Prefeitura de São Luís intensifica ações de educação na Semana Nacional de Trânsito

, , No Comments

Programação terá palestras, passeio ciclístico e evento expositivo em escolas das redes pública e particular da capital; ações integram a política de prevenção e educação implantada na gestão do prefeito Edivaldo com foco na conscientização da população. 

Agentes de trânsito orientam a população sobre o uso da faixa de pedestreA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), intensificou as ações de educação para o trânsito no período da Semana Nacional de Trânsito (SNT), realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. Neste ano, a semana tem como tema "Quando você bebe e dirige alguém sempre se machuca". Além das ações nas escolas, a programação contempla ainda palestras, passeio ciclístico e evento expositivo. As ações integram a política de prevenção e educação implantada na gestão do prefeito Edivaldo e que têm como foco a conscientização da população, em especial das crianças.
Durante a semana dedicada a essa sensibilização, estão sendo ministradas palestras educativas nas Unidades de Educação Básica e em escolas das redes estadual e particular. No encerramento, serão realizadas ações lúdicas e exposição de viaturas e equipamentos de controle e fiscalização de trânsito da SMTT, da Policia Militar, Policia Rodoviária e Corpo de Bombeiros, órgãos que atuam diretamente na segurança viária.
Além da atuação com as crianças nas escolas, o trabalho inclui a execução de blitzes educativas no trânsito, com a distribuição de material informativo aos condutores e orientações aos pedestres. A ação acontece nos principais corredores da capital, que registram diariamente um grande fluxo de veículos, como a Avenida Daniel de La Touche e a Avenida Colares Moreira, nas proximidades do Tropical Shopping.
Abordagens educativas serão realizadas, ainda, na Feirinha São Luís de domingo (23). O objetivo é aproveitar o grande movimento que acontece na Praça Benedito Leite para expandir o alcance das informações sobre prevenção de acidentes no trânsito. O trabalho na Feirinha São Luís soma-se às demais iniciativas que estão sendo executadas em São Luís durante Semana Nacional de Trânsito.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito (Coetran) da SMTT, Ana Léa Aranha de Carvalho, a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de convocar toda a sociedade a refletir sobre a influência do comportamento individual para a segurança no trânsito. "Fazendo valer o tema tão bem definido pelo Contran (Nós somos o trânsito), a SMTT, por meio do Coetran, reforça que as responsabilidades não são só daqueles que dirigem veículos, mas de todos que transitam pelas vias públicas. Portanto, as atividades da Semana Nacional de Trânsito em São Luís, estão voltadas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres", enfatizou a coordenadora.
Em parceria com o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), as polícias Militar e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e outros órgãos, as ações educativas da Semana Nacional do Trânsito em São Luís têm o objetivo de transformar a atitude das pessoas no trânsito, promovendo maior segurança, reduzindo o número de acidentes e valorizando a vida. A ação tem o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semus) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
AÇÕES
A Prefeitura de São Luís tem implementado uma série de ações, como investimentos em sinalização e fiscalização para reduzir o índice de acidentes de trânsito na cidade. Desde fevereiro, um novo sistema de monitoramento do trânsito está em funcionamento na capital. Instalado na sede da SMTT, o Centro de Controle de Operações do Trânsito é composto por um painel de nove telas, por meio do qual é observada toda a movimentação do trânsito, captada por câmeras fixas instaladas em pontos estratégicos dos principais corredores urbanos da cidade e mais câmeras com rotação de 360 graus e de longo alcance.
O sistema, além de permitir a autuação de infrações como uso do celular, fiscaliza infrações como a formação de filas duplas, estacionamento e conversões irregulares, uso das faixas exclusivas de transportes, atalhos por cima de canteiros, avanços de sinal vermelho, entre outras situações, contribuindo, assim, para a redução do número de acidentes no trânsito de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário