Campanha Outubro Rosa na Assembleia terá vasta programação

, , No Comments
Campanha Outubro Rosa na Assembleia terá vasta programação
Equipe de servidores do setor da Saúde engajada nas atividades de mobilização da campanha.
A Assembleia Legislativa do Maranhão está engajada na campanha Outubro Rosa, com ações de sensibilização e alerta sobre o câncer de mama. A Diretoria de Saúde da Casa divulgou a programação oficial da campanha nesta terça-feira (15). A mobilização será intensificada de 29 a 31, quando serão realizadas diversas atividades de saúde preventiva. Já como parte das ações alusivas à campanha, desde o início do mês estão sendo oferecidas consultas preventivas e exames clínicos de mama.
Conforme a Diretoria de Saúde da Casa, nas segundas-feiras, as consultas são realizadas com Dr. Cateb; nas quartas, com Dr. Elouf, e nas quintas-feiras, com a Dra. Abgail. O atendimento pode ser agendado na recepção do setopr de saúde, a partir das 7h, pela manhã, e à tarde, a partir das 13h.
No dia 29, serão realizadas palestras educativas com especialistas na área de Oncologia: com a enfermeira Roseana Costa Teixeira Cunha, do Hospital Aldenora Bello, o médico oncologista Igor Marcelo Castro e Silva, do Hospital Tarquínio Lopes, e Stelma Regina Sodré Pontes, enfermeira mestra em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). As palestras acontecerão no Plenarinho da Casa, logo após a solenidade de abertura do evento, do qual participarão o diretor de Saúde da Assembleia, Dionilo Costa Júnior; a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato; a procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Helena Duailibe, e da representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.
No dia 30, acontece a "Feira Vida e Saúde”, que será instalada no hall de entrada da Assembleia.  “A feira será um dos destaques da programação, com ciclo de palestras sobre hábitos saudáveis, entre outros temas relativos à campanha”, enfatizou a coordenadora chefe da Diretoria de Saúde da Casa, Katyane Vasconcelos,
Exame de Mamografia
De acordo com Katyane Vasconcelos, a Carreta da Mulher, equipamento da Secretaria de Estado da Mulher, realizará exames de mamografia, no estacionamento da Assembleia, nos dias 29, 30 e 31, pela manhã e à tarde. “Só poderá fazer o exame de mamografia quem estiver com a APAC (Documento emitido pela Diretoria de Saúde), cópia do cartão do SUS, RG ou outro documento de identidade, além de comprovante de endereço”, esclareceu.
câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
História
O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura", em Nova York, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.


0 comentários:

Postar um comentário