As oficinas oferecidas no Centro de Capacitação em Culinária Típica têm o objetivo de fortalecer a cultura gastronômica local, dotada de características singulares, e também de fomentar a economia local.
Ao todo, foram dois dias de oficina. No primeiro dia, os alunos participaram de palestras sobre a importância da gastronomia no Maranhão e fizeram um roteiro guiado pelo Museu da Gastronomia. Já nesta terça-feira (17), foram para a cozinha industrial do Museu e tiveram aula prática com a chefe de cozinha do Senac, Naiana Amorim.
As oficinas no Museu são recorrentes e podem participar todos que tiverem interesse em saber mais sobre a gastronomia do Maranhão. Outras edições da oficina foram realizadas tendo como produtos de base a macaxeira, a vinagreira, o milho, o bacuri e o camarão. "A proposta é oferecermos oficinas com produtos da terra. A ideia é que os maranhenses venham, participem, e possam, posteriormente, comercializar produtos da nossa culinária típica", explicou a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.
A estudante Leisiane Matos compartilhou com os outros alunos a sua opinião sobre a oficina durante o encerramento na tarde desta terça-feira (17). "Eu adorei participar e aprender mais sobre a nossa cidade, a nossa comida típica. Com certeza que vou aproveitar esses pratos e fazer eles sempre que possível. Obrigado pela oportunidade", disse a aluna.
Já a instrutora do Senac afirmou que é muito gratificante trabalhar com alunos dedicados e com alimentos que representam tão bem a culinária local. "Os alunos estão de parabéns. Todos foram muito dedicados durante o processo e eu espero poder ver todos trabalhando com esses produtos. Este é um ótimo trabalho realizado pela Prefeitura em parceria com o Senac", finalizou a instrutora.
0 comentários:
Postar um comentário