Prefeito Edivaldo acompanha avanço da reforma do Mercado das Tulhas

, , No Comments

Os serviços no local integram o eixo de recuperação de mercados do programa São Luís em Obras; outros três mercados estão sendo revitalizados pela Prefeitura visando garantir melhores condições de trabalho para os feirantes, bem como um ambiente mais agradável aos frequentadores. 

O prefeito Edivaldo Holanda Junior vistoriou na manhã deste sábado (18) as obras de reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, que estão avançando dentro do cronograma de trabalho. A requalificação do espaço visa garantir melhores condições de trabalho para os feirantes, bem como um ambiente mais agradável aos frequentadores do local, sejam moradores da cidade ou turistas. Os serviços integram o eixo de recuperação de mercados do programa São Luís em Obras que contam ainda com obras nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, limpeza e assistência social, entre outras. 
Durante a vistoria, o prefeito Edivaldo destacou que está em execução em São Luís o maior programa de recuperação de mercados já realizado em São Luís e acrescentou que o Mercado das Tulhas requer um trabalho mais específico. “O Mercado das Tulhas fica na área tombada. Os demais mercados que estão em obras - Coroadinho, Cohab e São Francisco -, foram totalmente demolidos e estão sendo reconstruídos. Mas nas Tulhas nós estamos recuperando toda a estrutura original, respeitando as características arquitetônicas. Ainda assim, será um mercado totalmente novo, pois toda a infraestrutura, rede elétrica, sanitária, piso, telhado, estrutura dos boxes, tudo está sendo modernizado para que feirantes e frequentadores tenham mais conforto”, disse o gestor municipal.
A reforma do mercado está sendo executada pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “O projeto que está sendo executado no Mercado das Tulhas foi aprovado pelo instituto, que tem dado todas as orientações técnicas necessárias para que o mercado seja modernizado, preservando suas características históricas. Esta é mais uma obra onde Prefeitura e IPHAN são parceiros para garantir a requalificação urbanística do Centro Histórico e seu entorno”, afirmou o superintendente do órgão no Maranhão, Maurício Itapary.
O prefeito Edivaldo acompanhou os serviços ao lado da primeira-dama, Camila Holanda; do superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary; e dos secretários municipais Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento); Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos); Pablo Rebouças (Governo); Nonato Chocolate (Representação Parlamentar); além dos presidentes da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade; e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho.

Prefeito Edivaldo vistoria obras de reforma do Mercado das Tulhas.
OBRAS
De acordo com a equipe técnica que acompanha a execução das obras, o Mercado das Tulhas já está com cerca de 70% dos serviços concluídos. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo, informou que o cronograma está sendo seguido rigorosamente para que o mercado seja reinaugurado no prazo previsto. “Podemos dizer que o Mercado das Tulhas já está entrando na fase de acabamento. Já finalizamos o telhado, o piso está praticamente pronto, a rede elétrica já foi recuperada, entre outros pontos importantes da obra”, disse.
No local, já foram concluídas a rede de GLP (gás de cozinha), a recuperação estrutural, a recuperação do telhado, a infraestrutura de circuito fechado de TV, a recuperação do madeiramento e a substituição das caixas d’água de polietileno. Também foram reformadas a rede de esgoto e água, a rede de drenagem de águas pluviais e a infraestrutura elétrica. Estão em execução o cabeamento da rede elétrica e do circuito fechado de TV, além do contrapiso dos boxes e passeio.
Na próxima semana começam a colocação do piso de alta resistência, piso de bloquete, piso cerâmico dos boxes e banheiros, revestimento cerâmico dos boxes e banheiro, calha do telhado e a recuperação das bancadas em granito.
Segundo o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, a obra do Mercado das Tulhas vai agregar também ao turismo local. “Esta é uma obra muito importante porque tem também um forte apelo turístico, já que é um mercado que vende produtos típicos da nossa cultura. Com o Mercado das Tulhas e os demais em obras, a gestão do prefeito Edivaldo vai deixar como legado o maior volume de obras em feiras e mercados da capital”, afirmou.
O Mercado das Tulhas é tombado pelo Governo Federal e integrante do conjunto arquitetônico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As obras integram o programa de revitalização do Centro Histórico de São Luís, executado na gestão do prefeito Edivaldo, incentivando também preservação do patrimônio e o turismo, além de fortalecer a economia local.
EXPECTATIVA
Os feirantes estão animados com o novo mercado. Wellington Lima disse que está satisfeito com o ritmo das obras. “A gente percebe que a obra está avançando rápido, então, estamos tranquilos, pois temos certeza que receberemos um novo mercado. A partir disso, tudo vai melhorar para a gente”, contou.
Já Ivanilde Sampaio da Silva parabenizou o prefeito Edivaldo por ficar ao lado dos feirantes. “O prefeito Edivaldo Holanda Junior voltou a sua administração para dar qualidade de vida às pessoas e olhou para a gente também. O que está sendo feito aqui nas Tulhas não é apenas uma reforma. Ele vai entregar um novo mercado para a gente”, comentou.
SÃO LUÍS EM OBRAS
Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

0 comentários:

Postar um comentário