A partir desta segunda-feira (19), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passa a liberar o sinal 5G para mais sete capitais brasileiras, entre elas está São Luís.

Além da capital maranhense, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió e Teresina, passam a contar com a nova tecnologia.

Com a decisão, 22 capitais terão acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais da Região Norte ainda não têm a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém. O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros.

Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital.

Cada operadora deverá ativar pelo menos 14 estações em São Luís. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029, conforme o cronograma da Anatel.

Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.