Prefeito Edivaldo vistoria reforma do Centro de Saúde Genésio Ramos que integra pacote de ações do São Luís em Obras

, , No Comments

Obra contempla serviços no telhado, piso, instalações elétricas e hidrossanitárias e aquisição de equipamentos; outras 17 unidades de saúde também estão contempladas no programa criado pelo prefeito Edivaldo.

Prefeito Edivaldo segue com ações do São Luís em Obras e vistoria reforma do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho.  O prefeito Edivaldo Holanda Junior vistoriou, nesta terça-feira (22), o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (localizado na Rua 13,  Cohab Anil I), que está em processo de ampla reforma, iniciada em agosto, quando foi assinada, pelo prefeito, Ordem de Serviço para reforma desta e de outras 17 unidades de saúde do município. O serviço integra o programa São Luís em Obras que está transformando a capital em um grande canteiro de obras, com mais de 20 frentes de trabalho em andamento contemplado ações na área de infraestrutura, requalificação de praças e parques, mercados, construção de pontes e pavimentação de vias. 
“A reforma desta unidade de saúde é mais uma ação do programa São Luís em Obras que vai beneficiar esta região e muitas outras. A unidade de saúde está passando por ampla reforma e devolveremos para a população um centro de saúde totalmente renovado. Outras unidades também recebem serviços. O São Luís em Obras está presente em diversas áreas, além da saúde, pois estamos reformando escolas, pavimentando ruas e avenidas, reformando e construindo mercados, requalificando praças e parques e com obras de drenagem profunda. Muitas frentes já foram iniciadas e outras serão abertas ainda este ano em vários bairros da cidade”, informou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e do secretário municipal de Saúde, Lula Filho.
O vice-prefeito ressaltou a importância estratégica dos investimentos na área da saúde. “São obras que ampliam as ações da Prefeitura na cidade e corrige problemas históricos. Estamos avançando com o serviço no Genésio Ramos e vamos concentrar esforços em outras unidades, pois assim caminha a gestão do prefeito Edivaldo, que tem realizado um trabalho com muita determinação e responsabilidade para garantir saúde pública para a cidade de São Luís”, destacou.
O secretário Lula Fylho, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), observou que as obras no Centro Genésio Ramos Filho estão em estágio avançado. “Estamos realizando um programa de reforma com mudanças significativas em 18 unidades de saúde do município. No Genésio Ramos, além da reforma estrutural, adquirimos novos equipamentos e expandimos as áreas de especialidade, como atendimento odontológico, entre outros”, acrescentou.
Entre os novos equipamentos, destaque para a mesa ginecológica elétrica, que vai propiciar acessibilidade para pacientes cadeirantes e com mobilidade reduzida. O Centro de Saúde será o primeiro da rede pública da capital a oferecer este equipamento.
SOBRE O CENTRO 
A reforma do Centro de Saúde atingiu do telhado até o piso, passando pelas instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos, odontológicos e salas de exames.
O Centro de Saúde abriga quatro equipes de saúde na família, com atendimentos diversos, que vão deste a puericultura (área da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil), a atendimentos a hipertensos e diabéticos. Para tanto, o Centro conta com seis consultórios, sendo dois para a odontologia (era apenas um antes da reforma), além de salas de imunização (vacinas), esterilização de equipamentos, nebulização, acolhimento, curativos, entre outros atendimentos.
A unidade realiza cerca de 800 consultas médicas por semana, fora outros atendimentos como vacinação e teste do pezinho, entre outros. O Centro conta com médicos e enfermeiros em seus quadros, além das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que compreende psicólogos, educadores físicos, odontólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros. O Centro atende diretamente pessoas dos bairros Cohab, Isabel Cafeteira, Anil e Forquilha, que são os bairros circunvizinhos, mas recebemos pessoas de vários outros locais e até de outros municípios do Estado.
“A comunidade procura bastante os serviços deste centro de saúde e esta reforma está sendo muito bem vista por todos”, comentou Vera Carvalho, que mora no bairro Cruzeiro do Anil e frequentemente recorre ao Centro Genésio Ramos Filho em busca de atendimento.
“O médico vem me atender em casa. Este centro de saúde é muito bom para mim, pois eu tenho recebido atenção e cuidados sempre que preciso do pessoal do programa de Saúde da Família”, comentou a cadeirante Rosimeire Viana Vale Porto, de 79 anos, moradora da Rua 13, do Conjunto Cohab Anil IV, isto é, ela mora em frente ao Centro de Saúde Genésio Ramos Filho.
REFORMAS
O programa de reforma de unidades de saúde teve início em agosto deste ano, como parte do macroprograma São Luis em Obras, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo. Na primeira etapa serão reformadas 18 unidades de saúde, sendo 11 da atenção primária em bairros de regiões como área Itaqui-Bacanga, zona rural, Cidade Olímpica e área central de São Luís. Também serão contempladas sete unidades de saúde de maior porte como a Unidade Mista São Bernardo, setores do Socorrão II e Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha (em andamento).
Com a reforma de novas unidades e equipamentos da rede de saúde, Edivaldo segue fortalecendo as ações pela melhoria do atendimento de saúde à população de São Luís. Ao longo da execução das obras já com ordem de serviço assinada, outras unidades serão incluídas no pacote de obras.
SÃO LUÍS EM OBRAS
Idealizado pelo prefeito Edivaldo como o maior programa de urbanização e melhorias na área da infraestrutura já executado na capital, o São Luís em Obras vai beneficiar a população com um conjunto de ações, muitas delas sendo executadas, como as reformas do mercado do Coroadinho, das Tulhas (no Centro Histórico),  Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e Fonte das Pedras, no Centro; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; pavimentação asfáltica no Vinhais, Cohatrac, Angelim e Avenida Guajajaras; a construção de quatro novos Ecopontos (Primavera/Shalom, Centro/Anel Viário, Vila Isabel e Barreto) e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).
O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

0 comentários:

Postar um comentário