Jacques Chirac, ex-presidente francês morre aos 86 anos

, , No Comments
Ex-presidente francês, Jacques Chirac

O ex-presidente da França, Jacques Chirac, faleceu nesta quinta-feira (26), aos 86 anos, segundo anunciou seu genro, Frédéric Salat-Baroux.
"O presidente Jacques Chirac faleceu esta manhã pacificamente e acompanhado pela sua família", afirmou Salat-Baroux, marido de Claude Chirac.
Jacques Chirac foi o 22° presidente francês. Em 2005, o Jacques Chirac sofreu um derrame, quando ainda estava na presidência e em 2007, após deixar o cargo, foi hospitalizado diversas vezes, nos últimos anos, devido a infecções pulmonares, segundo a agência de notícias AFP.
Em 2014, sua mulher, Bernadette Chirac afirmou que Jacques Chirac não falaria mais em público, já que o ex-presidente estava debilitado e sofria de "problemas de memória".
No mesmo ano, Chirac comparece em um evento da fundação Chirac ao Serviço da Paz, que fundou em 2008, sendo muito aplaudido ao chegar à cerimônia.
Ele nasceu em Paris, em novembro de 1932 e dedicou metade de sua vida à política, que iniciou em 1965, para ser nomeado primeiro-ministro, em 1974. Em 1977, Chirac foi eleito como prefeito de Paris, onde permaneceu até se tornar o presidente da República em 1995. 
Em 2002, Chirac foi reeleito à presidência da República com 82,21% dos votos, permanecendo no cargo por 12 anos. 

0 comentários:

Postar um comentário