Assembleia Legislativa intensifica campanha de prevenção à depressão

, , No Comments
Assembleia Legislativa intensifica campanha de prevenção à depressão

O psicólogo Carlos Fernandes Machado e a pediatra Patrícia Rose proferiram palestras, na manhã desta última quarta-feira (25), durante a campanha “Alema em movimento no combate ao suicídio”. No evento, realizado no Plenário Gervásio Santos (Plenarinho), Carlos Machado, por exemplo, abordou o tema “Incidência de depressão e suicídio na adolescência”. Ele afirmou que os transtornos de ansiedade, bem como a depressão, são as principais causas de suicídio e agora já são definidos como os males do século. Em sua fala, o psicólogo aprofundou o tema, enfocando o suicídio com suas graves implicações sociais.
Na mesma linha, a médica pediatra Patrícia Rose discorreu sobre medidas de prevenção e tratamento de depressão e outros problemas que podem ocasionar suicídio. Tanto Carlos Machado quanto Patrícia Rose foram enfáticos em afirmar que é preciso falar com alunos e professores sobre o suicídio, pois silenciar sobre o assunto não ajuda a combater o problema. Informar, debater, ouvir e ser ouvido é o antídoto à ideia de que falar do assunto pode inspirar ondas de casos por imitação.
A pediatra Patrícia Rose defende que, sobretudo as escolas, desenvolvam estratégias pedagógicas para abordar o tema de maneira contínua com os estudantes. E que as unidades sejam provedoras de informação de qualidade para a comunidade escolar, que construam conhecimento acerca da temática e busquem apoio junto a atores como familiares e equipamentos da assistência social.
Desde o início da campanha “Alema em movimento no combate ao suicídio”, deflagrada na terça-feira (24), o evento vem contando com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Hospital Nina Rodrigues, do Hospital São Luís e de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV).
De acordo com a programação da campanha, durante as manhãs dos dias do evento, há palestras e mesas redondas, no Plenarinho, com o objetivo de informar sobre o assunto, ajudando na prevenção e no auxílio de problemas de saúde mental e física, como forma de compartilhar experiências, concedendo espaço de fala aos participantes.
Nesta quinta-feira (26), às 9h, será ministrada, por dirigentes do Hospital Nina Rodrigues, palestras sobre os temas “A Sociedade Contemporânea em Busca pela Felicidade” e “O impacto das tecnologias e redes sociais nas questões emocionais”.
Ao longo de toda a campanha, que conta também com o apoio da Escola do Legislativo e do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), serão realizados atendimentos nas especialidades de cardiologia, geriatria, atendimento clínico, nutrição e psiquiatria, com apoio do Hospital São Luís, concomitantemente aos atendimentos de rotina da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional.
No último dia do evento, na sexta-feira (27), o público será direcionado à Praça do Rangedor, para realizar uma caminhada e, posteriormente, participar de uma aula de dança.


0 comentários:

Postar um comentário