Prefeitura movimenta Centro de São Luís com mais um final de semana do Arte na Praça

, , No Comments

O programa Arte na Praça, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), é parte do programa Reviva Centro, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Prefeitura movimenta Centro de São Luís com mais um final de semana do Arte na Praça. Desde julho, as praças do Centro de São Luís ganharam ainda mais cultura, se tornaram palco para apresentações de grupos locais. O programa Arte na Praça, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), é parte do programa Reviva Centro, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior, também composto pelos projetos Feirinha São Luís, Passeio Serenata, Roteiro Reggae e Sarau Histórico. No último final de semana, o Complexo Deodoro recebeu o Quarteto Buriti e muita recreação infantil com o espetáculo ‘Azedinho, Foguinho e personagens’. Na próxima quinta-feira (31), acontece o Passeio Serenata, saindo às 19h da Rua Grande.
“É um projeto que nos traz uma satisfação muito grande em realizar, pois é algo que enriqueceu a programação cultural da cidade. Toda semana é uma diversidade de atrações locais, sendo na sexta grupos de Chorinho, na Praça da Mãe d’Água, sábado com jazz e blues, e no domingo a programação infantil, ambos no Complexo Deodoro. O visitante não paga nada para prestigiar artistas de qualidade que temos aqui e isso é um retorno positivo para todos, pois valoriza a prata da casa e oportuniza o público a conhecer quem está atuando no cenário cultural de São Luís”, destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão. 
No sábado (26), o Quarteto Buriti trouxe muito jazz e música popular brasileira. Formado desde 2018, o grupo surgiu da integração de músicos atuantes no cenário musical ludovicense, com a finalidade de praticar a improvisação e divulgar o jazz e suas vertentes para o público maranhense em geral. O repertório interpretado pelo grupo foi centrado no jazz e na música brasileira, especialmente Bossa Nova, com obras de compositores como Miles Davis, Charlie Parker, John Cotrane, Tom Jobim, João Donato, Djavan, e muitos outros. Se apresentaram os instrumentistas Daniel Cavalcante, no trompete; Ronald Nascimento, na bateria; Mauro Sérgio, no baixo; e Rui Mário, no piano/teclado.
A ludovicense Poliana Lindoso prestigiou o show com as duas filhas, Mariana, de 9 anos, e Marina, de 4 anos. “Já viemos outras vezes e estamos sempre participando dessas programações, pois a música é de qualidade e valoriza o artista local. Trago minhas filhas para que possam conhecer a música daqui. É uma forma muito boa também de atrair turistas para nossa cidade. Há muito tempo estávamos precisando de algo assim, um espaço para mostrar o que se produz aqui, valorizar nossos artistas, porque temos muitos talentos. A iniciativa está de parabéns e deveria entrar para o calendário cultural da cidade de forma permanente”, disse.
O casal Célio e Keline Freitas participou pela primeira vez da programação. Ele é de São Paulo e ela de Fortaleza, mas moram em São Luís. “Pretendemos voltar outras vezes, a programação está muito boa. Não tínhamos vindo à Praça Deodoro depois de revitalizada, sempre passávamos e nunca conseguíamos tempo para encostar e conhecer. Está muito bonita, esperamos que os ludovicenses cuidem e valorizem mais o local, mantendo ele sempre limpo e conservado”, afirmou.

No domingo (27), a animação ficou por conta dos palhaços Azedinho e Foguinho, que fizeram muita recreação com a criançada e o espetáculo ‘Azedinho e Foguinho e personagens’. A mãe da Safira, de 4 anos, Tatiana Sotão contou como a filha gosta da programação. “Ela adora as brincadeiras, faz questão de vir e quando chega domingo já pede para trazê-la, então a gente vem sempre para participar. As crianças gostam muito disso”, contou.
Já o Davi, de 6 anos, participou pela primeira vez acompanhado de seus pais Thiago e Daniele Ribeiro. “Nosso filho é autista e resolvemos vir participar para contribuir na socialização dele e na interação com outras crianças por meio de brincadeiras e animação dos palhaços. Isso do som alto, aceitar o barulho, é algo que precisamos trabalhar nele, então acreditamos que aqui também vai ajudar, por isso pretendemos voltar outras vezes”, explicou a mãe do Davi.
PASSEIO SERENATA
O cenário para a próxima edição do Passeio Serenata, marcado para quinta-feira (31), às 19h, será a Rua Grande. Principal via do comércio de São Luís, o logradouro foi recentemente reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís. O evento, que integra as atividades do programa Reviva Centro, é uma iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O passeio sairá do Largo do Carmo em direção ao Complexo Deodoro. 
Durante o percurso, que será iniciado após o fechamento do comércio da via, serão citados de maneira didática a história dos pontos históricos como o antigo cinema Éden, o Palacete Gentil Braga e o casarão com 22 janelas em ogiva e azulejo português. O público irá fazer um passeio no tempo, relembrando a tão conhecida Rua Grande de antigamente, que mesmo ao longo de toda sua existência, nunca perdeu o seu charme.

0 comentários:

Postar um comentário