Campanha 'Alema em Movimento no Combate à Depressão' mobiliza servidores da Comunicação

, , No Comments

A equipe de organizadores da campanha “Alema em Movimento no Combate à Depressão e ao Suicídio”, coordenada pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, Escola do Legislativo e pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), realizaram, na manhã desta sexta-feira (20), atividades de mobilização sobre o tema, envolvendo na ação mais um setor da Assembleia Legislativa do Maranhão: o Complexo de Comunicação, para que os servidores e familiares participem do evento, que acontece de 24 a 27 deste mês.
O presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB), fará a abertura da campanha, nesta terça-feira (24), às 9h, no Plenarinho da Alema, com a participação dos demais parlamentares, diretores, servidores da Casa e alunos do projeto Sol Nascente.
Na visita ao Complexo de Comunicação, a psicóloga Flávia Uchôa fez o convite aos servidores para participarem das atividades que serão realizadas no “Alema em Movimento”, chamando atenção para os riscos decorrentes da depressão. Os organizadores entregaram folders e cartazes sobre a campanha e defenderam o envolvimento dos familiares na caminhada e outras ações de saúde. 
“A campanha só tem sucesso se tiver a adesão de todos. Problemas de transtornos mentais acontecem o ano inteiro. Precisamos ficar atentos sobre os sintomas e sinais de alerta de suicídios. Alguém do lado pode estar enfrentando dor e ninguém percebe”, alertou a psicóloga Flávia Uchoa, acrescentando ainda que a depressão se apresenta de forma silenciosa, atinge grande parte da população e leva ao suicídio, sendo uma das doenças que mais mata no mundo.
De acordo com a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema, a campanha acontecerá com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos e outros profissionais. O evento terá ainda palestras, terapias, jogos, aulas de dança e caminhada, que será realizada na sexta-feira (27), encerrando o evento, até o Parque Rangedor, com a participação de servidores e familiares.
Após a abertura oficial, haverá a palestra sobre o tema “Suicídio: epidemiologia, manejo e prevenção”, com a participação de dirigentes do Hospital Nina Rodrigues.  A diretora do hospital, psicóloga Anne Gabriele, vai proferir a palestra “A sociedade Contemporânea em Busca pela Felicidade”. 
Durante a campanha serão realizados atendimentos nas especialidades de cardiologia, geriatria, atendimento clínico, nutrição e psiquiatria, com apoio do Hospital São Luís, concomitantemente aos atendimentos de rotina da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional.
Mais informações sobre a campanha e as inscrições podem ser feitas na Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, Gedema e Escola do Legislativo.

0 comentários:

Postar um comentário