CARNAVAL DE 2020! SÃO LUÍS: elege Corte Momesca em festa com a presença de muitos foliões

, , No Comments

Rei Momo e Rainha, além de 1ª e 2ª Princesas foram eleitos no domingo (26), no Centro de Convivência do Ipam.


Prefeitura de São Luís elegeu Corte Momesca do Carnaval 2020 em evento que reuniu centenas de pessoas.

O brilho no olhar e o sorriso eufórico estavam estampados no rosto de cada um dos integrantes da Corte Momesca do Carnaval 2020, eleitos neste domingo (26), em evento realizado no Centro de Convivência do Instituto de Previdência e Assistência Social do Município (Ipam), na Rua São Bernardo, n° 115, Olho d’Água. Paulo Roberto da Conceição Trindade e Andressa Tainá Lima de Sousa foram eleitos Rei Momo e Rainha, respectivamente. Naiara dos Santos Viana e Pricila Aroucha Pinheiro foram coroadas como 1ª e 2ª Princesas, formando a Corte que representará, alegoricamente, a Prefeitura de São Luís em toda a folia momesca. O concurso foi promovido pela Prefeitura de São Luís e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
“A escolha da Corte Momesca é mais uma etapa do Carnaval de São Luís. Destaco o empenho da equipe da Prefeitura para que tivéssemos êxito no evento e manutenção dessa importante tradição que é o Carnaval de São Luís”, declarou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
A Bateria da Favela do Samba comandou a trilha sonora da primeira apresentação oficial da Corte Momesca 2020. Ao todo 13 candidatos concorreram às vagas, em uma disputa acirrada. Para Paulo Roberto da Conceição Trindade, o título de Rei Momo trouxe muita felicidade, porque havia tentado em 2016 e 2017. “Em 2019, me inscrevi, mas não estava me sentindo preparado para participar, e retornei esse ano com sede de vitória. Minha família sempre foi de escola de samba, de bloco, sempre foi de folia, eu só vim herdando essa tradição”, revela. Paulo tem 27 anos, 1,87 de altura, pesa 160 kg e mora na Cohab Anil III.
Rainha pela segunda vez, Andressa Tainá Lima de Sousa tem 25 anos, 1,64 de altura, 62 kg e vem do bairro Ivar Saldanha. “Já ganhei o título em 2017. Agora sou bicampeã, porque quem é rainha não perde a majestade. A minha preparação foi com muito treino na academia, porque temos que mostrar um corpo bonito. Não faço dieta, minha dieta é do mocotó, como de madrugada e acordo feliz. Dormi Tainá e acordei rainha”, conta. Tainá recebeu da Rainha de 2019, Itayanna Abreu Santos, a faixa, a coroa e o manto.
É a primeira vez que Naiara dos Santos Viana conquista o título de 1ª Princesa. Com 27 anos, a jovem é moradora da Cidade Olímpica e conquistou os jurados com muito samba no pé, com seus 1,62 de altura e 62 kg. “Estou muito emocionada, não estava nem acreditando que eu iria ganhar por ter tantas meninas boas. Ensaiei durante uma semana, com alimentação correta e preparação física para poder aguentar o pique. Eu amo sambar, então eu queria mostrar o meu samba no Carnaval de São Luís”, explica.
Pricila Aroucha Pinheiro é a mais nova 2ª Princesa do Carnaval de São Luís. Moradora do bairro Macau, em São José de Ribamar, Pricila tem 22 anos, 1,67 de altura e pesa 58 kg. “Senti muita emoção. A princípio eu não tinha acreditado. Estou muito honrada com o meu título e prometo honrar ainda mais o meu reinado. Carnaval significa alegria, paixão, cultura, é a união entre os povos”, destaca.
CHAVES
A Corte receberá, na abertura dos circuitos oficiais, a Chave da Cidade, que será entregue simbolicamente no dia 21 de fevereiro, às 19h, na Passarela do Samba, cuja programação prossegue até o dia 25, Terça-feira Gorda de Carnaval. No local, haverá apresentações de grupos de tambor de crioula, desfile de tribos de índio, blocos tradicionais, turmas de samba, blocos organizados e escolas de samba. Na Quarta-Feira de Cinzas (6), às 14h, será a apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, com local ainda a definir.
Durante o mandato da Corte Momesca, eles participam de festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, eventos ou festividades semelhantes, levando toda a alegria do Carnaval de São Luís. A festa de coroação contou ainda com DJ, Banda Curumim Peralta, Grupo Madrilenus e Bateria da Favela do Samba.
A Corte Momesca eleita recebeu a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos R$ 5 mil e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de R$ 3.500,00 para cada.
A Comissão de Avaliação Artística (julgadora) foi composta por: Ricardo Debiase (economista e gerente geral do São Luís Shopping), André Mororó (microempresário), Artur Leite (empresário do ramo do vinho), Amara Nailda (produtora cultural) e Jorge Muniz (advogado e presidente do Conselho Municipal de Cultura - Comcult), que avaliaram quesitos como simpatia e espírito carnavalesco; desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão; harmonia no conjunto; domínio na arte de sambar, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário