MEIO AMBIENTE! OSMAR FILHO: Presidente da Câmara Municipal de São Luís realizará o Dia do Descarte

, , No Comments


A Câmara Municipal de São Luís realizará, na sexta feira, 25, o Dia do Descarte. De iniciativa do Setor de Gestão e Qualidade Administrativa da Casa, a atividade visa a adoção do sistema 5S. A exemplo de outros órgãos públicos, o Legislativo Ludovicense deu os primeiros passos para aprimorar seus processos administrativos, implantando um projeto de gestão que busca a qualidade, certificada através do ISO 9001.
Os diferentes setores da Câmara Municipal passaram por um processo de capacitação sobre a metodologia dos 5S, que mira o aprimoramento dos processos e ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta do 5S é reduzir o desperdício de recursos e espaço, de forma a aumentar a eficiência operacional, promovendo a compreensão do indivíduo quanto ao seu papel dentro da organização.
O dia do descarte tem como slogan “Reduzir para Conscientizar” e consistirá em desfazer-se de tudo o que não tem mais serventia, desde móveis, aparelhos eletrônicos, papéis e documentos.
O descarte será realizado através de parceria com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, que ficou encarregado de encaminhar esse material para os Ecopontos espalhados na cidade, onde passarão pelo processo de reciclagem.
A metodologia implantada se divide em cinco partes (senso) sendo estas: Seiri, senso de organização; Seiton, senso de arrumação; Seisou, senso de limpeza; Seiketsu, senso de padronização e higiene; Shitsuke, senso de disciplina.
“Implantaremos o dia do descarte e, baseado na filosofia 5S, todos os setores estarão envolvidos em separar documentos, equipamentos e outras coisas que não tem utilidade e disponibilizá-las para descarte”, disse Bruno Lima, gestor de Qualidade do Legislativo Municipal.
“Traremos uma gestão mais eficiente para a Câmara, que estará alinhada ao cenário econômico brasileiro. No momento atual, o desafio na gestão pública é trabalhar de forma eficaz, produzindo mais com menos”, concluiu.
ISO 9001
É uma norma técnica internacional que estabelece um modelo de gestão de qualidade e oferece ferramentas de padronização de processos. Trata-se de recurso valioso para a administração, pois, agrupa um conjunto de práticas mundialmente testado em empresas do setor público e privado.
É um sistema de gestão que oferece a estrutura necessária para monitorar e aprimorar o desempenho em qualquer área de interesse, ajudando a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da evolução contínua.
“Em tempos de crise, com arrecadação menor e custos crescentes, é preciso investir em inovação para aumentar a efetividade, a eficiência e transparência dos gastos públicos. Essas são obrigações legais e morais de qualquer gestor”, afirmou o vereador Osmar Filho, presidente da Câmara, que buscou a iniciativa de buscar a certificação do ISO 9001. 

0 comentários:

Postar um comentário