Pelo menos dois políticos do Maranhão, nas eleições de 2022, demonstraram força política na disputa pelo legislativo e responderam positivamente ao teste da urnas. 

O primeiro foi o prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Reconhecido como um dos melhores gestores do Maranhão, Gentil enfrentou o desafio de ajudar a eleger a atual companheira, deputada Daniella (PSB), e a filha Amanda Gentil (PP). 

As duas estavam em partidos com situação difícil de eleição. Daniella tentou se reeleger no PSB, partido que tinha maior número de deputados brigando para retornar a Assembleia Legislativa. Daniella obteve 47.277 votos e conseguiu se reeleger. Dentro do PSB, Daniella ficou a frente de outros deputados de mandato, como: Yglesio Moyses, Antônio Pereira, Édson Araújo, Adelmo Soares e Marco Aurélio.

Já Amanda Gentil, que pela primeira vez era testada nas urnas, estava no PP, onde muitos apostavam que apenas o atual deputado André Fufuca conseguiria se reeleger, principalmente após algumas desistências de pré-candidaturas antes do início da campanha. No entanto, a boa votação de Fufuca (135.078 votos) e Amanda Gentil (108.699), fez com que os dois conseguissem lograr êxito no pleito.

Sendo assim, Fábio Gentil conseguiu, o que para muitos era quase impossível, eleger a atual companheira e a filha. Bom para Caxias, bom para Fábio Gentil, que sai das eleições 2022 como uma força política no Maranhão.

Josimar – Mesmo depois de dois anos de desgaste político por conta de algumas operações policiais, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), alguns gostando ou não, demonstrou, mais uma vez, sua força política no Maranhão.

Josimar conseguiu algo raro na política nacional, principalmente maranhense, eleger dois deputados federais da mesma família.  

Além de conseguir se reeleger com 158.360 votos, Josimar ainda observou a sua esposa, deputada estadual Detinha, vencer a eleição para deputada federal e, de quebra, ser a mais votada do Maranhão com 161.206 votos.

Além disso, Josimar ainda conseguiu fazer uma boa bancada do PL na Câmara Federal, quatro eleitos, e na Assembleia Legislativa, cinco deputados. O detalhe é que os deputados estaduais eleitos está a sobrinha de Josimar, Fabiana Villar.

É inegável que Josimar, nas eleições de 2022, reafirma sua força eleitoral e política no Maranhão. 

Fonte: Jornalista Jorge Aragão.