Caravanas do Esporte e Arte serão abertas nesta terça-feira (24); em São Luís...

, , No Comments

A ação é uma iniciativa do Unicef, Disney e ESPN e ocorrerá no Jardim América de 24 a 26 de setembro; cerca de 3 mil crianças da rede municipal de São Luís devem participar do evento. 

Da Redação - Agência São Luís
Caravanas do Esporte e Arte será realizada na próxima terça-feira (24) com parceria da Prefeitura de São Luís. A Caravana do Esporte/Caravana das Artes, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Disney e o Canal de TV ESPN, com o apoio da Prefeitura de São Luís, chega nesta terça-feira (24) a São Luís. O evento, que aconteceu pela última vez na capital em 2013, será realizado até quinta-feira (26) no bairro Jardim América foi montada a arena para a realização das atividades. Este ano, a caravana completa 12 anos de atuação itinerante e gratuita pelo país, e mais uma vez será realizada em São Luís com o apoio da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A abertura do evento será às 8h com a participação do músico Felipe Cordeiro, da atriz Isabella Costa e da atleta Keila Costa. 
As ações serão registradas para o programa de TV que leva o mesmo nome dos projetos e é exibido pelo Canal ESPN Brasil e ESPN Mais, destacando aspectos culturais e esportivos das cidades por onde passam. Além dos convidados para a abertura, outros grandes nomes do esporte participam do evento em São Luís. 
Cerca de três mil crianças da rede municipal de São Luís devem participar do evento que fortalece a política de inclusão e estímulo à cidadania promovida pela gestão do prefeito Edivaldo. O público-alvo do projeto são crianças na faixa etária de 7 a 14 anos, que participarão de diversas atividades esportivas como atletismo, futebol, basquete, vôlei e handebol, entre outros.
"É um projeto que promove transformação de valores nas crianças. O esporte e a educação caminham juntos neste processo, propiciando mais qualidade de vida. Este projeto, a exemplo dos demais implantados na gestão do prefeito Edivaldo, vai impactar milhares de crianças do bairro, oriundas da rede municipal de ensino e das escolinhas de esporte da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel)", explicou o titular da pasta, Rommeo Amim.
A diretora geral das caravanas, Adriana Saldanha, afirma que “as metodologias aplicadas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes atendem a necessidade dos municípios de atuarem a partir de tecnologias sociais e educacionais que garantam o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte”. Nesse sentido, o UNICEF reforça a mensagem de que “a Caravana é uma oportunidade de deixar um legado de novas possibilidades de políticas públicas de esporte e educação para o município”. Para Augusto Souza, oficial de Programas da organização internacional, “a Caravana demonstra que, com recursos acessíveis e uma metodologia adequada, é possível democraticar o acesso ao esporte para cada menina e cada menino”. 
Além da Semdel, o projeto conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). "As Caravanas são um importante instrumento de educação, pois dão a oportunidade para desenvolver valores como solidariedade e respeito, socialização e espírito de equipe. É um momento de troca de experiência e fortalecimento do processo educacional por meio das atividades esportivas e culturais que estão em acordo com a política do prefeito Edivaldo", disse o secretário Moacir Feitosa.
O evento acontecerá na Arena Caravana, especialmente erguida para receber o projeto, no bairro Jardim América, na região da Cidade Operária. A arena contará com três tendas de artes, incluindo o Cinema Caravana, e oito estações de esportes para os participantes. A Caravana do Esporte/Caravana das Artes tem como meta oferecer à rede de ensino e aos profissionais da educação, da cultura e do esporte novas ferramentas para apoiar e ampliar a utilização do esporte e da arte nas escolas e em outros espaços do município. 
Paralelamente à realização da Caravana, serão oferecidas formação continuada para educadores, professores e gestores da Prefeitura que atuam nas áreas de esporte e arte educacional. Haverá ainda sessão de cinema e um grande show de encerramento. A capacidade de público, tanto nas sessões de cinema como no show, foi estabelecida em 400 pessoas.
PERSONALIDADES  
 Grandes nomes do esporte brasileiro e artistas renomados participarão da atividade em São Luís. Sobre os atletas presentes, vale ressaltar a presença de Keyla Costa, segundo lugar no ranking nacional de salto em distância e que participará de algumas atividades ao lado das crianças.
 Já se tratando dos artistas, o cantor, compositor e instrumentista, Felipe Cordeiro, levará os sons do Pará para as crianças na tenda da música da Caravana das Artes. Isabella Costa, que  integra o elenco das séries "Que Talento!"(2013-2016) e Juacas (2018) exibidas pelo Disney Channel, também estará no evento.
 À noite, a comunidade terá acesso gratuito ao Cinema, com 400 lugares por ordem de chegada, na terça (24) e na quinta (26), às 19h. Na quarta-feira, 25 de setembro, às 19h30, o Show da Caravana iluminará a maior tenda dos projetos com apresentações de Felipe Cordeiro e da Banda da Caravana, formada pelos professores de música do projeto e pela cantora Luciana Oliveira.

PROJETO
O projeto foi criado em 2005, através da união entre o Instituto Esporte e Educação, o Canal de TV ESPN Brasil e o Unicef. A Caravana reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, pela formação de professores e educadores locais. O evento busca também a articulação política para a continuidade local, através do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de Planos Estratégicos.
A Caravana é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Busca ainda estimular os jovens para mobilização em ações de cidadania por meio do esporte e também o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo de crianças e jovens.
No primeiro ano de projeto foram impactadas 12 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. De lá para cá foram mais de 261 mil crianças e 18.770 professores atendidos, segundo dados da organização.

0 comentários:

Postar um comentário