Duarte Jr. coordena segunda audiência para definir local de instalação da Defensoria Pública na Zona Rural

, , No Comments
Duarte Jr. coordena segunda audiência para definir local de instalação da Defensoria Pública na Zona Rural
Duarte Júnior disse na audiência que os recursos para aconstrução do núcleo da DPE já estão disponíveis.
O deputado Duarte Júnior (PC do B) coordenou, na noite de quarta-feira (18), a segunda audiência pública para definir o local para a instalação de um núcleo da Defensoria Pública Estadual (DPE), na Zona Rural de São Luís. O evento ocorreu na sede da Associação Beneficente e Recreativa da Vila Itamar e contou com a participação de defensores públicos e lideranças comunitárias do bairro e de áreas adjacentes.
A primeira audiência aconteceu no dia 4 deste mês, na Vila Nova República, ocasião em que moradores sugeriram que a DPE poderia ser instalada no Terminal de Integração do Distrito Industrial, com o argumento de que ali é o local adequado, por conta da localização estratégica e praticidade.
O objetivo das audiências é consultar as comunidades sobre o melhor local para ser implantada a primeira Defensoria Pública de uma das mais importantes áreas da cidade. O órgão levará serviços do núcleo de defesa do consumidor e de outros especializados na defesa dos direitos dos cidadãos, para cerca de 100 mil moradores dos 90 bairros que compõem a Zona Rural da capital maranhense.
Empenhado nesta tarefa, o deputado Duarte Júnior direcionou uma emenda parlamentar no valor de R$ 390 mil. Ele justifica sua iniciativa, enfatizando que a Zona Rural é uma área que necessita de uma melhor atenção por parte do poder público.
“Como dirigente do Procon, consegui instalar um posto do órgão, um posto policial e um do Viva na Zona Rural. Agora, estou empenhado na instalação dessa unidade da Defensoria Pública. Também coloquei uma emenda no valor de R$ 200 mil para que seja construído um complexo no Parque da Juçara, no Maracanã, com o objetivo de fortalecer aquela tradicional festa, no sentido de que o Parque venha a funcionar o ano inteiro, gerando emprego e renda”, afirmou.
O parlamentar disse ainda que os recursos para a construção do núcleo da DPE já estão disponíveis, faltando apenas a escolha do local, para que a licitação seja feita e, consequentemente, iniciada a obra.
Elias Auê
A audiência contou com a participação de defensores públicos e lideranças comunitárias da Zona Rural de São Luís
A audiência contou com a participação de defensores públicos e lideranças comunitárias da Zona Rural de São Luís
Sustentável 
Na opinião de César Amaral Pereira, presidente da Associação Beneficente e Recreativa da Vila Itamar, o bairro é o mais adequado para receber a unidade da DPE. “Aqui é o início da Zona Rural I. É também a entrada e a saída da cidade. Além disso, nós temos um terreno que pode ser disponibilizado para a obra”, afirmou.
Compartilha do mesmo pensamento o líder comunitário do Recanto Verde, Raimundo  Duarte, um dos mais entusiasmado com o projeto.
O subdefensor público geral, Gabriel Furtado, mostrou aos moradores presentes à reunião a importância da Defensoria Pública na Zona Rural e disse que a DPE será sustentável e econômica, formado por contêineres e equipada com placas solares, a um custo de instalação 70% mais barato.
Também participaram da audiência o defensor público Rairon Laurindo, além de representantes de diversos bairros de áreas próximas, como Recanto Verde, Tirirical, Vila Sarney e Vila Batatã.
Na ocasião, ficou definido que a próxima audiência acontecerá na Vila Sarney, em data ainda a ser agendada com o deputado e lideranças do bairro.

0 comentários:

Postar um comentário