Prefeito Edivaldo Holanda Junior participa de inauguração do Parque do Rangedor

, , No Comments

Na ocasião, o prefeito Edivaldo plantou uma árvore do espaço, simbolizando um dos aspectos mais importantes da área que alia preservação ambiental e integração comunitária.

Prefeito Edivaldo Holanda Junior participa de inauguração do Parque do Rangedor.. O prefeito Edivaldo Holanda Junior participou da solenidade de inauguração do Parque do Rangedor, entregue pelo governador Flávio Dino, na tarde deste sábado (7). A Entrega do novo espaço de lazer, esporte e entretenimento da capital, localizado na Avenida Eduardo Magalhães, é parte das comemorações pelo aniversário de 407 anos de São Luís, celebrado neste domingo (8). Na ocasião, o prefeito plantou uma árvore do espaço, simbolizando um dos aspectos mais importantes da área que alia preservação ambiental e integração comunitária.
"Estamos comemorando 407 anos de São Luís marcados por entregas de grande importância, sendo o Parque do Rangedor mais um equipamento de proteção do meio ambiente e convivência social, garantindo mais qualidade de vida à população, para que tenham lazer gratuito e de qualidade, que é um direito fundamental do cidadão. E o parque será mais um espaço para que as pessoas exerçam, em um mesmo lugar, vários direitos simultâneos, além de representar o compromisso que temos no modelo de investimentos com desenvolvimento sustentável", afirmou o governador Flávio Dino, no ato de inauguração.
O prefeito Edivaldo Holanda Junior também destacou os aspectos ambientais e sociais que serão promovidos pelo novo espaço. "Nossa cidade ganha, nesta data tão festiva em que comemoramos o seu aniversário de 407 anos, mais um importante equipamento público de lazer para livre usufruto da população. Sempre digo que o governador Flávio Dino é um grande parceiro da nossa gestão e um amigo de São Luís e, hoje, temos aqui mais uma constatação dessa afirmação, ao entregar para a nossa cidade esse belíssimo espaço de lazer e convivência social, aliada com a preservação do meio ambiente local", observou o prefeito Edivaldo.
O Parque do Rangedor tem oito praças com equipamentos de esporte e playgrounds. A principal praça é a do esporte, onde há duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia e uma de tênis, além de academia e parquinho para as crianças. Há, ainda, pista para caminhada e ciclovia de 3,5 km. O espaço também conta com um Batalhão de Polícia Ambiental e uma vila de food trucks, além de estacionamento com cerca de 500 vagas. O local disponibiliza ainda espaços como a Praça do Amor.
Como parte da programação de inauguração do espaço, foram realizadas aulas experimentais de tênis com a participação de atletas de projetos sociais; torneios rápidos de futebol de areia, com a participação de atletas do projeto social Unidos pela Paz; participação de jovens do Projeto Liberdade com Basquete, com a presença da jogadora Iziane; jogo de basquete com atletas do Projeto Basquete de Cadeirante; além de outras atividades como jogos de tabuleiro, passeio ciclístico com o grupo pedal, aulas rápidas de funcional, academia ao ar livre com instrutores e presença dos idosos do Projeto Alonga Vida.
Diversas atividades infantis também foram realizadas, como mostra do que pode ser aproveitado e feito no local, como contação de histórias com fantoches Cia Cambalhotas, pintura facial, presença de personagens infantis, entre outras atividades.
No ato, o governador informou que, em 120 hectares do Parque, apenas uma pequena parte foi utilizada, algo em torno de 7%, para os espaços de esporte e lazer. Segundo ele, essa parte estava degradada pelo desmatamento que o parque sofria há décadas, o que comprometeu 44% da área total.
SÍTIO DO RANGEDOR
O Sítio do Rangedor foi uma Estação Ecológica, mas devido à quantidade de áreas que sofriam ataques com queimadas criminosas, despejo de lixo e prática ilegal de caça, o Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual nº 10.455/2016, aprovada na Assembleia Legislativa, estabeleceu uma nova categoria ao local: a de Parque Ambiental, que pôde receber as intervenções nas áreas já degradadas.



0 comentários:

Postar um comentário