ALEMA! SINPROESEMMA: Assembleia realiza sessão solene em comemoração aos 30 anos do Sindicato

, , No Comments
Assembleia realiza sessão solene em comemoração aos 30 anos do Sinproesemma

Por solicitação do deputado professor Marco Aurélio (PCdoB), a Assembleia realizou, na manhã da última quarta-feira (23), sessão solene, no Plenário Nagib Haickel, em homenagem aos 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma).
O ato solene foi presidido pelo deputado Zé Inácio Lula (PT) e, dentre outras autoridades, contou com a presença dos deputados Zito Rolim (PDT) e Rigo Telles (PV); do secretário de Estado da Educação, Felipe Costa Camarão, representando o governador Flávio Dino (PCdoB);  do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro (PCdoB); do presidente em exercício do Partido Comunista do Brasil no Maranhão (PCdoB/MA), Egberto Magno; do presidente da Escola de Governo do Maranhão, Odair José Neves Santos, e do presidente do Sinproesemma, Raimundo Nonato Costa Oliveira.
Trajetória de luta e conquistas
Júlio Pinheiro, que presidiu o Sinproesemma por dois mandatos consecutivos, fez um resgate da trajetória de luta da entidade e disse sentir orgulho de ter participado da luta e dO momento simbólico.
“Avançamos muito. Dentre tantas conquistas, destaco, em nível estadual, a elaboração do Plano Estadual de Educação e o processo de eleição direta para diretor de escola. O Sinproesemma é protagonista de um processo vigoroso em defesa da educação pública do Maranhão”, lembrou.
Em seguida, Odair José Neves Santos, que presidiu o Sinproesemma de 2002 a 2009, destacou algumas conquistas importantes da luta travada pelos profissionais da educação do Maranhão.
 “Avançamos por conta da luta incessante e de nossa organização. Essa entidade jogou papel importante na garantia constitucional do percentual mínimo de investimento em educação por parte das esferas de governo. Sou muito feliz e honrado de ter feito parte dessa história”, assinalou.
“O Sinproesemma tem uma história marcada por glórias, resistência e conquistas. Agora, quando assistimos à ofensiva contra direitos consagrados na Constituição Federal, é preciso seguir na luta em defesa de uma educação pública de qualidade e gratuita. Não podemos aceitar que o governo federal venha manietar as universidades”, declarou Egberto Magno.
Raimundo Nonato Oliveira agradeceu à Assembleia pelo reconhecimento e elencou muitas das conquistas do Sinproesemma, a exemplo da unificação de matrículas e da gratificação de 30%. Além disso, conclamou a categoria a resistir aos ataques à educação perpetrados pelo governo Bolsonaro.
“É impossível não nos indignarmos com os retrocessos em direitos conquistados com muita luta. É preciso resistir a essa ofensiva contra a educação. Por isso, a luta continua em defesa de uma educação justa”, ressaltou.
Compromisso do Governo do Estado com a Educação
“Não vim apenas parabenizar, mas dar um testemunho do papel desempenhado pelo Sinproesemma para os avanços da educação pública do Maranhão ao longo de sua trajetória de luta. Essa entidade representa 60% dos servidores públicos ativos e inativos do nosso estado. Temos que continuar caminhando juntos em defesa de uma educação pública de qualidade e pela valorização dos profissionais da educação, que são compromissos do governador Flávio Dino e estão sendo honrados diariamente”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Camarão encerrou conclamando os profissionais da educação a se unirem contra o desmonte da educação pública brasileira. “Estamos perdendo a batalha para as fake News. Esse debate começa no chão da escola. Precisamos, mais do que nunca, nos manter unidos e organizados em defesa de uma educação pública de qualidade”, defendeu.
Reconhecimento dos deputados
O deputado Zito Rolim prestigiou a cerimônia e enalteceu a luta do Sinproesemma. “É muito importante esse reconhecimento. Nós todos conhecemos os avanços que teve a educação por conta da organização e da luta dessa entidade. Estão de parabéns os profissionais da educação do Estado do Maranhão por todas as lutas e conquistas em prol de uma educação pública de qualidade”.
“Esse ato é o reconhecimento da Casa do Povo do Maranhão à luta e conquistas dos profissionais da educação de nosso estado. Nós, deputados estaduais, temos por obrigação reconhecer esse árduo trabalho desenvolvido por gerações de educadores maranhenses à frente desse sindicato. A Assembleia tem que continuar reconhecendo esse trabalho e, assim, valorizando nossos profissionais da educação”, afirmou Rigo Teles.
“Estamos homenageando a luta dos trabalhadores e reverenciando, também, a luta em favor da educação pública de qualidade no Maranhão. Essa é uma justa homenagem a uma categoria que, ao longo da história, tem dado uma inestimável contribuição para o avanço da educação no nosso estado”, disse Zé Inácio Lula.
Agradecimento dos profissionais da educação
Maria do Perpétuo Socorro Ribeiro Mendonça, professora há 25 anos, lotada no Centro Educacional Cidade de São Luís (antigo CEMA), na Cohab, agradeceu aos deputados pela homenagem e reconheceu as conquistas da categoria.
“É muito gratificante receber esse reconhecimento da Assembleia. Isto nos estimula a participar ainda mais das lutas em defesa da educação de nosso estado. Sempre participei das lutas de todas as conquistas aqui anunciadas e continuarei a participar. Afinal, a luta não pode parar”, frisou.

0 comentários:

Postar um comentário