Estudantes da Prefeitura de São Luís recebem premiação por projeto de leitura, escrita e cidadania

, , No Comments

Ação foi realizada durante o ano de 2019 pela Prefeitura de São Luís em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil.


Estudantes da Prefeitura de São Luís recebem premiação por projeto de leitura, escrita e cidadania.Mais de 30 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de três escolas da rede municipal da Prefeitura de São Luís receberam, na quarta-feira (8), os prêmios do projeto Além da Leitura e da Escrita: Educando para o Exercício da Cidadania, que foi realizado durante o ano de 2019 pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Maranhão (OAB/MA).
Nove escolas dos núcleos Centro e Coroadinho da rede municipal participaram do projeto e, destas, sete sistematizaram o conteúdo trabalhado e concluíram o ano com a apresentação de um produto final: uma dramatização em estilo de peça ou jogral. A escola vencedora foi a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Mário Andreazza com a peça “Tô na luta”. Onze estudantes e mais o coordenador pedagógico da escola e os professores/orientadores que participaram do projeto foram premiados. 
Com a dramatização “A mãe que perdeu a guarda dos filhos”, nove estudantes da U.E.B. Alberto Pinheiro, e mais os professores envolvidos no projeto foram os vencedores. Já o terceiro lugar (U.E.B. José Cupertino), que apresentou um jogral sobre o “Direito do consumidor” que envolveu 14 estudantes e mais o coordenador pedagógico e os professores participantes do projeto.
O titular da Semed, Moacir Feitosa, fala que as ações do projeto são essenciais para a melhoria e ampliação do aprendizado entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. “Estes são alunos que não puderam concluir o ensino fundamental no tempo regular e que estão tendo não só o direito de retomar os estudos, mas de ampliar esse aprendizado conhecendo também os seus direitos, o que vai fazer uma grande diferença para os mesmos, seja em casa, no trabalho, ou em qualquer outro lugar. Eles têm acesso a informações sobre o direito da mulher, do idoso, do consumidor, entre outras tantas informações importantes para eles enquanto cidadãos”, destacou Moacir Feitosa.
CIDADANIA
A superintendente da área da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação (Saeja/ Semed), Raquel Indiara Oliveira Castro, diz que o projeto traz uma clareza maior para o estudante sobre o seu papel na sociedade, mostrando para ele os seus direitos e deveres. “Os advogados da OAB levam para a sala de aula diversas temáticas, palestras, na maioria das vezes escolhidas pelos próprios estudantes, e esclarece qualquer tipo de dúvida a respeito do que foi apresentado. Além disso, o projeto também oferece oficinas e atendimento individual aos estudantes que assim desejarem”, ressalta Raquel Indiara. Ela conclui dizendo que muitos alunos passam a se sentir mais valorizados e respeitados depois que participam do projeto. “Ou seja, o projeto contribui para a sua autoestima”, assegura a superintendente da EJA.

0 comentários:

Postar um comentário