PSB também quer redistribuição de sobras e vaga para Clayton Noleto

, , No Comments

 


O MDB do Maranhão provocou o debate que segue ganhando corpo em todo o Brasil, afinal caso a Justiça Eleitoral aceite o argumento da legenda iremos ter mudanças entre os eleitos para a Câmara Federal e assembleias legislativas em todo o Brasil. 

Só que depois do MDB, foi a vez do PSB do Maranhão também questionar o cálculo que definiu a distribuição de vagas no pleito para a Câmara Federal, já que o partido entende que houve um erro “na distribuição das vagas destinadas para as sobras”.

O PSB, assim como o MDB, defende que as legendas que não conseguiram alcançar o quociente para eleger um deputado federal, algo em torno de 205 mil votos, não poderiam entrar na disputa para pleitear a eleição de um candidato pela sobra, pelo menos num primeiro momento.

Na petição, assinada pelo presidente do PSB no Maranhão, deputado federal Bira do Pindaré, o partido fez questão de ressaltar as legendas que alcançaram o quociente e deveriam entrar no rateio das sobras iniciais, para só depois contemplar partidos que alcançaram 80% do exigido para eleger um deputado. O PSB cita, assim como o MDB, o Inciso I do artigo 109 do Código Eleitoral.

Caso a tese seja acatada, dois deputados eleitos perderiam o mandato, Cléber Verde e Márcio Honaiser, uma vez que os partidos Republicano e PDT, respectivamente, não alcançaram o quociente eleitoral. Os beneficiados com um novo cálculo para a distribuição de vagas seriam Hildo Rocha (MDB) e Clayton Noleto.

0 comentários:

Postar um comentário