Prefeitura de São Luís realiza programação da semana da mulher na Biblioteca Municipal

, , No Comments

Atividades têm o apoio do Educandário Manoel da Conceição, Cras do Bairro de Fátima e Igreja Nossa Senhora de Fátima e ocorrem até sexta-feira (15).


No mês de março relembram-se as lutas e conquistas das mulheres no mundo todo. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março; Dia da Mulher Maranhense, em 11 de março; e Dia Municipal da Mulher, comemorado em 19 de março, a Biblioteca Municipal, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, realiza desde sexta-feira (8) uma programação de homenagem para elas. Entre as ações, que integram uma série de atividades que estão sendo realizadas durante este mês pela gestão do prefeito Edivaldo, estão oficinas, chá literário, sorteio de brindes, performance poética, atividades voltadas para o público infantil, missa solene, rodas de conversa, atendimento para retirada de documentos, exposição de artesanato, bazar comunitário, concurso de frases, lançamento de cordel e apresentação musical. 
As atividades da Semana da Mulher acontecem até sexta-feira (15) no Bairro de Fátima, onde se localiza a Biblioteca Municipal, que realiza a ação em parceria com Educandário Manoel da Conceição, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima e Igreja Nossa Senhora de Fátima. "Dentro da programação anual da biblioteca temos vários projetos que têm como objetivo principal aproximar a comunidade deste equipamento. Para isso, precisamos realizar parcerias para que a comunidade se envolva e se sinta parte. Na Semana da Mulher temos um conjunto de idealizadores e parceiros do bairro, em que nos reunimos desde o inicio do ano para planejar ações para este período que acontecerão dentro da biblioteca e na sede dos outros parceiros", explicou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.
Segundo a diretora, a programação tem como principal objetivo homenagear e valorizar as mulheres. "Queremos que estas mulheres se sintam valorizadas, desta maneira ofertamos estas atividades para que tenham oportunidade de se capacitar e possam optar por usar isso como hobby ou como uma geração de renda. Todas as ações foram pensadas neste sentido de além delas se divertirem, participarem de um entretenimento, elas também estarem adquirindo um saber para melhorar sua autoestima", completou Rita Oliveira.
O líder comunitário da Paróquia de Fátima e conselheiro do projeto Pacto Pela Paz, André Santana Gomes, ressalta o quanto são importantes as parcerias. "A Semana da Mulher é de suma importância dentro dessa situação hoje de violência, é muito frequente nas comunidades periféricas e nossas ações ajudam as mulheres a se empoderarem, terem outras ideias e possibilidades, além de se sensibilizar e aprender. Vemos uma boa recepção da comunidade, com muita participação", destacou ele que é um dos organizadores. 
A programação iniciou na sexta-feira (8), com uma missa solene em homenagem à mulher, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, que contou com a participação da atriz Dayanna Roberta. No sábado (9), a programação aconteceu no Salão Paroquial da Igreja, com uma oficina de culinária e com atividades voltadas para o público infantil de tema 'Por ser menina', com uma oficina de ballet. Na segunda-feira (11), as ações aconteceram na sede da biblioteca sendo composta de oficina de maquiagem, chá literário em homenagem às mulheres, com recital de poesias e sorteio de brindes.
Cerca de 20 mulheres participaram da oficina de maquiagem, ministrada pelas consultoras de beleza Maria Maia e Benedita Moreira, que ensinaram sobre limpeza, cuidados com a pele e auto maquiagem. Em seguida, as participantes ouviram o recital de poesias feito por Goreth Pereira – escritora, poeta, cordelista, artista plástica, Comendadora da Educação e ex-gari – e Bruno Oliveira – ator, bonequeiro e bibliotecário. O chá literário também contou com lanche e sorteio de brindes.
A dona de casa Concita de Jesus, de 62 anos, foi uma das participantes e se maquiou pela primeira vez. "Já participei da oficina de culinária, hoje da de maquiagem e vou também na de chaveiros e no restante da programação. Estou aprendendo muita coisa, em especial nesta de maquiagem, pois é a primeira vez que faço. Foi também uma oportunidade de entrar na biblioteca, nunca tinha vindo, mesmo morando aqui perto", contou.
Na terça-feira (12), acontece a oficina de chaveiro de feltro, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, promovida pelo Cras Bairro de Fátima. Já na quarta-feira (13), a Biblioteca realiza a oficina flores gigantes e performance poética com a escritora Goreth Pereira, a partir das 14h. No mesmo dia, às 19h, terá a roda de conversa 'Por Ser Mulher', com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), no Salão Paroquial.
A programação segue na quinta-feira (14), a partir das 8h30, com a oficina de embalagens reaproveitáveis e leitura poética, com Goreth Pereira, na Biblioteca. Às 14h, será a vez da oficina de mandala, ministrada pelo Cras Bairro de Fátima, na Associação Carente São Benedito.
O encerramento será na sexta-feira (15), das 8h às 17h, na Praça da Nossa Senhora de Fátima, com atendimento do Procon para retirada de documentos, exposição de artesanato de mulheres do bairro e bazar comunitário, lançamento do concurso de frase de efeito com o tema 'Mulher', lançamento de cordel em homenagem à mulher de Goreth Pereira, apresentação musical com o grupo da igreja e resultado do concurso de frase de efeito e premiação. O enerramento será com apresentação musical voz e violão com Mirlene Almeida.

0 comentários:

Postar um comentário