By: Marco Aurélio D'Eça.
Mais novo levantamento da disputa em São Luís confirma favoritismo consolidado do deputado federal e a força popular do deputado estadual, mesmo bombardeado pela sua própria base comunista.
A pesquisa do Instituto Prever divulgada em blogs nesta sexta-feira, 4, consolidou duas verdades da pré-campanha pela Prefeitura de São Luís.
1 – o deputado federal Eduardo Braide (PMN) tem absoluto favoritismo, restando aos adversários a esperança de que haja um segundo turno;
2 – nenhum outro candidato da base do grupo Flávio Dino (PCdoB)/Edivaldo Júnior (PDT) tem mais apelo popular que o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), único em condições de garantir o segundo turno.
Muito mais dos que os números absolutos do cenário estimulado, o que confirma a força de Braide e Duarte são os números da pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor cita o nome do seu preferido mesmo sem ver nenhuma lista.
Neste quesito, Braide tem impressionantes 23,3% das intenções de votos; isso significa que praticamente 1 em cada quatro eleitores cita seu nome quando perguntado sobre a eleição em São Luís.
E quem é o segundo colocado na pesquisa espontânea? Exatamente Duarte Júnior, mesmo com distantes 4,6%.
Aliás, essa polarização entre Braide e Duarte já havia sido abordada neste blog, em posts do tipo: “De como o grupo Flávio Dino caminha para entregar eleição para Braide…”, “Eleitor já tem na cabeça disputa entre Braide e Duarte Jr….” e “Pesquisa confirma prognóstico do blog sobre duelo Braide X Duarte Jr….”.
Nenhum outro pré-candidato do governo registra pelo menos metade dos votos de Duarte Jr. no quesito espontâneo.
A tradução óbvia desta pesquisa é: o grupo holandinista tem um candidato com potencial para polarizar a disputa com o favorito, mas pode entregar o jogo ao insistir em tirá-lo da disputa.
Simples assim…
0 comentários:
Postar um comentário