Prefeito Edivaldo acompanha shows que atraíram quase 200 mil pessoas para a comemoração dos 407 anos de São Luís

, , No Comments

O prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama, Camila Holanda, participou da comemoração no sábado (7) e domingo (8). O encerramento dos quatro dias de festa na Praça Maria Aragão contou com shows de César Nascimento, Alcione  e Companhia Barrica.

Festa de aniversário dos 407 anos de São Luís reúne milhares na Praça Maria Aragão.


Quase 200 mil pessoas participaram da programação de shows promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior em comemoração aos 407 anos de fundação de São Luís. Os quatro dias de festa na Praça Maria Aragão reuniu um público diversificado com as atrações que incluíram reggae, arrocha e, ainda, shows que atraíram uma multidão de cristãos. Ao lado da primeira-dama, Camila Holanda, o prefeito Edivaldo prestigiou a festa, que encerrou neste domingo com as apresentações de César Nascimento, Alcione e Companhia Barrica. 
"A nossa gestão tem trabalhado com afinco pelo desenvolvimento da cidade, atuando em várias frentes, conquistando avanços em todos os setores. Por isto, é uma grande honra poder comemorar esta data na companhia do povo de São Luís. Foram quatro dias de festa de muita animação, envolvendo variadas vertentes da nossa cultura. Hoje, no dia do aniversário da cidade, estamos encerrando este ciclo de festas com um show maravilhoso. Trouxemos para a Praça Maria Aragão atrações que têm grande afinidade com o público do Maranhão", ressaltou o prefeito Edivaldo que esteve acompanhando, ainda de secretários municipais, entre eles, Socorro Araújo (Turismo) e Marlon Botão (Cultura). 
Nos quatro dias de shows passaram, pela Praça Maria Aragão, diversas atrações. A festa começou na quinta-feira (5), com o reggae da Tribo de Jah e da Raiz Tribal. O público aproveitou para comemorar o Dia Municipal do Regueiro. Já na sexta-feira (6), o público lotou o espaço para o show da banda Mesa de Bar, que envolveu o público com o ritmo popular do arrocha.
No sábado (7) foi a vez do show Terra de Adoração, convidando a comunidade católica e evangélica a comemorar o aniversário da cidade. Os shows católicos contaram com atrações como o padre Joãozinho e os cantores Leo Rabelo (Banda Dominus), Clay Viana e Diego Fernandes. Já o show gospel, contou com apresentações de Fernandinho, Paulo César Baruk, Midian Lima, Maurício Paes, Pastor Célio e Lidia Carollini.
O primeiro show da noite do domingo (8) foi do cantor e compositor César Nascimento. "Eu estou muito feliz, porque eu estou vendo a cidade mais bonita, festiva e orgulhosa da sua cultura. A gente percebe que a cidade está com uma atmosfera diferenciada. Isto é para mim uma grande felicidade, poder estar novamente aqui, agradecendo o convite da Prefeitura de São Luís, compartilhando o palco com Alcione e a Companhia Barrica nesta festa muito bacana, tocando músicas do meu repertório, pois já tenho cerca de 12 discos gravados e todos eles com canções que remetem a alguma virtude de São Luís, como Ilha Magnética e Maguinha do Sá Viana, enfim, canções que mantém uma relação com a cidade, com o Maranhão", declarou.
Em seguida, subiu ao palco a maranhense Alcione. "Estar aqui nesta festa é de uma importância muito grande para a minha vida, pois São Luís tem uma identidade inigualável, assim como é o Maranhão como um todo. Então, é importante festejarmos isto, darmos esta cor a esta festa, para marcar esta data", afirmou a cantora Alcione, nascida em São Luís e reconhecida no mundo artístico nacional e internacional pelo seu talento como intérprete da música brasileira.
A cantora iniciou a sua apresentação interpretando o Hino de Louvação à São Luís, do poeta Bandeira Tribuzzi, e seguiu arrebatando o público com o seu repertório romântico, mas também emocionando a plateia com toadas de bumba meu boi e tambor de crioula. A cantora também enveredou pelo ritmo do reggae, homenageando diversos artistas e compositores maranhenses que fizeram parte da sua carreira.
A Companhia Barrica também fez parte da grande festa. "É uma grande alegria estar na Praça Maria Aragão neste momento tão especial que é o aniversário de São Luís, presenciando o povo interagindo com os nossos artistas, cantando e repercutindo o que é produzido aqui. A gente se sente incentivado, com muito gás, motivados para produzir cada vez melhor em nosso trabalho. Desejo que São Luís festeje por muitos anos esta data, com a força da nossa cultura, das nossas manifestações artísticas sempre presente", afirmou Roberto Brandão, cantor da Companhia Barrica.
O grupo, que tem suas raízes no bairro Madre Deus, é liderado pelo músico José Pereira Godão, que divide o palco com Roberto Brandão e Inácio Pinheiro. A Companhia é atração constante em diversos festejos de São Luís, como o São João e o Carnaval, mas já se apresentou em palcos internacionais, levando para o mundo a expressão da cultura musical maranhense, com ênfase ao bumba meu boi, com o Boi Barrica, e à toda a diversidade rítmica local, com o tambor de crioula e o cacuriá. Destaque também para o Bicho Terra, uma das vertentes da Companhia Barrica sempre presente no período carnavalesco.
Durante os quatro dias de festa, equipes das áreas de segurança e saúde atuaram para garantir a tranquilidade do público. Entre elas estavam os destacamentos da Polícia Militar do Maranhão, que enviou guarnições para o policiamento em todo o espaço; o Batalhão de Choque e grupamentos táticos; a Guarda Municipal, com seis viaturas e 35 agentes; as equipes de resgate e prevenção a acidentes do Corpo de Bombeiros; além de dezenas de fiscais da Blitz Urbana e Agentes de Trânsito. O evento contou também com o suporte de duas ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU).
PÚBLICO
Milhares de pessoas foram à Praça Maria Aragão conferir as atrações e festejar o aniversário da cidade, neste domingo. No meio da multidão estava Margareth Vieira, ludovicense do bairro Coroado, acompanhada de sua amiga Célia Sá, moradora da Vila Janaína, ao lado da pequena Isabelly, de 9 anos. "Eu vim à Maria Aragão desde quinta-feira. Assisti ao show de reggae e todos os outros que aconteceram depois. Gostei muito de tudo que aconteceu. A organização foi impecável e tinha segurança para todo lado", disse Margareth.

A família de Marcos Magalhães, que trabalha como gerente de posto de combustível e mora no Parque Timbiras, mostrou-se bastante animada na festa na Praça Maria Aragão. Na companhia de sua esposa, Andreia, e da pequena Andressa, de 4 anos, a filha do casal, Marcos disse estava satisfeito com a comemoração. "Saímos de casa neste domingo para apreciar a festa e assistir à cantora Alcione. Esta data é muito importante para todos nós, que nascemos e vivemos em São Luís. O evento está bem organizado", avaliou.
Quem aproveitou a oportunidade para curtir a festa e ainda levar para casa algum dinheiro foi a vendedora de algodão doce Maria Deusa, de 55 anos de idade, moradora do Tajaçoaba. "Vendi bem nesses quatro dias de shows. É um local onde vêm muitas famílias e as crianças aproveitam para pedir aos pais doces e bombons", ponderou. Além dos ambulantes, vendendo todo tipo de guloseimas, havia também no local dezenas de quiosques e food trucks oferecendo as mais variadas refeições e bebidas, assim como lanches rápidos.
Presente à comemoração, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, ressaltou os motivo para se festejar. "A gestão do prefeito Edivaldo tem realizado muitas ações em benefício da nossa cidade e nós, hoje, podemos observar muito do que tem sido feito em termos de requalificação dos espaços públicos, como praças e locais históricos, mas também percebemos que as mudanças ocorridas na visão do nosso povo em relação à cidade. Requalificar não é somente uma atitude em relação ao patrimônio material, mas também diz respeito a uma forma de pensar da sociedade para com a nossa cidade, chamando a atenção para a importância do Centro Histórico. Então, esta festa foi preparada para que o ludovicense contemplasse a sua cidade, Patrimônio da Humanidade, como poucas cidades brasileiras têm como privilégio de ser", comentou.
PROGRAMAÇÃO
A programação cultural do aniversário da cidade continua com as atividades do Reviva Centro. As próximas atividades acontecem na quinta-feira (12), quando será realizado, no Complexo Deodoro, Sarau Histórico com o tema "Fundação de São Luís"; e na sexta-feira, com o Chorinho na Praça da Mãe d'Água. No fim de semana, a programação inclui o Arte na Praça e a Feirinha São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário