Prefeito Edivaldo acompanha diplomação do Prefeito e Vice-Prefeito Criança de São Luís em solenidade no TRE

, , No Comments

Iniciativa pioneira no Maranhão, programa tem como objetivo estimular alunos da rede municipal a conhecer e participar do cotidiano dos gestores do executivo municipal.

Prefeito Edivaldo acompanha diplomação do Prefeito e Vice-Prefeito Criança de São Luís em solenidade no TRE. Os estudantes Victor Cazuza Silvas, 13 anos, e Lucas Silva, 12 anos, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Ana Lúcia Chaves Fecury, do São Bernardo foram eleitos, diplomados e empossados nesta quinta-feira (17), respectivamente, prefeito e vice-prefeito criança de São Luís. O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado da primeira-dama do município, Camila Holanda, e do vice-prefeito Júlio Pinheiro, participaram da sessão solene de diplomação. A escolha dos estudantes faz parte do programa Prefeito Criança, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Trata-se de uma iniciativa pioneira no Maranhão, desenvolvida na capital pela gestão do prefeito Edivaldo que tem como objetivo estimular alunos da rede municipal de ensino a se interessar, conhecer mais e participar do cotidiano dos gestores do Poder Executivo Municipal.
“É uma alegria poder dar continuidade a esse projeto criado na nossa gestão, em parceria com TRE-MA. Esse é um projeto muito importante para a cidade e para as crianças. Victor e Lucas, vocês agora têm a grande responsabilidade de, nas escolas, poderem representar a cidade, falar da importância da política no convívio de vocês. A política é um instrumento de transformação da sociedade”, assinalou o prefeito Edivaldo.
“Graças a Deus fui eleito prefeito Criança de São Luís. Estou muito honrado com essa oportunidade que estou tendo, junto com minha equipe, professores e gestoras”, disse o Prefeito Criança Victor Cazuza, após receber a faixa de prefeito Edivaldo e ser empossado pelo presidente da Câmara de São Luís, vereador Osmar Filho.
O presidente do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha, realçou o caráter solene da ocasião. “Para este tribunal, esta eleição, esta diplomação e esta posse do Prefeito Criança e do Vice-Prefeito Criança é um momento solene. O mesmo diploma que demos a eles, damos aos prefeitos, deputados, senadores e governadores eleitos”, assinalou o desembargador.
“O projeto objetiva ensinar a eles que a política é um espaço de alegria, que se faz com honestidade e dignidade. E, também, oferecer a eles uma formação cidadã para que possam seguir de forma bem tranquila o itinerário escolar, percebendo que cada passo que eles dão no sentido de buscar uma vida melhor é muito importante para o futuro que terão”, explicou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.
A condução do programa é da Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Victor Cazuza Silva e Lucas Silva foram eleitos com o projeto “Lugar de Comida é no prato, não no lixo!”, apresentado à comissão julgadora formada por seis integrantes: Márcio Celeri  (Universidade Federal do Maranhão - UFMA), Eliane Pinheiro Silva (Semed), Bruno Duailibe (TRE-MA), José Fernando Rodrigues Bezerra (Universidade Estadual do Maranhão - Uema), Sahra Caroline Trinta (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA), Eliana Maria Pereira (especialista da Semed), Mariana Aparecida Cordeiro Brito (Coordenadora da Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul).
O programa Prefeito Criança busca mostrar para os estudantes da rede pública municipal que a formação como cidadão se faz com o trabalho na política, seja no legislativo, executivo ou judiciário. Victor Cazuza sucede Tiago Emanuel, o primeiro Prefeito Criança de São Luís. O mandato do prefeito é de um ano. Esta é a segunda edição do projeto iniciado em 2017 pela Secretaria Municipal de Educação.
Cinco escolas participaram da edição deste ano do projeto: as Unidades de Ensino Básico Menino Jesus de Praça (Planalto Vinhais II), Maria Rocha (Areinha), Maria José Vaz dos Santos (João de Deus), Galileu Clementino Ramos (Cruzeiro de Santa Bárbara) e Ana Lúcia Chaves Fecury (São Bernardo). Participaram ainda do evento  o vereador Osmar Filho, e todos os sete membros da corte.
PREFEITO CRIANÇA
Para que o pleito ocorra, o TRE-MA fornece às escolas as urnas eletrônicas para que seja realizado o primeiro turno das eleições, que é quando os alunos das escolas podem votar. O segundo turno ocorre nas instalações do tribunal, com a defesa dos projetos mais votados, seguido pela diplomação. A parceria da Prefeitura de São Luís com o órgão eleitoral dá legitimidade ao pleito.
Entre suas atribuições, o Prefeito Criança deverá participar de reuniões e acompanhar o secretário municipal de Educação e o prefeito de São Luís, sempre que for convocado; desenvolver junto à comunidade escolar durante seu ano de mandato, sempre autorizado e acompanhado da direção da escola, o projeto apresentado nas eleições; e apresentar, sob a orientação da direção da escola, um relatório bimestral à coordenação do projeto Prefeito Criança, no que tange ao cumprimento do cronograma de execução apresentado na defesa do seu programa.

0 comentários:

Postar um comentário