ALCÂNTARA! BASE DA CIA: Zé Inácio diz que não assinou manifesto pró-AST

, , No Comments



O deputado estadual Zé Inácio (PT) afirmou ao Blog do Gilberto Léda, no sábado (14), que não manifestou-se favorável à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado em março deste ano e que prevê o uso comercial da Base de Alcântara.
O documento foi subscritos por membros da Assembleia Legislativa do Maranhão após ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de levar o AST para o Amapá (reveja).
Segundo Inácio, seu posicionamento decorre de uma orientação do partido. “Nossa bancada, tanto na Câmara, quanto no Senado, tem posicionamento contrário ao acordo nos termos em que estão sendo negociados com os Estados Unidos. O PT é contra o acordo. Portanto, como deputado estadual, acompanho o posicionamento do nosso partido e das bancadas do PT na Câmara e no Senado”, declarou.
Para o petista, o AST, nos atuais termos, “coloca em risco a soberania nacional” porque os EUA mantêm política imperialista.
“Nos governos do PT, os Estados Unidos nunca forma um parceiro estratégico b política aeroespacial”, completou.
O parlamentar acrescentou que sua postura no caso – bem como a do PT – leva em conta a defesa de comunidades tradicionais que vivem nas proximidades do Centro de Lançamento.
“Haverá deslocamento compulsório de várias comunidades, prejudicando milhares de famílias alcantarenses e bequimaoenses, pelo fato de não haver uma preocupação social, principalmente com indígenas e quilombolas”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário