Ideb de São Luís aponta crescimento e comprova melhorias na Educação na gestão do prefeito Edivaldo

, , No Comments

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica divulgados nesta semana apontam que as políticas públicas para a Educação implementadas na gestão do prefeito Edivaldo estão no rumo certo. 

prefeito Edivaldo tem investido na Educação e dados do Ibed apontam crescimento na área. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana mostra que a gestão do prefeito Edivaldo segue melhorando os indicadores da Educação. O índice de qualidade educacional considera informações de desempenho da Prova Brasil ou do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio). Os dados, que consideram também informações sobre rendimento escolar, mostram que de 2013 até agora o ensino na rede municipal saiu de 4,1 para 4,6 nos anos inicias do Ensino Fundamental. É a melhor marca alcançada pelo Ideb em São Luís desde que o indicador começou a ser usado para medir a qualidade da Educação.
"Oferecer educação de qualidade e inclusiva para nossas crianças e jovens é uma das prioridades da nossa gestão, e todos os esforços feitos no setor, como a reforma de 150 escolas, climatização de mais de 800 salas de aula, qualificação e formação permanente dos professores, implantação de sistema de avaliação e de sistema de gestão escolar, entre outros, têm sido no intuito de assegurar aos estudantes municipais condições efetivas de aprendizado. Vamos continuar realizando os investimentos necessários para os avanços da nossa rede municipal e, deste modo, assegurar a oportunidade de um futuro melhor", disse o prefeito que na última semana também comemorou o avanço no Saeb.
Dados sobre estes avanços foram apontados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017), do Ministério da Educação divulgados na quinta-feira (30). Os números mostram que a educação pública municipal de São Luís avançou no aprendizado de Língua Portuguesa nos anos iniciais (5º ano) e finais (9 º ano) do Ensino Fundamental. As médias de desempenho do Saeb, com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apontou ainda o dado de 3,8 nos anos finais do Ensino Fundamental.
DESTAQUE
A educação pública municipal de São Luís obteve destaque no aprendizado de Língua Portuguesa nos anos iniciais (5 º ano) e finais (9 º ano) do Ensino Fundamental. De acordo com os resultados divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, os estudantes da rede pública municipal de ensino de São Luís obtiveram crescimento na proficiência média de 2,74 pontos em Língua Portuguesa nos anos iniciais; e 2,47 pontos nos anos finais em relação ao mesmo sistema de avaliação aplicado em 2015.
Em 2015, a média de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano foi de 183,96 pontos em uma escala que varia de 0 a 500 (Escala de Proficiência do Saeb). Já em 2017, a proficiência média subiu para 186,7 pontos. No mesmo sistema de avaliação aplicado em 2015, nos anos finais, a média em Língua Portuguesa foi de 236,03 pontos. Em 2017, a proficiência média obtida foi de 238,50 pontos.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, isto é resultado das diversas intervenções realizadas na área da Educação Municipal. "A prioridade à política de Educação e o olhar sensível do prefeito Edivaldo estão dando resultados e a perspectiva é de que nas próximas edições do Ideb a rede possa cumprir ou até superar as metas estabelecidas pelo Governo Federal", pontuou.
Para Moacir Feitosa, esses resultados demonstram que a rede pública municipal de ensino volta a crescer após um esforço de implementação das políticas públicas educacionais consistentes e planejamento de ações estratégicas e metas bem definidas com foco na garantia do direito dos estudantes à efetiva aprendizagem com equidade.
Nessa perspectiva, o município de São Luís, com a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (Lei 6001/2015 de 9 de novembro de 2015), fez um planejamento para a década, com metas e estratégias que centralizam esforços para a melhoria dos indicadores de acesso, permanência e qualidade do ensino, constituindo-se ação estratégica o enfrentamento dos desafios revelados pelas avaliações sistêmicas municipais e nacionais.
EDUCAR MAIS
Uma das ações da Prefeitura de São Luís na área da Educação diz respeito à implantação do programa Educar Mais baseado na consolidação de uma política pública educacional com foco em cinco pilares desenvolvidos de forma articulada: Sistema de Avaliação, Gestão, Formação Docente Continuada, Melhoria da Infraestrutura e Monitoramento e Acompanhamento do Programa.
Entre os avanços já se tem a reforma de mais de 150 unidades de ensino e mais de 800 salas foram climatizadas. Além das reformas, o programa resultou na implantação do sistema de avaliação, denominado Simae. Através do sistema, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) obteve conhecimento científico sobre cada uma das salas de aulas e, individualmente, de cada aluno. A partir da avaliação das 15 habilidades que a criança tem que apreender até os 8 anos de idade, foi possível identificar o que ainda precisa ser melhorado. São habilidades fundamentais para o desenvolvimento da trajetória educacional. A Formação Docente Continuada também é um dos pilares do Educar Mais.
Outras ações na área da educação contribuíram para as melhorias no ensino. Entre elas está a implantação do Sistema de Gestão Escolar - Sistema para Administração e Controle Escolar, com Diário on-line, matrícula on-line e controle escolar.

0 comentários:

Postar um comentário