Com Sarau Histórico, Prefeitura de São Luís revive grandes festas da capital

, , No Comments

Evento, que tem como objetivo ressaltar a cultura maranhense, foi realizado no Teatro Arthur Azevedo e integra o programa Reviva, criado pelo prefeito Edivaldo.


Sarau Histórico no Teatro Arthur Azevedo resgata histórias dos grandes bailes carnavalescos de São Luís.O público lotou o Teatro Arthur Azevedo para participar do Sarau Histórico especial de Carnaval, ocorrido na noite de quarta-feira (29). Com o tema 'Baile de Ana Jansen', o evento, que integra o programa Reviva, criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, reuniu teatro e música para falar sobre os grandes bailes que marcaram a história cultural de São Luís. Para tanto, a companhia Tramando Teatro e a banda Mákina du Tempo levaram ao palco uma história que uniu Ana Jansen e os artistas Aldo Leite e Reynaldo Faray num enredo divertido e animado. 
O Sarau Histórico tem como objetivo ressaltar a cultura maranhense para os moradores da cidade e também todos que a visitam. “Nós procuramos sempre temas específicos sobre a cultura maranhense para mostrar toda a nossa riqueza. Nesta edição especial de Carnaval, trouxemos ao público um grande baile com a presença de figuras históricas como Ana Jansen, Aldo Leite, Reynaldo Faray, Arthur Azevedo e outros. Foi um espetáculo lindíssimo”, disse a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
O público prestigiou, dançou e se encantou com o Sarau. “Achei tudo lindo, as encenações, as referências sobre as personalidades do Maranhão. Foi divertido, diferente, e tudo no Teatro Arthur Azevedo, um espaço muito bonito da nossa cidade”, contou Concita Guterres. 
O ENREDO 
Ana Jansen ou simplesmente Donana, era conhecida por todos os ludovicenses por ser uma anfitriã cujos banquetes e festas tinham sua marca registrada. Políticos e outros nomes importantes da cidade por ela eram reunidos em seus salões, onde as festas eram apenas um pretexto para as alianças políticas.
A Tramando Teatro levou essa faísca histórica para reunir grandes nomes dos antigos carnavais maranhenses de todos os tempos. Essa alegoria cênica se iniciou com Ana Jansen fazendo um convite para Reinaldo Faray e Aldo Leite para organizarem seu Grande Baile de Máscaras. Como mestres das artes cênicas, os dois, entre várias escolhas e imposições da anfitriã, se deparam entre conflitos e escolhas para realizarem todos os desejos da Dona do Maranhão. 
Sem ter uma linha do tempo fixa, os personagens ora apareciam e ora eram citados como forma de homenagem do seu trabalho incansável e reconhecido nas artes carnavalescas no Maranhão e em alguns casos no Brasil.
PROGRAMA
Os eventos do Reviva têm o objetivo de valorizar a cultura e as riquezas de São Luís, já que, além de repassar a história ao público, leva as pessoas para conhecerem o Centro da capital. O Sarau Histórico é um mix cultural de literatura, teatro, música e história que tem atraído a atenção do público local e turistas. Atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história

0 comentários:

Postar um comentário