui vendendo água, então venho todo fim de semana. Acho muito legal", destaca.
Quando a Banda Vagalume começou a se apresentar, a Turma do Mickey entrou para participar da festa. Todos estavam fantasiados com motivos natalinos. A Turma do Mickey conta com os personagens Mickey, Minnie, Donald, Margarida, Pateta e Pluto, que interagiram com o público e tiraram muitas fotos.
Giovana Oliveira, do alto dos seus 5 anos, foi uma das crianças chamadas pela Banda Vagalume para cantar no palco. A mãe dela, a engenheira de produção Mariane Monteiro Oliveira estava às voltas tirando fotos da filha no palco e também junto com os personagens da Turma do Mickey. Também vieram o esposo, o engenheiro de produção Bruno Cabral e o outro filho do casal, Theo, de cinco meses.
"Depois que a Deodoro foi reformada, é a primeira vez que venho. Mas já fomos ver o chorinho na Praça da Mãe d'água. A programação é maravilhosa, um momento de lazer para a família, vir à praça, trazer os filhos, confraternizar. Vieram também minha mãe e irmãs”, revela Mariane Monteiro Oliveira.
CORTEJO
Mantendo a tradição de reis e pastores, o cortejo Reisado Folias de Natal levou à Rua Grande e Complexo Deodoro toda a alegria das comemorações natalinas tradicionais, com a riqueza da arte popular maranhense, no sábado (14), às 18h. Realizado pela Fênix Produções, o cortejo apresenta personagens característicos das folias de reis, grupos de pastores e personagens mais contemporâneos. Este ano, teve participações especiais da Companhia Rosana Fernandes e artistas do filme Muleque Té Doido.
Os reisados e grupos de pastores são heranças dos povos ibéricos (Portugal e Espanha), podendo ser encontrados em todos os continentes. No Brasil, ganharam características próprias na dança, na forma de vestir, tocar, cantar e dançar. Narram a viagem dos Reis Magos e dos pastores até Belém, onde nasceu o Menino Jesus. “Em breve, o Folias de Natal terá sua trajetória narrada em disco e livro”, conta o coordenador do cortejo, William Moraes Corrêa.
Logo depois, a cantora maranhense Lucille Berce fez show de jazz com influência de grandes vozes femininas, convidando o público a mergulhar na atmosfera da vintage music. Atualmente com 21 anos de idade, natural de Chapadinha (MA), ela vem atuando na cena jazz desde 2015, mas começou os trabalhos profissionais na música em 2013, com 15 anos. Entre 2018 e 2019, foi atração em grandes festivais pelo país como Bonito Blues & Jazz (MS), Pedra Azul Blues & Jazz (ES), Ilha do Mel Jazz Festival (PR) e Vitória Jazz e Blues Festival (ES).

0 comentários:

Postar um comentário