Por orientação do próprio governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reeleito no 1º Turno, somente após a realização do 2º Turno das eleições de 2022, será debatido a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/2024. 

No entanto, não é segredo para ninguém que o atual presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), tem demonstrado interesse em seguir nos dois próximos anos comandando o parlamento maranhense, inclusive já com conversas adiantadas com alguns deputados. Só que Othelino travou as conversas, inclusive seguindo a orientação do governador.

Nos bastidores, um outro nome estava sendo ventilado, o do ex-presidente da Casa, Arnaldo Melo (MDB).

Nesta quarta-feira (19), em entrevista a TV Cultura, na própria Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, quando perguntado sobre o assunto, não titubeou. O ex-presidente do parlamento assegurou que seu nome está sim a disposição, mas deixou claro que acredita num consenso, principalmente pelo clima de harmonia existente.

“Fomos 42 deputados eleitos para a próxima Legislatura, então, todos os 42 são legítimos. Eu acredito que a grande maioria deseja administrar a Casa, desejam compor a Mesa e isso também é natural. Eu sou o deputado mais antigo na Casa com maior número de mandatos e já inclusive tive a honra de presidir a Casa no período pretérito e meu nome está ai para o grupo de colegas deputados. Converso amistosamente com todos os colegas e aguardamos que o movimento do nosso grupo político consiga convergir para um nome que possa ser levado ao comando do grupo político e a gente conseguir fazer tudo de forma coordenada e harmônica. Eu, inclusive, começo acreditar que a próxima eleição será com a chapa única, não estou garantindo, porque como disse é uma Casa de 42 deputados, todos com a mesma representatividade, mas pelo que sinto existe um ambiente de harmonia aqui na Assembleia para a próxima eleição”, afirmou Arnaldo Melo.