BIO-DIVERSIDADE! MALDITAS GARRAFAS PETS: Empresários querem aperfeiçoamento na Lei que proíbe comercialização de produtos plásticos

, , No Comments


O vereador Honorato Fernandes (PT) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 18, empresários e representantes das indústrias do ramo de produtos plásticos descartáveis. Na pauta da reunião foi o prazo para aplicação da lei, de autoria do vereador Osmar Filho (PDT), que proíbe a comercialização de produtos plásticos.
Os empresários querem ampliação do prazo para efetivação da lei, além da discussão e alteração de artigos da lei com o objetivo de garantir a defesa do meio ambiente, do comércio e da indústria.
O vereador apresentou uma emenda à lei de Osmar Filho, pedindo que o prazo para que as novas regras entrem em vigor seja ampliado. A ideia é estender para 18 meses a validade da nova lei. Desta forma, vai garantir a aplicação e seus efeitos com o tempo necessário para ajustes no setor comercial.
“Entendemos a importância desta lei para o meio ambiente. Creio que podemos conjugar os dois pontos. Podemos aproveitar este momento para trabalhar a consciência ambiental, garantir emprego e renda por meio da reciclagem e adequar as empresas a este novo momento”, disse Honorato Fernandes ressaltando ainda que os empresários apoiam uma campanha de coleta seletiva e destinação responsável do lixo. Os empresários disseram ainda que se colocaram a disposição do poder público para trabalhar num programa com este objetivo.
“A simples proibição da comercialização e uso destes materiais sem um processo de transição, ao invés de melhorar a qualidade de vida dos ludovicenses, na forma proposta, poderá gerar quebra de pequenos negócios e desemprego de centenas de trabalhadores que hoje fazem parte deste ramo de atividade, gerando ainda a concentração da venda para pessoas físicas, pequenos empreendedores e agravando ainda mais a desigualdade social local”, destacou Fernandes.
Outro ponto de discussão foi a relação dos materiais descartáveis que serão proibidos, uma vez que a maioria ainda não possuem produtos biodegradáveis com volume de produção nacional, muito menos local, capaz de atender o mercado, podendo haver desabastecimento e também o aumento dos custos.
Ao fim da reunião, entre outras deliberações, ficou acertado que na quarta-feira, 23, às 15h o presidente Osmar Filho, que está sensível ao diálogo, receberá representantes desses setores.

0 comentários:

Postar um comentário