Prefeitura de São Luís divulga calendário de pré-matrícula online para creches em tempo integral

, , No Comments

Procedimento será feito de forma online pelo Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, ferramenta implantada pela gestão do prefeito Edivaldo.


Prefeitura de São Luís divulga calendário de matrículas para creches de educação integral.
A Prefeitura de São Luís informa que estão abertas as pré-matriculas para as creches de tempo integral, a partir desta terça-feira (14), até o próximo dia 20 de janeiro. Os interessados devem acessar o Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar (Sislame) - ferramenta implantada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior - no portal da Prefeitura no endereço http://www.saoluis.ma.gov.br/  e preencher os dados requisitados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O resultado da inscrição está previsto para ser divulgado dia  23 de janeiro.
Após divulgação do resultado, os pais e/ou responsáveis devem se dirigir à escola para entregar a documentação exigida pela Semed e efetuar a matrícula nos dias 23 e 24 de janeiro. Entre os critérios para a realização da matrícula, que valem não só para a Educação Infantil mas para todos os anos do Ensino Fundamental da rede estão: proximidade da escola; o fato de já ter irmão/ã estudando na referida unidade; ter algum tipo de deficiência; ser beneficiário do programa Bolsa Família. 
Em função da demanda e da quantidade de vagas ofertadas nas creches de educação integral – Maria de Jesus Carvalho (Camboa), Carlos Salomão Chaib (Chácara Brasil), Elza Maria Rodrigues da Silva (Cidade Operária), e U.E.B. Infantil Recanto dos Pássaros – quem não for selecionado poderá optar por uma unidade de Educação Infantil mais próxima de sua residência, tendo também o nome do seu filho/a incluído em lista de espera para as creches de educação integral, para posterior inclusão em caso de desistência de algum dos selecionados ou falta de documentação exigida para matrícula.
“Trabalhamos com o Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar, de gerenciamento de vagas, que administra as matrículas, rematrículas e transferências internas entre as unidades de educação da rede municipal, permitindo maior celeridade e transparência. Este sistema foi implantado em 2018 pela Prefeitura de São Luís e faz parte das ações do programa Educar Mais, criado pela gestão do prefeito Edivaldo”, explica o secretário de Educação, Moacir Feitosa.
INSCRIÇÕES PARA NOVAS MATRÍCULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
As inscrições para novas matrículas na rede municipal para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) serão feitas também de forma online. O início está previsto para o dia 6 de fevereiro e deve se estender até o dia 11 do mesmo mês, com resultado previsto para o dia 13 de fevereiro. Os critérios de seleção seguem os mesmos da Educação Infantil.
O coordenador de Estatística da Semed, Thyago de Oliveira Moraes, informa que no período de inscrições para matrículas novas no Ensino Fundamental a Secretaria de Educação divulgará uma lista de escolas da rede municipal que serão pontos de apoio (com computadores e internet) para as inscrições, no caso dos pais e/ou responsáveis que tiverem qualquer dúvida ou não tiverem como acessar a internet de suas residências.
Todos os gestores e também o pessoal administrativo das escolas, do Infantil e do Fundamental, participaram, na semana passada, de reunião com o departamento de Estatística da Semed – com a presença do secretário Moacir Feitosa, da secretária adjunta Maria de Jesus Gaspar Leite, e de superintendentes e coordenadores da Área da Educação Infantil (SAEI)/Semed) e do Ensino Fundamental (SAEF/Semed) – sobre os procedimentos e diretrizes para as rematrículas e matrículas novas de estudantes para o ano letivo de 2020.
REMATRÍCULA E TRANSFERÊNCIAS INTERNAS
A rematrícula dos estudantes da rede municipal está sendo sendo feita de forma automática pelo Sistema Municipal de Administração e Controle Escolar  (Sislame), que gerencia não só as vagas disponíveis nas escolas, mas tem todo o controle de dados dos alunos por série, seu progresso e rendimento, além de informações importantes relativas à gestão administrativa de cada unidade educacional.
Thyago de Oliveira Moraes informa que a rematrícula das crianças da Educação Infantil aconteceu entre 2 e 20 de dezembro de 2019. Já para os estudantes do Fundamental – de 1º ao 9º ano, a rematrícula será feita este mês – de 27 a 31 de janeiro.
Os casos de transferência interna, que dizem respeito, também, somente aos estudantes da rede municipal que irão para uma etapa de ensino que a escola atual não oferece, ou aqueles motivados por mudança de endereço, já estão sendo resolvidos. O prazo para solicitar transferência termina dia 31 de janeiro. O coordenador de estatística explica que muitos estudantes sairão da Educação Infantil para ingressar no 1º ano do Fundamental e outros do 5º para o 6º ano do Fundamental em outra unidade, quando a escola de origem não oferta o Fundamental maior.
A transferência é feita mediante solicitação do diretor da escola de origem, por meio do Sistema de Administração e Controle Escolar, o qual se encarregará de alocar automaticamente o aluno na escola de destino. O resultado desse processo de transferência interna será finalizado entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Só então terá início as inscrições para as matrículas de novos estudantes, já informado acima, entre 6 e 11 de fevereiro.

0 comentários:

Postar um comentário