Ao lado da população, prefeito Edivaldo entregou ponte da Rua do Comércio na Vila Isabel

, , No Comments

A ponte era esperada há mais de 40 anos pela população; com a obra, a Prefeitura de São Luís fortalece ainda mais a ação do poder público na região garantindo mais mobilidade e qualidade de vida para a população. 

 

O prefeito Edivaldo realizou na manhã deste último sábado (25) mais um sonho antigo dos moradores da região Itaqui-Bacanga. Uma nova ponte, totalmente reconstruída pela Prefeitura de São Luís em concreto e aço, foi entregue aos moradores da Rua do Comércio, na Vila Isabel. A nova estrutura substitui a antiga ponte, que era de madeira e se encontrava deteriorada. Na ocasião da entrega, a comunidade saudou o prefeito e parabenizou pela melhoria. A obra integra o pacote de presente da Prefeitura de São Luís para os 406 anos de São Luís, que será comemorado no dia 08 de setembro.
A entrega da ponte é resultado das várias frentes de trabalho da Prefeitura que tem atuado em todas as regiões da cidade. "A população da Vila Isabel aguardou durante 40 anos para que esse sonho fosse realizado e, hoje, é motivo de muita felicidade entregar esse presente para a comunidade. Nós estamos na área do Itaqui-Bacanga onde temos um volume de obras muito grande que já realizamos ao longo desses cinco anos e meio de gestão. Iremos inaugura nos próximos dias as obras da Senador Pompeu, onde tínhamos um problema muito grande de drenagem. Já Inauguramos a Rua da Mangueira, que era uma demanda histórica da comunidade. Com essa ponte, estamos devolvendo aos moradores a dignidade e a mobilidade que lhes é de direito", destacou o prefeito Edivaldo ao lado da primeira-dama, Camila Holanda, secretários, vereadores e dezenas de moradores do bairro e de áreas vizinhas que também serão beneficiados com a obra. A ponte irá receber o nome do ex-vereador Edmilson Jansen, já falecido, liderança política reconhecida pela comunidade e que se destacou na luta por melhorias no bairro.
Aos 90 anos, a aposentada Maria Augusta Assunção Neves é uma das primeiras moradoras e fundadoras da Rua do Comércio. Ao ver a obra concluída, ela agradeceu por algo que acreditava não ver em vida. "Eu, nessa idade que estou, faço tudo na minha casa e quando preciso sair, eu vou, eu ando. Então, ver essa ponta bem feita, bonita como está aqui me deixa muito feliz. Eu não achava que, em vida, ia ter essa satisfação. A gente tem que agradecer pelo bem que vem para nós e eu agradeço ao prefeito", enfatizou a senhora.
Com obras executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), a nova ponte da Rua do Comércio foi construída sobre um córrego e recebeu serviços de pavimentação asfáltica e era um anseio antigo dos moradores da região, que há mais de quatro décadas reivindicavam o serviço. A antiga estrutura de madeira estava envelhecida e deteriorada pelo tempo, representando grande perigo à circulação de veículos e pedestres.
"Sem dúvida, a ponte é uma importante obra de mobilidade urbana, atendendo a uma determinação do prefeito Edivaldo para resolver esse problema antigo reivindicado pela comunidade. A obra vai facilitar a vida dos moradores que circulam diariamente pela via", destacou o titular da Semurh, Mádison Leonardo.
A estrutura possui nove metros de comprimento, cinco metros de largura e 1,05 metros destinados à passagem de pedestres com acessibilidade, permitindo o trânsito de pessoas com deficiência. Além de favorecer a mobilidade, a obra facilitará o acesso de ambulâncias e viaturas policiais. No local, será implantada ainda nova iluminação para proporcionar mais segurança e beleza ao espaço.
Para os moradores, a intervenção mudou o cenário da via. "Essa obra é de muita importância para quem mora aqui e precisa se deslocar para outros acessos do bairro. A ponte antiga era um risco, inclusive, crianças e idosos já se acidentaram. Agora, a gente tem uma ponte adequada para andar e ter acesso a todas as ruas do bairro", disse o pedreiro Antônio Lemos, 54 anos.
A antiga ponte oferecia riscos ao moradores que precisavam passar pelo local
A entrega desta ponte representa o compromisso e respeito do prefeito Edivaldo com a comunidade, destacou o presidente da Associação de Moradores da Rua Senador Pompeu, Michael Jackson. "A comunidade toda aguardava e o prefeito prometeu, cumpriu e estamos hoje comemorando essa benfeitoria que vai fazer toda a diferença para nosso bairro", disse.
O pedreiro Francisco Alves Rodrigues, 65 anos, mora no bairro há mais de três décadas e acompanhou os serviços. Para ele, a obra é uma das mais significativas ações da Prefeitura no bairro. "Todo mundo aqui esperava por essa ponte. Era muito perigoso atravessar do jeito que estava. Essa é uma importante via de acesso porque é caminho para as demais ruas do bairro e usamos para ir à qualquer ponto. Muito boa essa nova ponte", afirmou. A ponte da Vila Isabel é mais uma das ações de grande alcance social e fundamentais à melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana, executadas pela Prefeitura na área.
Participaram da inauguração o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo; Articulação Política, Ivaldo Rodrigues; o secretário-adjunto de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh)/diretor geral da Blitz Urbana, Joaquim Azambuja, a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréa Lauande; o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho; os vereadores Raimundo Penha e Barbosa Lages; além de lideranças do bairro e moradores.
MAIS INTERVENÇÕES
O pacote de melhorias no bairro Vila Isabel inclui, entre outros serviços, a obra de drenagem profunda na Rua Senador Pompeu com a urbanização da área; e os serviços de pavimentação asfáltica em dezenas de ruas do bairro.
Com a galeria, que possui 120 metros de extensão, será possibilitado o escoamento das águas pluviais de um córrego antes existente na área. Durante o período chuvoso, os moradores enfrentavam sérios transtornos com os alagamentos e o serviço vai solucionar esse problema. Os serviços incluem instalação de tubulações de drenagem, obras de urbanização com pavimentação asfáltica e requalificação da iluminação pública na área, com instalação de novas luminárias e projetores, além de calçamento da via.
Na Rua Senador Pompeu, como parte do projeto de drenagem e urbanização na via, foi criado um espaço que servirá de área de lazer para a comunidade com piso de concreto próprio à realização de programações de lazer e entretenimento.
Mais uma obra estruturante de drenagem profunda solucionou problemas recorrentes de alagamentos na Rua da Mangueira, outro setor do bairro que era fortemente atingido no período chuvoso. A obra no local contemplou a construção de uma galeria em concreto armado e bueiro duplo, numa extensão de 450 metros.
A Rua da Mangueira é uma via importante de ligação entre a Vila Isabel e outros bairros da área, como Anjo da Guarda, Gancharia e Vila Nova. A obra foi executada no encontro da Rua da Mangueira com a Rua da Juçara, ponto considerado de maior convergência de água pluvial, para onde escoava grande parte da água oriunda das demais ruas da localidade.
Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a promoção do conjunto de obras no bairro era anseio antigo de seus moradores. "O bairro é cercado de córregos e mangues, por isso, as ações realizadas tem fins de conter a erosão dos terrenos e facilitar o escoamento das águas das chuvas. Além disso, a Prefeitura está pavimentando dezenas de ruas no bairro, somando a outros serviços de infraestrutura urbana, para oferecer à população um ambiente mais adequado e estruturado", afirmou o secretário.
ITAQUI-BACANGA
Assim como a Vila Isabel, outros bairros da região Itaqui-Bacanga têm recebido investimentos substanciais da Prefeitura de São Luís, especialmente no setor da infraestrutura urbana. As obras realizadas na gestão do prefeito Edivaldo, na área, têm promovido melhorias significativas, imprimido um novo aspecto urbanístico aos bairros e proporcionado mais qualidade de vida à população desse setor da cidade, antes relegado ao abandono por outras gestões municipais.
O projeto de urbanização realizado na região já alcançou dezenas de bairros, impactando na melhoria das condições de vida da população local. Entre os bairros da área já beneficiados com serviços de infraestrutura urbana estão também o Anjo da Guarda, Gancharia, Sá Viana, Vila Embratel, Residencial Paraíso, Vila Bacanga, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II, Alto da Esperança, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário