Prefeitura de São Luís inicia obra de requalificação do Mercado das Tulhas, na Praia Grande

, , No Comments

Um dos principais pontos turísticos de São Luís receberá intervenções na estrutura física, elétrica, hidráulica e sanitária; obra integra pacote de ações do programa São Luís em Obras lançado pelo prefeito Edivaldo.

Letra
Da Redação - Agência São Luís
Gestão do prefeito Edivaldo avança com programa São Luís em Obras e inicia reforma do Mercado das Tulhas. A prefeitura de São Luís deu início, nesta segunda-feira (16), às obras de reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande. A reforma do mercado integra as ações do programa São Luís em Obras lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior com o objetivo de promover grandes melhorias na área da infraestrutura em diversos pontos da cidade. A obra do mercado prevê intervenções na estrutura física, elétrica, hidráulica, sanitária e modernização de toda área. A requalificação do espaço visa garantir melhores condições de trabalho para os feirantes, bem como um ambiente mais agradável aos frequentadores do local.
"Essa é uma obra há muito esperada pela população. Uma ação que vai beneficiar tanto os trabalhadores quanto o público que frequenta o espaço. É uma obra que favorece o turismo e também fortalece na população ludovicense o orgulho por fazer parte desta cidade encantadora que é São Luís. Estamos muito felizes com o andamento do programa São Luís em Obras, resultado de uma gestão comprometida com o bem-estar da população", ressalta o prefeito Edivaldo.
De acordo com o projeto de manutenção e reparação da edificação os ajustes, modificações ou complementações serão realizados de forma a preservar os elementos construtivos originais do espaço, mantendo e conservando um bem cultural que faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís, tombado pelo Governo Federal, e de área considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Neste início das obras, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foi interditada a saída do mercado que dá acesso à Rua Portugal. A fim de promover a organização do espaço e a continuidade da comercialização dos produtos à medida em que a obra avança, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), está organizando os trabalhadores em barracas padronizadas no Beco dos Catraeiros.
Por determinação do prefeito Edivaldo, foram disponibilizas barracas na área externa do Mercado das Tulhas para manter o serviço de abastecimento durante todo o período de obras. São 30 barracas que atendem às necessidades dos feirantes. Eles terão o espaço provisório para comercializarem e manter sua renda familiar. Após a reforma do Mercado, retornam aos seus boxes na área interna, onde ficará ainda mais agradável para realizarem seus trabalhos diários e melhor atender aos clientes.
SOBRE A OBRA 
O objetivo das obras no Mercado das Tulhas é melhorar os serviços prestados ao público consumidor, garantindo a segurança aos frequentadores e trabalhadores do local, visando à acessibilidade e conforto e promovendo a revisão e modernização das redes de instalações de todo a área do mercado. Também serão realizadas no local reforma das instalações sanitárias, pintura das paredes e esquadrias, repaginação dos pátios externos, substituição do piso e a substituição de telhas da cobertura, serviço que foi iniciado nesta segunda-feira (16).

O Mercado Público da Praia Grande foi construído no século XVIII. Considerado um ponto turístico da capital, está localizado no Centro Histórico e é um dos principais pontos de compra de produtos maranhenses em São Luís. 
O local vai receber melhorias que incluem reformas das paredes, pisos e instalações sanitárias, substituição de todas as telhas da cobertura dos pátios externos, além de inclusão de acessibilidade para pessoas com deficiência, garantindo conforto e um ambiente acessível para todos. Diversas melhorias que impulsionam o desenvolvimento econômico.
APROVAÇÃO
Para Ubiracy Sampaio Lima, feirante há 43 anos, a reforma irá trazer mais lucros e também geração de empregos. "A feira ainda é uma das melhores. É a primeira feira de São Luís e irá melhorar muito para nós que somos feirantes, gerar mais empregos e vamos vender mais nossos produtos e o artesanato, além de melhorar o turismo", disse.
Kiane Maria dos Santos Serejo, de 49 anos, destaca que o mercado é frequentado por muitos turistas e com a reforma, além de trazer mais renda, atrairá mais visitantes ao espaço público. "O mercado é o ponto de referência da cidade, é um lugar onde recebemos muitos turistas vindos até de outros países. Se o turista não vier ao Mercado das Tulhas não conhecerá a essência da cidade; então a reforma trará mais clientes, renda e principalmente muita divulgação", destaca a feirante.
O fotógrafo Joselito Froz, frequentador do mercado, enfatiza que a reforma atrairá muitas pessoas da própria cidade que nunca vieram conhecer o espaço. "Esta reforma vai incentivar muitos moradores da Ilha a vir conhecer o Mercado das Tulhas, um lugar frequentado também por muitos poetas e escritores que fazem com que o turista fique por mais tempo no espaço e conheça mais o artesanato da nossa região", enfatizou.
SÃO LUÍS EM OBRAS
O programa São Luís em Obras inclui também a reforma de outros mercados como o do São Francisco, Cohab e Coradinho que devem ser iniciadas em breve. Por meio do programa já estão em andamento as obras do Parque do Bom Menino, a Praça da Bíblia, a Fonte das Pedras e o Estádio Nhozinho Santos.
O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade e da Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

0 comentários:

Postar um comentário