Cortejo natalino promovido pela gestão do prefeito Edivaldo anima maior centro do comércio popular da cidade

, , No Comments


No mês de dezembro, a Rua Grande ganha um atrativo especial às sextas-feiras: um animado cortejo natalino promovido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O maior centro do comércio popular da cidade recebe a cada semana um grupo local, que sobe do Largo do Carmo em direção ao Complexo Deodoro, levando personagens típicos da época e reavivando o espírito natalino em quem passa por ali. Na última sexta (20), o público conferiu o Reisado Folias de Natal, com o Bloco Os Foliões, e show de Natal 'Ministério Vida em Comunhão'.
“O cortejo nos lembra as nossas tradições, de festejos de rua, da festa popular. É muito bonito ver o clima que ele traz, anima quem está passando, convida o público a se juntar. A Rua Grande está no seu horário de pico, lotada, ainda mais nesse fim de ano e não poderia ter um cenário melhor. A Prefeitura tem realizado toda semana um animado cortejo natalino pelo Centro, com início no Largo do Carmo, percorrendo o centro comercial da Rua Grande e terminando em grande festa na Praça Deodoro, onde tem outras programações culturais. Esta semana também faremos cortejo no sábado, porque o comércio fica aberto mais tempo para atender as demandas de natal”, explicou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
Mantendo a tradição de reis e pastores, o Reisado Folias de Natal levou às ruas toda a alegria das comemorações natalinas tradicionais, com a riqueza da arte popular maranhense. O desfile teve direito a personagens característicos das folias de reis e dos grupos de pastores, além de personagens mais contemporâneos, como o Papai Noel, que faz  parte das comemorações universais nesse período. O espetáculo foi criado em janeiro de 1998, para a mostra Reisados e Outras Coisas, coordenada pelo Professor Euclides e pelo jornalista William Moraes Corrêa.
No mesmo ano, foi apresentado em festivas internacionais de folclore na França e na Bélgica, a convite do Conselho Internacional de Folclore (CIOFF). Em 2000, foi a vez do Festival Internacional de Praia Grande (SP) conhecer a beleza das Folias de Natal. O nome sugestivo ajudou a inspirar um musical homônimo da Xuxa, na Rede Globo, através de contatos e sondagens feitas pela produção do programa em São Luís.
O espetáculo narra a viagem dos Reis Magos e dos Pastores até Belém, onde nasceu o menino Jesus. Intercalando danças, músicas, encenações teatrais e versos de repentes, o elenco é formado por 60 pessoas e convida o público a fazer parte dessa animada viagem, onde os mais diversos personagens vão sendo encontrados e se integram ao festivo cortejo. Encenado pelo Bloco Os Foliões, o Reisado se mantem presente nas ruas, palcos e igrejas do Maranhão e de outros centros, desde a sua fundação. Eles louvam ao menino Jesus com muita alegria e irreverência, além de visitar casas e presépios.
Além do cortejo, o público pôde conferir o show do Ministério Vida em Comunhão, formado por músicos maranhenses e com repertório de música sacra e natalina. O grupo tem três anos de atuação e encantou a todos com seus arranjos e vozes harmoniosas. Como foi o caso das participantes da Comunidade e Vida, que iriam fazer uma ceia de Natal com moradores em situação de rua da redondeza. “Fazemos todos os anos e hoje ficamos para ver a programação antes, enquanto esperamos. Gostamos bastante”, contou Irlete Carneiro, natural de Chapadinha e moradora de São Luís. Ela estava acompanhada do pai Domingos Carneiro, da irmã Iris Carneiro e das amigas Rose Almeida e Glória Silva.
Quem também prestigiou o show foi Priscila Pereira, da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, acompanhada de sua filha Maria Cecília, de 6 anos. “Já é o terceiro final de semana que a gente vem, desde a abertura da programação e também na Cantata Natalina. Vamos vir no domingo na programação infantil, minha filha gosta bastante. O que achei mais interessante é que nos faz vivenciar o verdadeiro espírito do natal, convida as pessoas a se confraternizarem e mostra que o Natal não é só consumo”, ressaltou.
A programação de natal acontece também aos sábados e neste domingo (22), o Arte na Praça anima a criançada com os personagens de Natal, show de mágica com Viktor Aiko e show natalino com o grupo Carrossel Encantado, a partir das 17h, no Complexo Deodoro.

0 comentários:

Postar um comentário