TURISMO! ENALTECEU PRAIA GRANDE: Edição especial do Roteiro Reggae celebrou aniversário de São Luís e Dia Municipal do Regueiro

, , No Comments

Evento realizado pela gestão do prefeito Edivaldo reuniu público amante do ritmo jamaicano na noite desta última quarta-feira (12) em passeio cultural pelas ruas do Centro Histórico. 

Grupo de dança se apresenta durante o Roteiro Reggae, evento promovido pela Prefeitura de São Luís. 
Como parte da programação do mês de aniversário dos 406 anos da capital, celebrados no último dia 8, e também pela passagem do Dia Municipal do Regueiro, comemorado em 5 de setembro, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), promoveu, na noite dessa quarta-feira (12), o Roteiro Reggae. O evento integra o programa Reviva, criado na gestão do prefeito Edivaldo e abrange ainda o Sarau Histórico e o Passeio Serenata, todos com o objetivo de valorizar o Centro Histórico.
Ao som do ritmo jamaicano, com a presença de um guia e de grupos de dança, quem compareceu ao Roteiro Reggae pôde conhecer mais sobre os motivos que fizerem a Ilha do Amor ser conhecida também como a Capital Brasileira do Reggae. "O evento, assim como o Sarau Histórico e o Passeio Serenata, busca atrair as pessoas para o Centro Histórico. Desta maneira, nós conseguimos mostrar todo o nosso potencial, e explicar de forma clara como nós conquistamos o título de Patrimônio da Humanidade", diz a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
O carioca Marcos Nakayama veio conhecer a cidade, estava voltando de um passeio quando se deparou com o Roteiro Reggae e o público caminhando pelas ruas do Centro. "Fiquei muito surpreso. É linda a iniciativa. Eu já conheço algumas cidades do Brasil, mas nunca tive a oportunidade de participar de algo tão bonito assim, apresentando a cultura ao ar livre, à noite, em um passeio cultural e totalmente musical", contou Marcos.
O trajeto partiu da Praça Benedito Leite e passou pela Rua da Palma, Beco da Pacotilha, Rua do Giz, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal, Rua do Trapiche e foi finalizado na Praça Dom Pedro II. Durante o passeio, diversos pontos que fazem referência ao reggae foram lembrados, como o próprio Museu do Reggae, a praça do Reggae, um salão de beleza afro e também pontos de comercialização de produtos voltados ao ritmo. O público se encantou com cada detalhe do Centro Histórico, sobretudo com a Praça Dom Pedro II, onde está localizada a escultura Mãe d'Água Amazônica, reinaugurada recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Rosângela Santiago, proprietária da Rosa Arte, um dos pontos da Feira de Artesanato da Praia Grande, explicou ao público a proposta da feira e mostrou diversos itens que são produzidos por artesãos locais para a venda. "Nós tentamos oferecer ao público os itens que remetem ao reggae, porque muita gente que vem aqui em São Luís busca mais sobre esse ritmo que faz parte do cotidiano da cidade", apontuou a comerciante.
REVIVA
O Reviva é um programa criado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que acontece de julho a dezembro, com o objetivo de dar vida ao Centro Histórico. Fazem parte dele o Sarau Histórico, o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae, todos trabalhando em conjunto para contar a história de São Luís ao público.
Ainda no mês de setembro, acontece o Passeio Serenata, no dia 19, partindo também da Praça Benedito Leite. O Passeio Serenata contribui de forma significativa para que os turistas conheçam a cidade. Não só os pontos turísticos, mas também os artistas, cultura e a história local. Fugindo do convencional, o evento oferece aos visitantes uma São Luís mais lúdica, através de músicas regionais e do cancioneiro popular nacional, e personagens da história ludovicense, em inserções durante o passeio.
Outras informações sobre a área estão disponíveis no site de turismo oficial da Prefeitura (www.turismosaoluis.com). A Setur também conta com perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Os perfis ressaltam as belezas da Ilha para os visitantes do país inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário